Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2011 - 14:41

Conjuntura capixaba favorece o desenvolvimento do cooperativismo de crédito

O Espírito Santo reúne características que favorecem o desenvolvimento do cooperativismo de crédito. A colonização por povos europeus, que têm tradição no cooperativismo, a prevalência da agricultura familiar no meio rural e a grande quantidade de micro e pequenas empresas formam, no Estado, um ambiente favorável à união e às organizações associativas. É o que considera o professor do curso de Economia da Ufes, Roberto Amadeu Fassarela, que fará uma palestra abordando o respectivo tema no Seminário “Desafios e Oportunidades para o Cooperativismo de Crédito no Espírito Santo”, marcado para o dia 17 de março (quinta-feira), de 8 às 12 horas, no Hotel Radisson, em Vitória. As inscrições para o evento são gratuitas.

Segundo o professor, as perspectivas são promissoras para o desenvolvimento do cooperativismo de crédito. Além das características típicas do Estado, o Governo Federal vem adotando medidas estruturantes e estimuladoras para as cooperativas em todo o país através, principalmente, de leis e normas que regem o setor, possibilitando às cooperativas de créditos operarem praticamente nas mesmas condições que os bancos. Uma das decisões mais importantes, consideradas por Roberto Fassarela, é a autorização para as cooperativas de crédito terem seus próprios serviços de compensação e movimentação de conta corrente dos associados. “Essa foi, por exemplo, uma medida importante adotada pelo Governo para incentivar e proporcionar autonomia ao cooperativismo de crédito”, afirma o professor.

De acordo com o especialista, o Governo está estimulando a organização popular como forma de compensar o encolhimento do Estado. “O Governo está cada vez mais se retraindo em atividades econômicas e provedoras de recursos, passando a exercer apenas o seu papel regulador e legislador. Com essa mudança, caberá às cooperativas de crédito a função de prover recursos e crédito para atender às camadas da população que não têm ou têm dificuldades de acesso ao sistema financeiro tradicional”, explica Fassarela, frisando que este é o momento para o desenvolvimento dessas entidades.

Fassarela vai abordar esses temas na sua palestra, que focará as perspectivas e os desafios para o cooperativismo de crédito no Espírito Santo. O Seminário é uma realização da Cecoopes – Central das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado do Espírito Santo e destina-se a presidentes, diretores, gerentes, técnicos e lideranças capixabas do setor cooperativista. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (27) 3132-4337.

.[Seminário “Desafios e Oportunidades para o Cooperativismo de Crédito no Espírito Santo”, dia 17 de março de 2011( quinta-feira), das 8 às 12 horas, no Hotel Radisson Vitória (Av. Saturnino de Brito, 217, Praia do Canto, Vitória – próximo ao McDonald’s)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira