Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2011 - 14:41

Indústria paulista cria mais de 20 mil empregos em fevereiro

Fiesp: “Sem grandes emoções” e com cenário econômico incerto, ano será bem mais calmo em termos de crescimento.

O setor produtivo paulista abriu 20.500 postos de trabalho em fevereiro, uma alta de 0,56% sobre janeiro, descontados os efeitos sazonais. Sem o ajuste, a variação atingiu 0,81% no último mês. A indústria de transformação acumula, nos dois primeiros meses do ano, um saldo líquido de 34.500 vagas (+1,36%). A Fiesp e o Ciesp divulgaram os números em coletiva nesta terça-feira, 15.

As atividades ligadas à produção de açúcar e álcool geraram sozinhas mais de 6 mil empregos em fevereiro, com o plantio da cana aquecido. Apesar da boa fase no campo, a Fiesp acredita que, comparado a 2010, o ano será bem mais calmo em termos de crescimento.

“Tivemos um mês sem grandes emoções, de comportamento normal, sem euforia e sem tristeza”, avaliou Paulo Francini, diretor de Economia da Fiesp/Ciesp.

Cenário - Para Francini, a indústria de transformação terá um cenário difícil pela frente, movimentado por questões como os juros em patamar elevado, que atraem grande fluxo de recursos estrangeiros e influenciam diretamente a tendência de valorização da moeda nacional.

“Há também questões específicas, como o assédio da produção importada, que ainda conta com incentivos de isenção ou redução de ICMS em alguns estados. Vamos ver como as peças se movem, mas a indústria deverá apresentar um andar meio tímido durante o ano”, resumiu Francini.

A previsão para a atividade industrial paulista ao final de 2011 está entre 3% e 4%, abaixo da faixa esperada pelo mercado para o crescimento do PIB – de 4% a 5%. Já o índice de emprego apurado pela Fiesp/Ciesp deverá encerrar o ano em torno de 3%.

Setores e regiões - Das atividades analisadas no levantamento, 16 tiveram comportamento positivo, três anotaram baixas no quadro de funcionários e outras três ficaram estáveis. Fabricação de Coque, derivados de Petróleo e Biocombustíveis concentrou a maior expansão, com 3,5%. Em seguida, veio o setor de Produtos Alimentícios (+2,9%). Os segmentos que registraram queda foram Metalurgia (-1,0%) e Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (-0,2%).

A maioria das Diretorias Regionais do Ciesp (70%) computou alta no índice de emprego em fevereiro, entre elas, Araraquara (4,97%), Araçatuba (3,69%) e Franca (3,52%). As regiões que registraram as maiores quedas foram Botucatu (-2,84%), Santos (-0,71%) e Diadema (-0,57%).[www.fiesp.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira