Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2011 - 14:55

Quando A máquina de lavar se comunica com a usina de energia

Peer Energy Cloud vence o Concurso “Trusted Cloud” do Ministério Federal de Economia e Tecnologia. O consórcio de parceria entre o Centro Alemão de Pesquisa sobre Inteligência Artificial (DFKI), o Instituto Karlsruhe de Tecnologia (KIT), AGT Alemanha, SEEBURGER AG e a companhia de serviços públicos Saarlouis vence o concurso de tecnologia do Ministério Federal de Economia. A premiação pavimentará o caminho para o desenvolvimento pioneiro de Cloud Enabled Smart Energy Micro Grids (Microrredes de Energia Inteligente Ligadas por Cloud).

Hanover/Berlim– O consórcio de parceria Peer Cloud, composto do Centro Alemão de Pesquisa sobre Inteligência Artificial (DFKI), do Instituto Karlsruhe de Tecnologia (KIT), da AGT Alemanha, SEEBURGER AG e da companhia de serviços públicos Saarlouis venceu o primeiro prêmio no concurso de tecnologia “Trusted Cloud” apresentado pelo Ministério Federal da Economia e Tecnologia. O prêmio foi anunciado na feira CeBIT, em Hanover. O projeto, enfocado no desenvolvimento de soluções para a distribuição e uso inteligentes de energia renovável, deverá ocorrer durante três anos (2011-2014).

As residências particulares consomem cerca de um terço da eletricidade produzida por usinas de energia, que é distribuída na rede nacional de 700 companhias de serviços públicos, tanto para a campainha na porta como para a máquina de lavar. O consumidor sabe quando quer lavar, quando o lava louça funcionará, mas as companhias de serviço público nunca tinham tido uma pista – até agora. Até hoje, o consumo de energia elétrica real por consumidor em um determinado ponto no tempo não era previsível para os geradores de eletricidade. Os perfis de carga padrão são muito imprecisos. A curva de carga é difícil de ser otimizada. Assim, a rede nacional tem sempre que ser orientada para a possibilidade de cargas máximas, com as usinas de energia de reserva prontas para as sobrecargas.

O objetivo do consórcio “Peer Energy Cloud” é o desenvolvimento de métodos inovadores de registro e previsão para o desenvolvimento de curvas de carga para otimizar o fluxo de carga, assim como a criação de um mercado virtual para comercialização de energia nas chamadas “Redes Micro”. Este mercado permite o equilíbrio da procura e oferta de energia na rede local as quais, por sua vez, reduzem a pressão sobre a rede nacional. Esta abordagem ascendente ajuda a aumentar a estabilidade da rede geral e reduz a necessidade de melhorias dispendiosas na infraestrutura da rede nacional.

“O desvio automatizado dos perfis de atividade para residências individuais baseado em dados do consumo de energia é um grande desafio para o tipo de métodos do setor de inteligência artificial que desenvolvemos na DFKI. Esta tecnologia pioneira só será aceita pela população se for garantida uma proteção abrangente da privacidade individual pelo processamento destes perfis em uma ‘trusted cloud’”, explicou o Prof. Dr. Wolfgang Wahlster, CEO da DFKI.

O Prof. Dr. Lutz Heuser, CEO da AGT Alemanha e CTO da AGT Internacional, comenta: “Vencer o prêmios de tecnologia computacional Trusted Cloud é o reconhecimento de que estamos nos concentrando em tendências importantes e tecnologias inovadoras. Isto promove o compromisso da AGT em proporcionar soluções integradas extremo-a-extremo para o desenvolvimento sustentável dos ambientes urbanos. Juntamente com nossos estimados parceiros, trabalharemos agora no desenvolvimento de tecnologias para a distribuição inteligente e uso de energias renováveis.”

“Como provedor de serviço para infraestruturas, estamos certos de que juntos com os parceiros no consórcio e o know-how coletivo que estes parceiros proporcionam, este projeto será bem sucedido”, declara o Dr. Ing. Ralf Levacher, CEO da companhia de serviços públicos Saarlous. Como parceiro de equipamentos, a companhia de serviços públicos Saarlous realizará um piloto em experiências de campo com 500 residências e avaliará os resultados.

Holger Kirchner, diretor executivo da divisão de pesquisa da SEEBURGER AG declara: “Temos o prazer de fazer parte deste projeto e contribuir como provedores de produtos e soluções para integrar os aplicativos comerciais. Com base na abordagem de “B2B in the Cloud” do programa THESEUS, podemos agora construir nossa experiência existente e aptidões e prover um novo mercado para comercialização de energia entre os pares, que coleta e distribui dados confiáveis. Estamos convencidos de que esta solução pode ser usada em diferentes segmentos do mercado e trazer uma nova personalidade ao mercado.”

“As tecnologias de informação e comunicação desempenham um papel central na peer energy cloud. Assim, criaremos um ambiente confiável para nosso projeto para dominar este desafio de forma segura e confiável”, conclui o Prof. Dr. Wilfreied Juling, Chief Science & Information Officer (CSO/CIO) do Instituto Karlsruhe de Tecnologia.

Concurso de Tecnologia “Trusted Cloud” -O ministro Federal de Economia e Tecnologia está apoiando o desenvolvimento de serviços computacionais inovadores de cloud seguros e legalmente compatíveis através do projeto “trusted cloud” com cerca de 50 Milhões de Euros. Além disso, o projeto é ainda apoiado pelos recursos das partes envolvidas de forma que 100 milhões de Euros estão disponíveis. O projeto “trusted cloud” do ministro Federal é parte do programa da ação “cloud computing”, que foi lançado em outubro de 2010, juntamente com parceiros de ciência e de negócios. Dentro deste programa, diferentes projetos piloto desenvolvem e testam soluções inovadoras para a aplicação segura da cloud computing em campos diferentes. Os doze projetos vencedores estão divididos nos seguintes grupos: tecnologias básicas, indústria, setor de saúde e público. O consórcio de cloud de energia de parceiro representa o grupo de indústria.

Centro Alemão de Pesquisa para Inteligência Artificial (DFKI GmbH) - Desde sua fundação em 1988, o Centro Alemão de Pesquisa para Inteligência Artificial, baseado em Kaiserslautern, Saarbrücken, Bremen e suplementado por um escritório de projeto em Berlim, tornou-se o centro de pesquisa líder mundial neste campo. O orçamento financeiro em 2010 foi de mais de 36 milhões de Euros. Os projetos do DFKI abrangem todo o espectro desde a pesquisa básica voltada para aplicativos até o projeto voltado para o mercado e o cliente de funções de produto. Atualmente, m ais de 400 empregados de 46 países estão realizando pesquisa concentrada na gestão do conhecimento, tecnologia multiagente, realidade simulada, tecnologia da linguagem, interfaces do usuário inteligentes, entendimento de imagem, reconhecimento de padrão, robótica, sistemas cognitivos seguros, sistemas de visão e informação ampliadas. Impacto: mais de 50 professorados de ex-empregados da DFKI, e 57 companhias spin-off com mais de 1.300 empregos altamente qualificados. | www.dfki.de

O Instituto Karlsruhe de Tecnologia (KIT) é uma empresa pública e instituição estatal de Baden-Württemberg. Cumpre a missão de uma universidade e a missão de um centro nacional de pesquisas da Associação Helmholtz. O KIT realiza suas tarefas no triângulo de conhecimento de pesquisa, ensino e inovação. | http://www.kit.edu

AGT Internacional - Uma das organizações de segurança e segurança pública que mais rapidamente cresce, n mundo, a AGT tem operações nos cinco continentes. Orientada por uma visão singular, a AGT combina o grupo de cérebros de suas mais brilhantes mentes globais com tecnologia de ponta, para abrir o potencial mundial. A AGT mantém parceria com governos e empresas para ajudá-las a preverem, se prepararem, prevenirem e gerenciar desafios e ameaças que surgem em ambientes complexos – com serviços que incluem gestão urbana, gestão de saúde emergencial, segurança cyber e alimentar. Fundada há 4 anos pelo CEO Mati Kovachi, a rede de companhias da AGT possui atualmente 1.700 empregados em todo o mundo e vendas superiores a $7 bilhões até o momento. A sede da AGT Internacional fica em Zurique, Suíça.

Com sede em Berlim, a AGT Alemanha fornece soluções de segurança integradas extremo a extremo para clientes no setor público e privado com enfoque na gestão urbana e capacidade de preparação para desastres. Nas operações de P&D em Darmstadt e Berlim, Alemanha serve de eixo das atividades mundiais de pesquisa e desenvolvimento na AGT Internacional. | www.agtgermany.com

Perfil-O objetivo da Seeburger é integrar discretamente os processos externos e internos - as interações entre diferentes sistemas de aplicativos ou parceiros comerciais - eliminando a descontinuidade dos meios.

O portfólio de produtos abrange a integração de processos comerciais B2B, a integração de parceiros comerciais, soluções de logística/RFID, o processamento automatizado de documentos em papel e serviços de consultoria extremo a extremo, independentes para a introdução de sistemas de gestão de dados de produto. Os serviços gerenciados pela companhia incluem uma plataforma SaaS B2B, bem como serviços terceirizados tradicionais para processos B2B.

A Seeburger mantém uma parceria duradoura com a SAP. Mais de 30 adaptadores EDI foram desenvolvidos internamente para melhorar as plataformas de integração de clientes SAP.

Uma diversidade de serviços adicionais como consultoria e suporte permitem que a Seeburger conclua sua abordagem holística.

Os clientes se beneficiam da expertise industrial extensa da SEEBERGER e das experiências de mais de 8.100 histórias bem sucedidas em companhias como Beiersdorf, Bosch, Coop, Danfoss, EnBW, Heidelberger Druckmaschinen, Hagebau, HP, Hyundai, Lidl, Novartis, Osram, Porsche, RWE, Siemens, S.Oliver, SupplyOn, Tetley, VW, Whirpool e muitas mais. Fundada em 1986 em Bretten, Alemanha, a Seeburger tem escritórios em 19 países em todo o mundo. |www.seeburger.de

Saarlouis Stadtwerke- A companhia de serviços públicos Saarlouis tem sido uma companhia de responsabilidade limitada (GmbH) desde 1989 e emprega aproximadamente 80 empregados. Fornece a aproximadamente 38.000 habitantes eletricidade, gás natural e água potável no distrito de Searlouis, que consiste de oito cidades. Os participantes no mercado são a companhia de serviços públicos Saarlouis (51 por cento) e – desde 01.01.2001 - a energis GmbH (49 por cento). Adicionalmente, no distrito de Saarlousi-Steinrausch, a Saarlouis tem uma participação no fornecimento de aquecimento ao distrito com a ws Fernwärme Saarlouis-Steinrausch GmbH & Co. KG. |www.swsls.de

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira