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16/03/2011 - 15:16

IBM lança novo software e serviços de consultoria

Para que empresas possam se adaptar às crescentes demandas de clientes.

São Paulo — A IBM (NYSE:IBM) anuncia o lançamento de um novo software e a criação de uma consultoria dedicada à categoria "Smarter Commerce", ou seja, comércio mais inteligente, focado em ajudar empresas a se adaptarem rapidamente às crescentes demandas dos clientes no atual mercado digital.

A consultoria Smarter Commerce amplia a liderança da IBM e os investimentos em análise de negócios e otimização. As novas ofertas de software e serviços, apoiadas por recursos globais de vendas e marketing, atenderão às necessidades comerciais das empresas — novas formas de comprar, vender e garantir uma maior fidelização do cliente, em uma era de mobilidade e redes sociais.

A IBM estima que as oportunidades encontradas no mercado de Smarter Commerce sejam da ordem de US$ 70 bilhões, motivadas pela demanda de empresas que precisam estabelecer novos níveis de automação para suas operações de marketing, atração de clientes e vendas, assim como para os principais processos de produção, atendimento e prestação de serviços, a fim de obterem respostas imediatas às mudanças de mercado e tendências de compra.

As iniciativas de Smarter Commerce da IBM se baseiam em sua plataforma líder de mercado, WebSphere Commerce, e em um investimento de US$ 2,5 bilhões em softwares instalados nos clientes e baseados na nuvem, decorrente das aquisições das empresas Sterling Commerce, Unica e Coremetrics.

A IBM disponibilizará novos softwares integrados e baseados nessa ampla gama de capacidades, novos serviços e uma iniciativa com o objetivo de criar uma ampla rede de parceiros, fornecedores e clientes com novas habilidades para conectarem todo o “ecossistema” Smarter Commerce. Isto inclui: . Uma nova prática global de serviços de consultoria que oferece uma visão profunda da área de Smarter Commerce.

. Novo software de análise baseado na nuvem que permite à empresa monitorar a presença de suas marcas em tempo real, por meio das mídias sociais, com o objetivo de avaliar melhor a eficácia dos novos serviços e ofertas de produtos, ajustar suas campanhas de marketing e criar ações de vendas em tempo real.

Software que automatiza a capacidade da empresa de proporcionar uma experiência de compras personalizada, bem como criar campanhas e promoções para os novos serviços e produtos, tanto online como por dispositivos móveis. Uma "Universidade da IBM" que se encarregará dos recursos educacionais para vendedores e parceiros se capacitarem para o mercado de Smarter Commerce.

Uma mudança está ocorrendo no sentido de as redes sociais e as comunicações móveis darem mais poder aos clientes. Hoje, 70% das primeiras interações dos clientes com produtos ou serviços ocorrem online, 64% dos consumidores fazem sua primeira compra por meio de uma experiência digital e dos dois bilhões de pessoas conectadas à internet, mais de 600 milhões estão no Facebook. A isso se soma uma explosão de compras que hoje são feitas com aparelhos móveis e que triplicam a cada ano, gerando só neste ano US$ 119 bilhões.

Estas novas forças do mercado estão dando poder a consumidores e aumentando suas expectativas em relação à experiência de consumo. Este poder que passa do vendedor para o comprador está redefinindo o termo "comércio". O setor do varejo foi o primeiro a enfrentar este poder em ascensão, mas hoje, empresas de diferentes setores, como a indústria manufatureira, de telecomunicações, serviços financeiros e outros, começam a se adaptar a essas mudanças.

Isso está criando enormes desafios aos negócios. O que antes era visto com um fluxo de mercadorias de fabricantes, passando por uma cadeia de distribuição até chegar ao cliente, tornou-se hoje um ciclo onde consumidores, produtores, distribuidores, a mídia e profissionais de marketing desempenham um novo papel. Atualmente, as empresas não veem mais a venda como uma função tradicional de suas organizações, mas como um conjunto de serviços em constante evolução que prestam a seus clientes — executados de forma alinhada com seus parceiros.

A IBM está adotando um papel de liderança, ajudando organizações a lidarem com essas forças de mercado que deram poder ao consumidor para criar ferramentas poderosas para os negócios. Com o novo software e serviços a IBM está capacitando seus clientes a responderem às mudanças do mercado em tempo real, a automatizarem suas ações de marketing, vendas e atendimento, enquanto constroem a presença global de suas marcas.

“Hoje o mundo é do comprador”, diz Craig Hayman, gerente geral da IBM Industry Solutions. "As empresas precisam ter uma rede de fornecedores e parceiros mais coesa e de rápida resposta a fim de garantir que forneçam o produto ou serviço certo, ao preço correto, no tempo e lugar certos. A chave para o sucesso neste ambiente é prever tendências e automatizar respostas ao mercado antecipadamente para eliminar as lacunas existentes entre compra e venda e suprimento e demanda”.

“Se as empresas quiserem atrair os consumidores mais conectados – mas não necessariamente mais conectados com aqueles que fabricam e vendem produtos e serviços – elas precisarão de um novo conjunto de recursos, que começa com a capacidade de saber ouvir o que se diz mundo afora sobre seus produtos e marcas", diz Paul Papas, líder global de Smarter Commerce na IBM Global Business Services.

As empresas estão, em grande parte, despreparadas para estas mudanças. Consequentemente, há enormes ineficiências na complexa rede de transações que forma o comércio mundial e sua cadeia de suprimentos, em uma época em que pressões econômicas e de concorrência reduzem a zero as margens de erro das empresas.

Além destas mudanças que ocorrem na linha de frente das vendas, uma recente pesquisa do instituto IBM for Business Value, envolvendo mais de 500 economistas no mundo, estimou que grande parte dos US$ 15 trilhões dos sistemas ineficientes é resultado de desperdícios ligados ao acúmulo de estoque, lançamentos de produtos fracassados, perda de materiais e campanhas de marketing ineficazes.

A IBM trabalha com mais de duas mil marcas globais e locais, como a Danone, Mckesson, Moosejaw Mountaineering, Staples, US Lumber, e 1-800-FLOWERS para garantir que se dirijam ao público certo no tempo exato; atraiam compradores perfeitamente em todos os canais certos e meios; mantenham os níveis de estoque alinhados à demanda e automatizem suas cadeias de suprimentos buscando eficiência máxima.

“Ser competitivo hoje em dia, significa ser bem mais inteligente em relação a todas as fases do comércio, abrangendo desde os esforços iniciais de marketing para a interação com o cliente na fase de compra e venda, até a entrega do produto e o subsequente serviço que garante a satisfação do cliente”, diz Steve Bozzo, CIO da 1-800-Flowers. “Aperfeiçoamos todo o nosso ciclo de pedidos e melhoramos a experiência do cliente com uma solução abrangente da IBM que administra a entrada de pedidos vindos de vários canais como a Internet e call centers, de uma maneira precisa e no prazo".

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