Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2011 - 15:16

Unimed Leste Fluminense tem ganhos com thin clients INIT

Criar pontos de trabalho para os digitadores da empresa a custos acessíveis e com facilidade de atualização. Em 2006, essa necessidade levou a Unimed Leste Fluminense, sediada em Niterói-RJ, a testar opções para os tradicionais desktops e definir-se pela homologação e pelo uso de thin clientes INIT.

Ao longo desses anos, a cooperativa médica instalou mais de 120 terminais. “Toda vez que novos postos de trabalho são criados, realizamos uma análise das tarefas a serem executadas pelo colaborador e definimos se este irá ter thin client ou desktop”, informa Alex Sandro Dutra Bastos, analista de Infraestrutura da Unimed Niterói.

As metas foram atingidas com essa opção, pois, como narra Bastos, há época, “o custo com desktop, licenças e mão de obra com suporte era muito alto para manter cada estação de trabalho para um profissional que iria utilizar apenas um emulador. Acrescenta-se a isso, o fato de que as estações de trabalho ficam defasadas entre 3 e 5 anos, exigindo substituição. Adquirindo os thin clients, o investimento é apenas com o aumento dos recursos computacionais dos servidores e não mais nas estações”.

A configuração totalmente centralizada no servidor, a facilidade na replicação das configurações dos terminais a partir da opção Download/Upload, o profile no menu do software e promanager, são vantagens alinhadas pelo analista de infraestrutura. A essas vantagens, acrescentam-se a relação custo – benefício, a redução de mão de obra com suporte e a possibilidade de centralização do parque de softwares, além do baixo consumo de energia elétrica, pois um thin client INIT consome, em média, 10% da energia necessária a um PC e a temperatura não atinge os 20ºC, contra os 80ºC dos sistemas convencionais.

A meta futura é a de maximizar a utilização desta tecnologia sempre reduzindo o investimento em equipamentos com tempo de vida útil pré-determinado. Nesse cenário, o retorno do investimento é favorecido pelo menor dispêndio com desktops, e é favorecido o investimento em servidores de ponta.

Unimed Leste Fluminense- Em 1971 era criada a primeira cooperativa do Estado do Rio de Janeiro e a 5º no Brasil, a Unimed São Gonçalo-Niterói, que passaria a ser chamada futuramente como Unimed Leste Fluminense. (www.unimedlestefluminense.coop.br).

Hoje, com corpo funcional formado por 412 funcionários, é composta por cerca de 1.400 médicos cooperados que atendem a mais de 170 mil clientes. Conta com Sistema Integrado de Atenção à Saúde (S.I.A.S.) com oferta de serviços diferenciados ao cliente Unimed, promovendo uma estrutura multidisciplinar de qualidade. Neste espaço, com modernas instalações, a Cooperativa atende os casos de urgências, emergências e procedimentos de baixa complexidade nas especialidades de clínica médica, pediatria e ortopedia. Possui, ainda, uma Unidade de Negócios na AMF de Niterói que funciona como um Centro de Negócios, proporcionando maior conforto e bem estar a seus clientes e parceiros durante o atendimento. Além disso, mantém sete postos de atendimento (Dr. Borman, Icaraí, Itaipu, Itaboraí, Maricá, São Gonçalo e Rio Bonito) para autorizações de exames e internações, atendimento de intercâmbio, vendas e outras informações.

A Cooperativa também atua de maneira ampla na área de Responsabilidade Social com apoio a diversos projetos em parcerias com Prefeituras, Estado, ONGs, Entidades civis e Privadas, dentre outros agentes. Também promove a cultura na região, patrocinando teatros e eventos diversos.

INIT - Com cerca de 200 mil equipamentos instalados e em funcionamento em mais de dez anos de atuação, a INIT (www.init.com.br) fabrica – em Manaus-AM e em Minas Gerais – produtos para o segmento de cloud computing, incluindo thin clients e cloud PCs, com tecnologia própria, 100% nacional.

O parque instalado, segundo Caio Siracusa, diretor executivo da INIT, comprova a liderança da empresa no mercado de cloud computing e permite estimar que a empresa detém 40% do mercado corporativo desses equipamentos, que são direcionadas a virtualização e a redes no modelo centralizado cliente-servidor.

A empresa conta com 500 revendas credenciadas, mantém núcleo de pesquisa e desenvolvimento e está inserida no plano de incentivos do Ministério de Ciência e Tecnologia para o Processo Produtivo Básico. Todos os produtos da empresa utilizam componentes de grandes fabricantes internacionais – a exemplo de AMD, VIA e INTEL – e possuem certificação CE, FCC, ROHS, UL, IMETRO, Citrix – Ready e HDX Ready – e Microsoft Embedded Partner.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira