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16/03/2011 - 17:14

Panalpina aumenta participação de mercado e lucratividade em 2010

São Paulo - No ano financeiro de 2010, o Grupo Panalpina atingiu um crescimento de volume de dois dígitos em seus negócios de Frete Aéreo e Marítimo e também expandiu sua fatia de mercado. A receita líquida com encaminhamento aumentou 20% para 7,164 bilhões de francos. A nova organização se provou bem-sucedida, com os custos subindo apenas moderadamente, apesar do forte crescimento. A produtividade e a lucratividade melhoraram consideravelmente, gerando um aumento no lucro bruto de 7,5% (11,4% em moeda ajustada) para 1.480 bilhão de francos.

Monika Ribar, CEO da Panalpina, declarou que “2010 foi um ano de muito sucesso para o Grupo Panalpina em vários aspectos. Fomos bem-sucedidos ao aproveitar totalmente o forte crescimento econômico global, aumentando os volumes de negócios de nossa atividade principal a taxas que superaram as médias do mercado. Com nossos ganhos de fatia de mercado e crescimento robusto nas margens ajustadas, solidificamos nossa posição no setor. As diversas medidas iniciadas no começo do ano claramente renderam frutos, e a conclusão das investigações pelo Departamento de Justiça dos EUA é um alívio para a organização.”

Ganhos de fatia de mercado em Frete Aéreo e Marítimo - Apesar dos fortes sinais de recuperação no comércio mundial durante o ano em análise, as condições permaneceram altamente voláteis. O crescimento no mercado de frete aéreo atingiu 19%, e o frete marítimo aumentou 11%. Embora esses desenvolvimentos tenham sido orientados principalmente pela China e outros mercados emergentes, a América do Norte e a Europa também retomaram o impulso. Diante desse cenário, a Panalpina aumentou seu volume de Frete Aéreo em 22% para 892.000 toneladas e o de Frete Marítimo em 13% para 1.241.000 unidades equivalentes a vinte pés (TEU). O desempenho da empresa, assim, superou o crescimento do mercado.

Os ganhos da Panalpina em fatias de mercado se deveram principalmente à melhor organização das vendas e à expansão no portfólio de produtos de soluções de cadeia de suprimento de ponta a ponta. Todos os segmentos de negócio se beneficiaram com esses esforços, tanto em Frete Aéreo como em Marítimo. Em alguns segmentos, a Panalpina registrou aumento de volume de mais de 50%.

Novos produtos e serviços - A Panalpina está continuamente expandindo sua gama de soluções para incluir novos produtos e serviços. Em 2010, sua central de Frete Aéreo em Luxemburgo obteve a certificação de Boa Prática de Distribuição da Organização Mundial da Saúde (OMS), possibilitando, assim, o fornecimento de cadeias frias padronizadas e uniformes. A empresa também foi acreditada como Qualified Envirotainer Provider (QEP), o que possibilita o encaminhamento de transportes de produtos farmacêuticos altamente sensíveis e com temperatura controlada.

No terceiro trimestre, a Panalpina lançou um segundo serviço próprio controlado regular de Frete Aéreo, ligando Luxemburgo, Dubai, África do Sul, Hong Kong, América do Norte e América Latina. A empresa também expandiu seu serviço Dixie Jet com a adição de uma rota trans-Pacífico até Huntsville, Alabama (EUA), em conjunto com rotas essenciais até Johanesburgo (África do Sul) e Hong Kong. Como parte desse arranjo, a Panalpina também introduziu um novo serviço expresso para o Brasil, conectando Hong Kong, Huntsville e São Paulo em um tempo de trânsito de 30 horas (aeroporto a aeroporto). A empresa estabeleceu esse serviço em resposta à alta demanda por conexões rápidas e confiáveis entre Ásia e Brasil.

Em seu negócio de Frete Marítimo, a Panalpina buscou sistematicamente a expansão de suas operações de carga inferior a contêiner (LCL), criando mais de 50 novos serviços e completando sua rede de centrais. Além disso, a Panalpina investiu em capacidades adicionais de logística de contrato na América Latina, China, América do Norte e sudeste asiático. Tais esforços são voltados para o atendimento da demanda continuamente crescente por soluções de cadeia de suprimento em rede de ponta a ponta.

Foco em setores verticais está compensando - Durante o período em revisão, a Panalpina se beneficiou da retomada econômica em muitos setores porque a organização de vendas da empresa – estruturada e voltada para setores industriais específicos – reagiu rapidamente à demanda enquanto ela surgia. A Panalpina conseguiu garantir uma vasta gama de novos contratos em todas as regiões. Os setores verticais de Telecom, Automotivo, Consumo e Varejo e Moda foram especialmente beneficiados pela retomada econômica, reportando crescimento considerável sobre o ano anterior.

Maior lucro bruto em todas as regiões - Em comparação com 2009, o lucro bruto aumentou em 7,5% para CHF 1,480 bilhão – um aumento que, quando ajustado para efeitos monetários, vai para 11,4%. Este efeito significativo da moeda pode ser atribuído à depreciação do euro, da libra esterlina e do dólar norte-americano contra o franco suíço.

A Panalpina registrou seu maior aumento no lucro bruto na região da Ásia-Pacífico (APAC), que teve crescimento de mais de 20% para CHF 298 milhões. Na América Latina, o crescimento aumentou em quase 8% para CHF 156 milhões. Isso reflete o incrível desenvolvimento econômico nessas regiões, que orientam a expansão dos fluxos de comércio para e entre essas áreas do mundo.

Em 2010, a região formada por Europa / Oriente Médio / África /CIS (EMEA) contribuiu com mais da metade do lucro bruto do Grupo. O lucro bruto gerado dentro da EMEA aumentou 4% para CHF 760 milhões, graças ao aumento no volume de frete em todas as rotas de comércio. Na América do Norte (NORAM), o lucro bruto também aumentou 4% para CHF 266 milhões.

Maior Ebitda (ajustado) - A força de trabalho na Panalpina aumentou para ajudar a lidar com os volumes significativamente maiores de frete, mas os custos com pessoal cresceram apenas moderadamente em 1% para CHF 891 milhões. Graças ao aumento considerável na produtividade, os custos com pessoal diminuíram em relação ao lucro bruto, de 63,8% em 2009 para 60,2% em 2010.

Outras despesas operacionais aumentaram em 26% para CHF 527 milhões, devido essencialmente a encargos não recorrentes (multas) relativos a violações antitruste nos Estados Unidos e a processos da Lei sobre Práticas Corruptas Estrangeiras (FCPA).

Em uma base de semelhança, a empresa aumentou seu Ebitda de CHF 144,7 milhões em 2009 em 44,0%, para CHF 208,4 milhões.

Encargos não recorrentes resultaram em uma perda para o Grupo contando impostos totalizando CHF 26 milhões. A Diretoria da Panalpina World Transport (Holding) Ltd., portanto, está propondo para a Assembléia Geral Anual que o pagamento de um dividendo seja omitido.

As investigações antitruste na UE, Suíça e Brasil, que afetam todo o setor de logística, ainda estão em andamento; nenhuma resolução é esperada antes de meados de 2011.

Mudanças na Diretoria - Eleições serão realizadas na próxima Assembléia Geral Anual, agendada para 10 de maio de 2011, para preencher dois cargos na Diretoria. Lars Förberg e Knud Elmholdt Stubkjær foram nomeados para se juntar à Diretoria. O sueco Lars Förberg é sócio-gerente e cofundador da Cevian Capital, grande acionista da Panalpina. O dinamarquês Knud Elmholdt Stubkjær tem uma carreira longa e bem-sucedida no setor de linhas de remessa, entre outros cargos como CEO da Maersk Line, de propriedade do Grupo A.P. Møller. O membro da Diretoria Guenter Rohrmann se aposentará do Conselho na Assembléia Geral Anual deste ano. Outro diretor, Günther Casjens, já renunciou a seu mandato no final de 2010.

Panorama - Com um olho no desenvolvimento futuro, a CEO Monika Ribar observa que “emergimos mais fortes desta crise, e os objetivos atingidos em 2010 criaram uma base excelente para 2011. Prevemos um crescimento de mercado de um dígito para frete aéreo e marítimo neste ano e queremos obter mais fatias de mercado. Para tal, expandiremos ainda mais nossa organização de vendas global e continuaremos investindo em mercados em crescimento como China, Índia e Brasil, bem como em alguns setores. Isso incluirá a avaliação de oportunidades de aquisição. Com nossa nova organização, unidades de produtos reforçadas e forte estrutura de conformidade, somos o parceiro de negócios ideal para nossos clientes.”

Panalpina - O Grupo Panalpina é um dos líderes mundiais em serviços de logística e agenciamento de carga, especializado em fretes aéreo e marítimo, bem como soluções associadas de gerenciamento de cadeia de suprimentos. Graças à sua profunda expertise nas indústrias-chave e aos excelentes sistemas de IT, a Panalpina provê soluções de porta a porta em agenciamento de carga integradas mundialmente, personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. O Grupo Panalpina possui cerca de 500 filiais em mais de 80 países. Em mais de 80 países, trabalha em cooperação com empresas parceiras selecionadas. O Grupo empresa emprega mais de 15 mil pessoas em todo o mundo.

No Brasil, a Panalpina possui 33 anos de história, com atuação em todo território nacional. Localizada em São Paulo, desde 1977, a empresa possui, atualmente, 14 escritórios próprios, além de sediar o Centro Regional para a América Latina.

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