Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2007 - 09:39

Proinvest prevê IPO de médias empresas como tendência do mercado

Fundador da empresa de consultoria afirma que as empresas de médio porte se vêem mais próximas do mercado de capitais.

O fundador da Proinvest Finanças Corporativas, Paulo de Tarso Vieira Barbosa, destaca como uma tendência do mercado de capitais brasileiro, o aumento da participação de empresas de médio porte na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Para ele, “o Brasil mudou de patamar e a abertura de capital está voltando aos planos das empresas médias”. Paulo de Tarso adiantou que a Proinvest já trabalha para várias empresas de médio porte, naquilo que ele chama de “atividades pré IPO”, fundamentais para o sucesso do lançamento de açoes no mercado. Essas atividades são, por exemplo, a avaliação economico-financeira para estabelecer “range” de preço, contratação de auditoria externa, análise da estruturação organizacional, projeto de investimento etc. Essa é a nova tendência do mercado nacional, que tem se mostrado cada vez mais profissionalizado e transparente.

O fundador da empresa de consultoria em finanças corporativas afirmou que a demanda do mercado por empresas médias está igualmente forte, o que caracteriza uma situação atípica no Brasil. Ele explica um “ciclo virtuoso” que inicia com a entrada de fundos de Private Equity, os quais injetando capital na empresa aceleram seu crescimento, criando condições para a abertura de capital e, consequentemente, aquecem o mercado de fusões e aquisições, operações propiciadas pela captação das empresas no IPO (Initial Public Offering). Essa dinâmica motiva o crescimento das empresas, que expandem em estrutura e produção, gerando ganhos à economia nacional.

A previsão de Paulo de Tarso é confirmada pela gerente de desenvolvimento de empresas da Bovespa, Wang Jiang Horng, que apresenta o Bovespa Mais como ponto de apoio da Bolsa às empresas de médio e pequeno porte interessadas em abrir capital, ou mesmo grandes empresas com interesse em entrar de forma gradual no mercado de ações. “A Bolsa está se preparando para abrir capital de empresas menores”, declara Wang.

Paulo de Tarso lembra ainda a evolução do mercado brasileiro, causada pelo bom momento da economia mundial, e aponta a Bolsa como mecanismo essencial desta evolução. “Há três anos não se falaria em abrir capital de uma empresa média. Hoje, estamos com setores aquecidos, empresas crescendo e um mercado sedento por boas oportunidades de investimento”, reflete o fundador da Proinvest.

Perfil da Proinvest: A Proinvest Finanças Corporativas foi fundada em 1986 e atualmente é uma das principais empresas brasileiras de consultoria em finanças corporativas. A companhia reuni um grupo de profissionais com vasta experiência nas diversas áreas do setor financeiro. Sua missão é “prover soluções estratégicas e financeiras, visando melhora adequação de estrutura de capital das empresas e dos interesses dos seus sócios” e tem como foco principalmente as empresas de médio porte.

O objetivo da Proinvest é oferecer todas as soluções de financiamento de longo prazo e capitalização para as empresas e seus sócios. Os serviços são: Estruturação de Financiamentos, Soluções Especiais de “Funding”, Estruturação de Capital, Fusões & Aquisições, Projetos e Análises Associações, SP Fundos e SP Tec.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira