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16/03/2011 - 19:10

Vendas e Oportunidades

O sucesso em vendas é facilitado pela prática da qualidade em todos os sentidos, o que inclui o relacionamento interpessoal.

Vender é persuadir. Em vendas, primeiro vendemos a nós mesmos, nossas idéias, como nos vestimos, o que falamos, como falamos. Para vender mais e melhor o vendedor precisa acreditar em si, na empresa e nos produtos que vende, para ter a motivação e o entusiasmo indispensável para convencer as outras pessoas dos benefícios daquilo que se está vendendo. Em segundo lugar, necessitam conhecer o comprador, seus problemas, desejos e necessidades, pois vender é servir. Enfim, preocupar-se com o sucesso do cliente, tendo vendido ou não.

Vendas é relacionamento. Tem de ter garra, determinação, persistência, disciplina, metas, objetivos, cabeça e ombros erguidos, mãos firmes, sorriso e brilho no olhar, postura que facilita o sucesso na carreira de vendas e na vida. Diante das dificuldades inesperadas, podemos cair e levantar ou permanecer deitados lamentando, queixando-nos da má sorte, culpando a Deus e a todo mundo, 'esperando a morte chegar'.

A área de vendas foi no passado uma ocupação tradicionalmente masculina, mas nos últimos tempos tem atraído mais e mais mulheres para as suas fileiras. Percebe-se que cada vez mais as empresas contratam mulheres para a área comercial por vários motivos: . Capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

. Focar os resultados levando em conta o bem estar das pessoas.

.Pedir ajuda. A atitude de humildade atrai apoio e boa vontade.

.Facilidade de comunicação.

.Não se preocupar apenas com a parte técnica, mas também com os relacionamentos.

.Serem comprometidas e sensíveis.

. Buscar aperfeiçoamento constante.

Historicamente a área de vendas tem abrigado os excluídos da sociedade: judeus, ciganos, índios, e atualmente, os excluídos da sociedade industrial, como mulheres que ficaram por muito tempo longe do trabalho devido à maternidade e pessoas acima dos 45 anos de idade, as quais têm encontrado espaço na área comercial. Estrategicamente se busca uma identificação entre o atendente e o atendido. Hoje temos muitos jovens vendendo para jovens, amanhã teremos muitos idosos vendendo para idosos.

Hoje, no Brasil, qualquer vendedor autônomo ou informal pode se transformar em micro-empreendedor individual através do MEI - Micro Empreendedor Individual. Uma nova modalidade jurídica de empresa e de regime tributário especial, que o governo batizou de “resgate da cidadania”. O MEI representa mais uma oportunidade para os marginalizados se integrarem ao ambiente econômico e colocarem-se com dignidade debaixo do 'guarda-chuva' da previdência social. Isso significa que o pipoqueiro, o camelô, o artesão, o vendedor porta a porta e outros considerados subempregados no passado, podem carregar as baterias da sua auto-estima e elevarem-se à categoria de empresários de pequenos negócios.

. Por: Soeli de Oliveira, consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios, e-mail: [email protected] – Novo Hamburgo/RS. [www.espacomulher.com.br| www.espacomulher.com.br/radio/radio.html].

Currículo da Consultora e Palestrante Empresarial Soeli de Oliveira: Graduada em Comunicação Social com Especialização em Relações Públicas pela Feevale – Novo Hamburgo - RS. | Pós - Graduada em Marketing pela ESPM – Porto Alegre – RS. Pós - Graduada em Recursos Recursos Humanos pela Feevale. | Especializada em Dinâmica de Grupos pelo Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG). | Tem 13 anos de experiência no Varejo. | Há 12 anos presta serviços de consultoria em gestão empresarial através do Instituto Tecnológico de Negócios, par CDLs, Associações Comerciais, Sindicatos, Prefeituras e ao Sebrae como Consultora, Instrutora e Palestrante nas áreas de Marketing, Vendas, Atendimento e Motivação.

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