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17/03/2011 - 10:11

Classe C lidera consumo de cosméticos

Ciclo Cosméticos aposta neste consumidor e alcança o reconhecimento no mercado nacional.

A nova classe média brasileira representa o maior percentual de consumidores de produtos de beleza. O aumento dos empregos formais e a ascensão da mulher no mercado de trabalho foram fatores que contribuíram para que homens e mulheres da classe C investissem mais na compra desses itens.

Para se ter ideia, a cada 100 brasileiros que gastam com hidratante corporal, 53 pertencem à classe C, segundo levantamento realizado pelo Data Popular. "Esses dados mostram que a classe C cresceu, junto com a melhoria da renda do trabalhador. Em 2003, 37,5% da população pertencia a essa fatia social. Hoje, a nova classe média já responde por 49,5% do total de brasileiros - crescimento de 12 pontos percentuais", conta o consultor da empresa de pesquisas, Márcio Falcão.

Um bom exemplo em Santa Catarina é a indústria Ciclo Cosméticos, que produz hidratantes corporais, perfumes e outros itens com valores mais acessíveis, porém de qualidade, bem focado na classe C. A marca está no mercado há 4 anos e já soma mais de 3 mil clientes em todas as regiões do Brasil, entre supermercados, lojas de variedades e confecções, perfumarias, lojas de cosméticos, farmácias e salões de beleza.

A empresa se fortalece a cada ano, tanto que em 2010, teve um crescimento de 25% e prevê a mesma porcentagem para o final deste ano. Com o aumento da demanda, a presidente Luane Lohn buscou um novo espaço para a indústria, três vezes maior do que estavam trabalhando, aumentou em 20% o quadro de funcionários e adquiriu novos maquinários que dobraram a produção da indústria.

Perfumes estão entre os itens mais comprados pela classe C - O perfume foi outro item que ganhou destaque entre a classe C. No ano passado, mais da metade do consumo do item foi por consumidores de classe C, correspondente a 53,73% do total. Em 2003, esse público respondia por 39,8% da compra do item. Somente a Ciclo Cosméticos possui em seu mix de produtos seis perfumes e 50 contratipos de perfumes.

Mercado Frente a esse aumento no consumo, a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) teve faturamento (sem adição de impostos sobre vendas) de R$ 27,5 bilhões em 2010, valor 12,6% maior que em 2009. No ano passado, o setor contabilizou 4,2 milhões de oportunidades de trabalho, mantendo crescimento médio de 9,3% ao ano.

Segundo o Data Popular, é considerado pertencente à classe C aqueles com renda mensal entre três e cinco salários-mínimo (R$ 1.635 a R$ 2.725 - já que o valor do mínimo atual é de R$ 545).

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