Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2011 - 10:47

Maior pólo do audiovisual brasileiro no Rio de Janeiro

A ABPI-TV – Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – apresenta até 18 de março (sexta-feira), no Rio de Janeiro, a primeira edição do RioContentMarket. O evento internacional, sobre produção de conteúdo multiplataforma, será aberto a toda a indústria de televisão, cinema e mídias digitais e terá mais de 700 participantes da área de produção, distribuição, comunicação e tecnologia. Marcarão presença no evento, profissionais como Jeff Gomez, Grant McCracken, David Shore, José Padilha e Christian Liensberger, entre muitos outros.

Serão três dias de atividades em cinco espaços do hotel Windsor, na Barra da Tijuca, das 8h30 às 18h30. A intenção é criar ambientes favoráveis à troca de experiências entre players na área de produção e distribuição de conteúdo para diferentes telas - televisão, mobile, internet, out of home, games e tablets. Através de apresentações de modelos de negócios e de financiamento, o RioContentMarket quer estimular o desenvolvimento de parcerias e coproduções nas indústrias que mais crescem no mundo: informação e entretenimento. Outro objetivo das atividades do evento é a aproximação de potenciais parceiros internacionais e brasileiros, para analisar o impacto que a revolução tecnológica tem causado no setor audiovisual nacional e internacional.

A extensa programação do RioContentMarket permitirá a discussão de todos os aspectos relevantes da área audiovisual. Serão 50 profissionais estrangeiros e 100 brasileiros se revezando em painéis e keynotes na sala 1; cases, pitchings e apresentações na sala 2 e rodadas de negócios na sala 3. A sala 4 será um espaço de convivência e na 5, acontecerá o 4° Fórum de Coprodução Brasil-Canadá.

Primeiro dia - O primeiro dia de atividades será aberto às 8h30 com o keynote internacional “Narrativas para séries de TV”. A atividade será uma das mais disputadas do evento, já que o palestrante convidado é David Shore, criador e produtor executivo do megasucesso House, exibido pelo Universal Channel.

Os painéis começam com “Conteúdo e narrativas transmídia”, que reunirá Jeff Gómez e Mark Warshaw com moderação de Maurício Mota, todos especialistas em transmedia storytelling. Em outro, o conteúdo on line e seus novos modelos de aquisição, produção e distribuição serão discutidos por representantes dos portais Terra e Uol, Oi TV e Netmovies. Já em “Formatos para programas multiplataforma”, executivos da Endemol Brasil, Mixer, TV Globo e Eyeworks Cuatro Cabezas Brasil tentam achar meios para desenvolver projetos vitoriosos no mercado. Os painéis do dia se encerram com o “Oi apresenta”, com palestrantes da Oi, Oi Futuro e Oi TV falando sobre conteúdo de programação e projetos culturais.

Ainda no dia 16, o RioContentMarket promoveu uma importante reunião de representantes dos principais órgãos públicos da área audiovisual. As apresentações intituladas “30 minutos com...” servirão para atualizar os convidados estrangeiros sobre o panorama e as possibilidades de coprodução com o Brasil, explicando as políticas de incentivo e financiamento de cada órgão a realização de projetos e parcerias. Os encontros tiveram palestrantes como Manoel Rangel, da Ancine, Ana Paula Santana (Secretaria do Audiovisual), Adriana Rattes (Secretaria de Estado de Cultura do RJ), Sérgio Sá Leitão (RioFilme), Steve Solot (Rio Film Comission), Marcelo Haddad (Rio Negócios), Luciane Gorgulho (BNDES), Silvio Da-Rin (TV Brasil) e Mauricio Borges (Apex).

Keynotes disputados - O segundo dia do RioContentMarket começa também com um keynote internacional. Em “O conteúdo audiovisual e a revolução tecnológica” o Chief Coach Officer do MIT, Grant McCracken, vai opinar sobre o impacto das novas tecnologias e das mídias convergentes. Já no keynote Brasil “Conteúdo independente”, às 12h, o palestrante será diretor José Padilha, que apresentará sua experiência em criação e distribuição de conteúdo.

Diferentes segmentos da indústria cultural estarão no painel “Cultura digital”, que reunirá Carlos Ferraz (CESAR), Sabrina Nudeliman (diretora da ELO Company) e Mariana Zahar (Editora Zahar). O grupo falará sobre os impactos que o universo digital causou em diversas áreas do consumo de entretenimento e cultura.

Games e Branded Content também terão painéis próprios no dia 17. Ale McHaddo (44Toons) e Andre Couto (Nave), ao lado de dois palestrantes estrangeiros, abordarão a linguagem, narrativas e inserção dos games no mercado audiovisual a partir das 14h na sala 1. E às 16h, o assunto será o mercado publicitário, onde os experts em Branded Content Adrianne Elias (Content House), Flávio Rozemblatt (Seluloid) e Pedro Del Priore (Agência Ginga) discutirão o conteúdo aplicado nas grandes marcas.

A sala 2 será ocupada com os painéis especiais “Animação brasileira – Mantendo a boa fase”, com representantes da TV Pinguim, 2DLab, Mixer e Flamma, “Canais brasileiros por assinatura” (Canal Brasil, MTV e Multishow) e “Canais internacionais por assinatura” (Turner, Viacom e Discovery).

De olho no futuro - No último dia do RioContentMarket, tendências em tecnologia e conteúdo para TV nortearão os encontros. Para começar, Howard Donaldson, vice-presidente de Operações de Estúdio para a Disney Interactive Studios da The Walt Disney Company, analisa as tendências dos games no mercado internacional. As novas tecnologias digitais no setor de animação internacional serão tema no painel que começa às 14h na sala 1, reunindo Josh Sellig (Little Airplane), Wesley Lui (House of Cool) e Heungsoo Park (Gime).

O painel “Tecnologias do futuro” será apresentado por palestrantes da NET e Android e terá como convidado internacional Christian Liensberger, jovem talento da Microsoft Corp que falará, entre outros assuntos, do sistema operacional cloud computing.

A TV será foco em vários momentos da programação do dia 18. O painel “Coprodução com TV aberta”, às 16h, vai promover um raro encontro entre executivos de quatro das maiores TVs abertas brasileiras. Mauricio Tavares (Rede TV!), Carlos Eduardo Rodrigues (Rede Globo), José Amâncio (Rede Record) e Hélio Vargas (Band) vão discutir cases de coprodução e investigar as barreiras que existem para se produzir com independentes.

A grade ainda apresentará “30 minutos com...” Fábio Medeiros, do Esporte Interativo - um canal de TV aberta segmentada, que impressiona pelos altos índices de audiência – e o painel “TV interativa e digital hoje”, reunindo palestrantes estrangeiros e brasileiros para discutir a implantação da TV digital e os mecanismos de interação possibilitados por esse meio.

.[RioContentMarket até 18 de março de 2011, das 8h30 às 18h3,no Hotel Windsor Barra, Avenida Lucio Costa 2.630, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Programação completa no www.riocontentmarket.com.br | Realização: ABPI-TV / Brazilian TV Producers. | Patrocínio: Oi, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Lei Estadual de Incentivo à Cultura nº 1.954/92, Rio Film Commission, RioFilme | Parceria: EBC - TV Brasil, ApexBrasil, BNDES e Secretaria do Audiovisual. | Apoio: TV Globo, Multishow, GNT, Canal Brasil, Universal Channel, Esporte Interativo, Sesc TV, TV Câmara, Oi TV, Oi Futuro, Content House, Agência Ginga, BANFF, Next Media, Consulado do Canadá, Cinema do Brasil, 4º Forum de Cooperação Brasil Canadá, Consulado da França, Firjan, Ancine, Ministério das Relações Exteriores].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira