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24/07/2007 - 10:07

TIM Participações S.A. anuncia lucro líquido de R$ 34,0 milhões no 2T07

O que significa R$ 272,7 milhões em relação ao prejuízo do 2T06, num crescimento de 44,2% de expansão em relação ao 2T06.

Rio de Janeiro– A TIM Participações S.A. (Bovespa: TCSL3 e TCSL4; e NYSE: TSU), Companhia que controla diretamente a TIM Celular S.A. E indiretamente a TIM Nordeste S.A., anuncia os resultados referentes ao 2º trimestre (2T07). A TIM Participações S.A.(“TIM Participações” ou “TIM”), através de suas controladas, presta serviço de telefonia móvel celular em todo o território brasileiro e é a maior operadora GSM da América do Sul. As informações financeiras e operacionais a seguir são apresentadas em base consolidada e em Reais (R$), de acordo com os princípios contábeis aceitos no Brasil, e as comparações referem-se ao segundo trimestre de 2006 (2T06), exceto onde mencionado.

Destaques do Segundo Trimestre de 2007: • Liderança em serviços inovadores: Lançamento do pacote “TIM Mais Completo”, produto inovador que une telefonia móvel, residencial, e fornecimento de modem USB permitindo acesso a internet também pelo computador numa solução totalmente wireless. • Inovação da oferta de dados através do “TIM Web”: pacotes de dados para acesso à internet wireless sem necessidade de provedor, conjugado com oferta de modem USB. • Maior cobertura de dados: todas as cidades cobertas pela tecnologia GSM também possuem acesso ao GPRS e mais de 1.000 municípios já estão habilitados à tecnologia EDGE. • Aquisição da licença fixa nacional para ampliar ainda mais o portólio de serviços para os segmentos corporativo e residencial. • Atentos ao crescimento do mercado: +3,7 milhões de adições brutas de clientes no 2T07. • Consolidação da liderança no segmento pós-pago: Em doze meses, a nossa base de assinantes pós-pagos cresceu 31,5%, representando 22,0% da base total no 2T07 (acima da média da concorrência de 18,7%). No período, a Companhia capturou 41,5% das adições líquidas do mercado no segmento pós-pago. • Confirmando a liderança em receita líquida de serviços: R$2.781,9 milhões no 2T07, uma expansão de 40,5% em relação ao 2T06 (ou 20,2%, considerando a eliminação do sistema de Bill & Keep Parcial em janeiro de 2006). • Incremento no ARPU (receita média por usuário): R$34,6 no 2T07, um aumento de 0,7% em relação ao 1T07, mantendo o ARPU acima da média de mercado. • Redução no custo de aquisição de cliente (SAC): declínio de 32,7% devido ao a estratégia comercial focada em serviços ao invés de subsídios, e conseqüente racionalização dos custos variáveis, principalmente nos subsídios de aparelhos. A relação SAC / ARPU caiu para 3,3 meses no 2T07, versus 4,7 no 2T06 (em bases comparativas). • Crescimento com rentabilidade: EBITDA de R$743,7 milhões no 2T07 (44,2% de expansão em relação ao 2T06), representando uma margem EBITDA de 24,3%, superior em 4,5p.p. e 0,9p.p. se comparado com o 2T06 e 1T07, respectivamente (em bases comparativas). • Lucro líquido de R$34,0 milhões no 2T07, uma melhoria de R$272,7 milhões em relação ao prejuízo do 2T06.

Principais Mudanças Regulatórias e Contábeis: 1. Reclassificações contábeis - A Companhia promoveu uma análise das melhores práticas contábeis aplicáveis ao seu ramo de atividades que resultou em mudanças, cujos efeitos são apresentados a seguir, e que por sua vez diferem substancialmente daqueles apresentados nas informações trimestrais anteriormente publicadas e disponibilizadas aos seus acionistas e mercado em geral.

1.1. Despesas antecipadas (Diferimento de subsídios de aparelhos) A Administração mudou tratamento contábil relativo aos custos relacionados à venda de aparelhos a assinantes do sistema pós-pago. Desta forma, o subsídio passou a ser diferido e amortizado pelo prazo do contrato de serviço assinado pelos clientes (12 meses) de forma a refletir mais adequadamente a performance do segmento pós-pago. (anteriormente, estes custos eram reconhecidos diretamente no resultado).

A prática foi adotada a partir do terceiro trimestre de 2006, e retroativa a 1º de janeiro de 2006. Desta forma as informações do 2T06 foram ajustadas de forma a permitir a comparabilidade com as do respectivo período.

1.2 . Descontos concedidos sobre a venda de aparelhos celulares - No período, os descontos nos preços de venda de aparelhos ao consumidor final foram integralmente registrados como “descontos sobre os produtos vendidos”, ao invés de parcialmente alocados em despesas comerciais e custo das mercadorias vendidas. A prática foi adotada a partir do quarto trimestre de 2006, e retroativa a 1º de janeiro de 2006. Desta forma as informações do 2T06 foram ajustadas de forma a permitir a comparabilidade com as do respectivo período.

1.3. Obrigações de descontinuidade de ativos (Assets Retirement Obligation – ARO) No quarto trimestre de 2006, a Companhia optou pela introdução de prática contábil adequando-as àquelas utilizadas, inclusive, por outras empresas do setor de telecomunicações e em conformidade com as disposições contidas na Deliberação CVM nº 489, de 3 de outubro de 2005. O novo tratamento contábil consiste no reconhecimento como obrigação dos custos estimados a incorrer na desmontagem de torres e equipamentos em imóveis alugados, em contrapartida ao ativo imobilizado.

A depreciação desses ativos é calculada com base na vida útil dos mesmos. O passivo estimado é descontado a valor presente de modo a refletir a melhor estimativa corrente. A prática foi adotada a partir do quarto trimestre de 2006, e retroativa a 1º de janeiro de 2006. Desta forma as informações do 2T06 foram ajustadas de maneira a permitir a comparabilidade com as do respectivo período.

1.4 . Reclassificação da amortização de ágio pago na privatização - A partir do 1T07, a parcela da amortização relativa ao ágio pago na privatização esta sendo alocada como despesas de impostos de renda, como forma de alinhar com o padrão contábil internacional.

1.5. Reclassificação de PIS (Programa de Integração Social) e COFINS - (Contribuição de Social para o Financiamento da Seguridade Social). No 2T06 o crédito de PIS e COFINS antes integralmente alocados como “outras receitas/despesas operacionais” foram reclassificados para as contas de “deduções da receita bruta” e “receitas financeiras”.

2. Eliminação do sistema de Bill & Keep parcial - Com a introdução do SMP (Serviço Móvel Pessoal) em 2000, a Anatel criou o conceito de Bill & Keep parcial, o que significava que em chamadas entre operadoras de celular na mesma área de registro (local), uma operadora só era obrigada a pagar a taxa de interconexão (VUM), se o tráfego for acima de 55% do total em ambas direções.

Em 14 de julho de 2006, a Anatel eliminou completamente o sistema de Bill & Keep parcial, através da Resolução 438, estabelecendo um sistema de Bill & Keep total, no qual cada operadora de celular passa a pagar os custos de interconexão sobre cada chamada local para a outra operadora.

“A TIM Participações continua crescendo com rentabilidade e solidez. No período, a Companhia adicionou à sua base 1,2 milhões de clientes, dos quais 31,2% foram no segmento de pós-pago. A receita líquida de serviços foi 40,5% maior que a do 2T06 e o ARPU, mais uma vez, manteve-se acima da média brasileira. Os crescentes ganhos de escala permitiram um aumento expressivo do EBITDA, que subiu 44,2% no comparativo ano a ano, resultando em uma margem EBITDA de 24,3%. O lucro líquido registrado no 2T07 foi de R$34,0 milhões, confirmando a rentabilidade do nosso negócio também no resultado final.

Segundo pesquisas independentes, a Companhia manteve a liderança na satisfação de seus clientes e também mantendo-se como a favorita entre os usuários de telefonia móvel. Essas pesquisas, além de confirmar o posicionamento competitivo da TIM em relação aos concorrentes, contribuíram para o desenvolvimento de ações voltados à melhoria no atendimento aos clientes, como a Diretoria de Operações a Clientes, criada no trimestre passado com o objetivo de implementar iniciativas para aprimorar a gestão de riscos, otimização de processos de faturamento, arrecadação de cobrança e a gestão do ciclo de vida dos clientes.A TIM é a única operadora com presença nacional, e possuí a mais extensa rede de transmissão de dados por celular no País, utilizando o GPRS e EDGE, tecnologias que permitem a conexão à Internet de qualquer dispositivo móvel (laptop, celular,etc.). Todas as cidades cobertas pela tecnologia GSM da Companhia possuem acesso ao GPRS. Destacamos que ao final de junho, mais de 1.000 municípios estavam habilitados à tecnologia EDGE.

A inovação é um forte atributo da marca TIM, resultado do contínuo investimento no desenvolvimento de serviços de comunicação móvel. Nossa estratégia é oferecer cada vez mais serviços convergentes. Esta estratégia foi iniciada no ano passado, com o lançamento do TIM Casa, que permite a realização de chamadas do celular para números fixos com um comprometimento mensal menor que o da assinatura do telefone convencional. Ressaltamos a aquisição, em maio deste ano, da licença nacional do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), alinhada à nossa estratégia de convergência. Com o STFC, nosso portfolio de licenças nos permitirá oferecer uma ampla gama de serviços para os segmentos corporativo e residencial.

Na área de entretenimento, lançamos em maio a TIM Music Store, a primeira loja de música integrada no celular que é uma novidade no mercado brasileiro. A TIM Music Store conta com uma oferta completa, basta acessar o nome do artista para encontrar os conteúdos relativos a ele disponíveis para o celular do cliente, sejam músicas, imagens ou vídeos.

No início de julho, lançamos dois outros produtos inovadores: o TIM Web, plano póspago para acesso à internet em laptops ou desktops sem necessidade de provedor, e o, TIM Mais Completo, que introduziu o modem USB conjugando serviços de telefonia móvel, residencial e acesso à internet. Esses produtos fazem parte da estratégia da TIM de oferecer cada vez mais opções para a comunicação sem fronteiras.

Acreditamos que os resultados e iniciativas do trimestre confirmam, uma vez mais, os nossos esforços em desenvolver serviços diferenciados, com soluções de voz e dados, de forma a defender nossa posição de liderança e capturar novas fontes de receita, gerando valor aos nossos acionistas.

Não poderíamos deixar de mencionar que a Companhia foi certificada pelo cumprimento dos dispositivos exigidos pela seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley, que é mais uma demonstração do compromisso da TIM em seguir elevados níveis de governança corporativa, credibilidade e transparência”, - diz a diretoria administrativa.

“Desempenho Operacional - A base de telefonia móvel da empresa no Brasil atingiu 106,7 milhões em junho de 2007,correspondendo a um crescimento de 16,2% se comparado ao mesmo período em 2006. A penetração nacional de celular alcançou 56,4%, um aumento de 7,2 p.p. no comparativo ano-a-ano. O número de linhas móveis no país já representa quase três vezes o de linhas fixas em serviço e continua sendo uma das principais alavancas para a inclusão digital no Brasil, levando a comunicação a municípios antes sem telefonia. O cenário positivo da economia e o aumento do poder de compra dos consumidores também vem permitindo este crescimento.

O segundo trimestre, sazonalmente registra um incremento nos esforços de vendas, tendo em vista as promoções voltadas para as datas comemorativas do período como o “Dia das Mães” e o “Dia dos Namorados”. Desta forma, as adições líquidas de clientes do mercado totalizaram 4,5 milhões, o dobro das adições registradas no 1T07 e 91,8% acima das adições no 2T06 (ou mais de 40% deduzindo o efeito da limpeza de base de 1.823 mil linhas feita pelo primeiro competidor em junho de 2006)” , concluem.

Mercado -Celular com 10milhões de linhas no2T07 - No 2T07, a TIM Participações adquiriu 1.172 mil novos clientes, representando 26,0% de participação nas adições líquidas do mercado. A redução da participação nas adições líquidas no período em relação ao 1T07 foi basicamente concentrada no segmento pré-pago, onde a Companhia vem mantendo uma estratégia mais conservadora em termos de subsidios de aparelhos celulares, principalmente em períodos com maior atividade comercial em função das datas comemorativas.

A TIM fecha o semestre com uma base de 27,5 milhões de clientes, uma expansão de 23,0% nos últimos 12 meses, superior aos 16,2% registrado pelo mercado no mesmo período. O market share da TIM cresceu de 24,3% no 2T06 para 25,8% no 2T07.

A TIM confirmou o seu foco no segmento de valor, conforme demonstrado pelo crescimento de 31,5% na base de pós-pago no 2T07 versus o 2T06, uma expressiva participação de 41,5% nas adições líquidas do mercado no segmento pós-pago relativas ao 2T07.

No segmento corporativo o crescimento da base de clientes foi ainda maior, 46,6% em relação ao 2T06.

Base de Clientes (milhões) - A base GSM da TIM Participações representou 93,6% do total no 2T07. A cobertura GSM atingiu 92,3% da população urbana brasileira, servindo a 2.501 municípios. Todas as cidades cobertas pela tecnologia GSM da TIM também possuem acesso ao GPRS. Cabe ressaltar que mais de 1000 localidades estam habilitadas à tecnologia EDGE. A ampla cobertura de dados facilita e estimula o uso de serviços de valor agregado, contribuindo ainda mais para o crescimento da receita de serviços da empresa.

Atividades de Mercado - O trimestre foi marcado pelas promoções direcionadas principalmente às datas comemorativas do período, o “Dia das Mães” e o “Dia dos Namorados”. Mesmo num ambiente fortemente competitivo, a TIM manteve seu foco no segmento de valor do mercado de telefonia móvel, buscando o desenvolvimento de soluções de comunicação aos clientes e que incentivem o uso freqüente dos serviços de voz e dados. O “TIM Web” e o “TIM Mais Completo”, são exemplos da evolução das nossas atividades de mercado, mas que foram lançadas no início de julho.

O TIM Web é um plano pós-pago para o acesso à Internet em laptops ou desktops sem a necessidade de provedor, e o TIM Mais Completo conjuga serviços de telefonia móvel, telefonia fixa e acesso à Internet. Os dois produtos fazem parte da estratégia da TIM de oferecer cada vez mais opções convergentes, e permitem aos nossos clientes, além de preços competitivos, mobilidade e a portabilidade da Internet, inclusive sem a necessidade de provedor de acesso.

Dado o sucesso do “TIM Casa” a Companhia lançou um novo pacote do “TIM Casa” destinado ao segmento Pré-Pago, tornando mais atraente o uso do celular como o telefone de casa, pois permite ao usuário fazer chamadas locais para telefones por um custo reduzido, se tornando mais acessível a este segmento de clientes devido ao lançamento de um pacote de menor comprometimento mensal. Pioneira ao trazer o BlackBerry ao Brasil, em janeiro de 2005 para o mercado corporativo e em maio de 2006 para clientes individuais e pequenas e médias empresas, a TIM trouxe para seus clientes o BlackBerry Pearl 8100, mais prático e com recursos adicionais de multimídia. Na área de entretenimento, foi lançado oTIM Music Store (www.timmusicstore.com.br), a primeira loja de música integrada no celular, uma novidade no mercado brasileiro. É uma oferta completa, que disponibiliza através do celular músicas, imagens ou vídeos dos artistas selecionados.

As promoções da TIM para as datas comemorativas do período continuaram a priorizar o estímulo à utilização dos serviços, através do tráfego intra-rede, ao invés do subsídio nos aparelhos pré-pagos. Neste contexto, a Companhia estendeu a promoção 7 centavos, com tarifa altamente competitiva nas chamadas locais de TIM para TIM, para os clientes dos segmentos pós e pré-pago, até o final de 2007.

Adicionalmente, a mesma tarifa está sendo aplicada nas ligações internacionais, realizadas através da TIM, para números fixos e móveis nos Estados Unidos e números fixos para Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália, limitados a 20 minutos mensais. A promoção é válida para os novos clientes e também para quem já é cliente TIM. Estas são apenas algumas das atividades comerciais do trimestre, mas que refletem o contínuo esforço da Companhia em desenvolver produtos e serviços customizados, combinando preços e praticidade, de forma a conquistar a lealdade do cliente e incrementar a utilização dos mesmos.

Receita Operacional - A TIM Participações registrou uma receita bruta de R$4.215,5 milhões no 2º trimestre de 2007, um crescimento de 31,7% em relação a registrada no mesmo período em 2006. A receita líquida total, deduzindo-se os impostos, foi de R$3.059,6 milhões, sendo 34,5% superior a verificada no 2T06, principalmente em função da expansão das operações e da eliminação do Bill & Keep parcial (B&K) em julho de 2006. Considerando o resultado ajustado do 2T06, na mesma base para fins de comparação, o crescimento da receita líquida total seria de 17,3%, acima do registrado no ano de 2006.

Considerando somente a receita líquida de serviços, a Companhia registrou um valor de R$2.781,9 milhões no 2T07, uma expansão de 40,5% em relação ao R$1.980,1 milhões apresentados no 2T06. O forte crescimento no comparativo ano-a-ano pode ser explicado pela expansão da base de clientes, maior volume de utilização, além do impacto positivo da eliminação do B&K parcial em julho de 2006. Ajustando-se os resultados do 2T06, de forma a refletir os efeitos da eliminação do regime de B&K parcial, a receita líquida de serviços teria registrado um crescimento de 20,2%. Esta contínua expansão garantiu a manutenção da nossa liderança em receita líquida de serviços no setor de telefonia móvel nacional no 2T07.

A TIM tem direcionado suas estratégias comerciais para o desenvolvimento de produtos e serviços que estimulem o uso, através do trafego intra-rede e do conceito de comunidade, favorecendo o crescimento sustentável da receita. No comparativo ano-a-ano, o tráfego total da Companhia cresceu 43%, sendo que o MOU (média de minutos mensal por cliente) aumentou 16% (para 94 min/mês), mantendo o indicador acima da média de mercado.

No 2T07, a receita bruta de serviços de valor agregado (VAS) totalizou R$266,3 milhões, registrando um crescimento no comparativo ano-a-ano de 12,2%, mesmo considerando que 2T06 foi positivamente impactado pelo aumento do volume de mensagens de texto (SMS), devido aos serviços disponibilizados no período da Copa do Mundo de futebol (votação e Mantendo a liderança na receita líquida de serviços “quiz” via SMS). Cabe ressaltar que os serviços inovadores (tais como MMS e downloads, entre outros), representaram 50,5% do total da receita de VAS do 2T07. A receita média por usuário (ARPU) foi de R$34,6, um aumento de 0,7% em relação ao 1T07 (R$34,4), resultado de um mix de clientes de alto valor superior à média do mercado, o que levou a TIM a manter um ARPU também acima da média do mercado.

A TIM manteve sua tendência de queda de receita líquida de aparelhos, de R$294,7 milhões no 2T06 para R$277,7 milhões no 2T07 (-5,8%), apesar do forte crescimento das adições brutas de clientes no comparativo ano-a-ano (25,8%) e do volume recorde de vendas no trimestre. O declínio reflete a estratégia da Companhia de reduzir sua participação na venda de aparelhos no segmento prépago, e de estimular a venda do SIM Card. A participação da vendas de SIM Card no total das vendas aumentou de cerca de 40% no 2T06 para mais de 70% no 2T07.

Com a crescente escala de aparelhos GSM e com o objetivo de estimular ainda mais o uso de serviços de valor agregado, a Companhia vem aumentando a participação na vendas de aparelhos mais sofisticados. O percentual de aparelhos vendidos no 2T07 com MMS, visor colorido e Java representaram 64,5%, 97,2% e 71,3%, respectivamente.

Custos e Despesas Operacionais - No 2T07, os custos e despesas operacionais totalizaram R$2.315,9 milhões versus R$1.759,1 milhões no 2T06. O aumento verificado está relacionado à expansão dos custos variáveis resultantes do forte crescimento da receita e da base de clientes, combinado com o incremento dos custos de interconexão em função da eliminação do B&K no segundo semestre de 2006.

Os custos de rede e interconexão representaram R$899,8 milhões no 2T07, comparados à R$442,2 milhões no mesmo período de 2006. Com a eliminação do sistema de Bill & Keep parcial, todas as empresas de telefonia móvel passaram a pagar por todas as chamadas locais móvel-móvel, o que representou um signficativo incremento nos custos de interconexão. Combinado a isto, registramos uma forte expansão no volume de tráfego ano-a-ano (+43% no tráfego total), acompanhada pelo crescimento da base de clientes no período, em especial no segmento pós-pago (+31,5%) que é caracterizado por um maior volume de utilização.

O custo de produtos vendidos, composto basicamente pela venda de aparelhos celulares e acessórios, foi de R$376,4 milhões no 2T07, uma queda de 2,6% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O declínio reflete a estratégia da Companhia de reduzir sua participação na venda de aparelhos no segmento pré-pago, e de estimular a venda do SIM Card (mais de 70% das adições brutas do 2T07 foram representadas pelas vendas de SIM Card avulsos) que por sua vez, foi parcialmente compesada pelo resultado positivo do diferimento de aparelhos para o segmento pós-pagos no 2T06 (R$ 45,8 milhões) versus um resultado negativo no 2T07 (R$8,7 milhões). Por outro lado, o incremento no custo de produtos vendidos do período em relação ao 1T07, reflete a forte expansão das adições brutas do período, e consequentemente incremento do diferimento de subsídios.

As despesas de comercialização no 2T07 totalizaram R$618,7 milhões, representando um incremento de 9,5% em relação ao 2T06, refletindo principalmente a evolução de 25,8% nas adições brutas de clientes (3,7 milhões no 2T07 versus 3,0 milhões no 2T06). O aumento na base de clientes no período impactou basicamente as despesas variáveis relacionadas à taxa FISTEL (cobrada pela ANATEL em cada nova ativação e sobre a Custos de interconexão refletem os efeitos do fim do sistema “Bill & Keep” ARPU acima da média do mercado. Estímulo à venda de cartões avulsos.

Forte expansão nas vendas de SIM Card - base total inicial) e às comissões. Estas foram adicionalmente afetadas pela expansão da comissão da venda de cartões de recarga, que demonstra um aumento positivo no volume de utilização na base pré-paga.

O custo de aquisição de clientes (SAC) do 2T07 registrou uma queda de 32,7% na comparação ano-a-ano (R$ 113 no 2T07 versus R$168 no 2T06), refletindo a estratégia comercial focada na eficiência dos canais de vendas, na intensificação da venda de SIM Cards e a concentração de esforços nas aquisições do segmento pós-pago. Com isso, a relação SAC/ARPU sai de 4,7 meses em 2T06 para 3,3 meses no 2T07 (em bases comparativas). As despesas gerais e administrativas (G&A) - excluindo-se as despesas de depreciação&amortização e de pessoal – encerraram o 2T07 com R$108,0 milhões versus R$ 113,6 milhões no 2T06. O declínio reflete o controle nas despesas de suporte ao negócio da TIM.

As despesas de pessoal totalizaram R$156,6 milhões no 2T07, comparada com R$149,1 milhões no 2T06, resultante principalmente do incremento nas despesas relacionados ao Plano de Previdência implementado no segundo semestre de 2006, parte do programa de fidelização dos seus colaboradores internos. As despesas com inadimplência foram de R$168,4 milhões no 2T07, representando 6,0% da receita líquida de serviço, abaixo dos 6,5% do 1T07. O aumento na comparação ano-a-ano, reflete principalmente a forte expansão das receitas geradas pelo segmento pós-pago e aumento das provisões associadas ao uso de serviços de longa distância (LD 41) por clientes não TIM. Excluindo-se o impacto relativo a inadimplência de LD 41 para fins de comparação, a participação das despesas com inadimplência na receita líquida de serviço no 2T07 teria sido de 5,3%, inferior a registrada no 2T06 (5,7%).

As outras receitas operacionais líquidas somaram R$12,0 milhões no 2T07 versus R$10,1 milhões no 2T06. O aumento em relação ao trimestre passado, resulta pricipalmente do recebimento de multas contratuais.

EBITDA - No 2T07, o EBITDA (resultado operacional antes do resultado financeiro, impostos, depreciações e amortizações) alcançou R$ 743,7 milhões, 44,2% e 12,0% superior ao 2T06 e 1T07, respectivamente.

A Margem EBITDA foi de 24,3% no 2T07 versus 22,7% no 2T06. Considerando o impacto diluitivo da eliminação do B&K desde primeiro de janeiro de 2006, a expansão da margem EBITDA teria sido ainda maior, um aumento de 4,5p.p. (24,3% comparado a 19,8% no 2T06, ao invés de 22,7%)

Apesar da sazonalidade negativa característica do período versus o primeiro trimestre do ano, a Companhia incrementou 0,9 p.p. na margem EBITDA em relação ao 1T07 (23,4%), com o forte crescimento da receita de serviços compensando o aumento das despesas comerciais.

Redução da inadimplência em termos % sobre a receita líquida de serviços na comparação com o 1T07. Significante redução do SAC Crescimento da rentabilidade.

EBITDA e EBITDA Margem de Depreciação e Amortização - As despesas com depreciação e amortização totalizaram R$ 570,0 milhões, 2,9% superior aos R$ 554,0 milhões registrados no 2T06. O aumento no período reflete expansão e à modernização da rede, bem como da infra-estrutura de tecnologia da informação.

EBIT: O EBIT – resultado operacional excluindo-se juros e impostos – foi positivo em R$173,7 milhões no 2T07, um incremento de R$212,0 milhões em relação ao 2T06. A margem EBIT foi de 5,7% no 2T07, representando uma melhora de 7,4 p.p. em relação ao 2T06.

Resultado Financeiro Líquido - O resultado financeiro líquido da TIM Participações apresentou uma despesa de R$81,5 milhões no 2T07, 15,1% acima da despesa de R$70,7 milhões registrada no 2T06. Além do declínio nas taxas de juros médios, o resultado do 2T07 reflete o incremento nas despesas financeiras líquidas de R$19,8 milhões, resultante da atualização monterária das contingências. Por outro lado, o resultado financeiro líquido do 2T06 foi positivamente impactado pela receita financeira de R$30,2 milhões, relativa à recuperação de créditos fiscais (PIS/COFINS).

Endividamento - Ao final do 2T07, a dívida líquida da Companhia (dívida total menos o caixa e equivalentes) foi de R$1.972,9 milhões, comparado aos R$1.582,3 milhões no 1T07. O incremento está associado principalmente a efeitos sazonais relacionados aos desembolsos relativos aos pagamentos da taxa anual FISTEL sobre a base de clientes (R$341,1 milhões) e ao pagamento de dividendos (439,7 milhões). Eliminando-se esses desembolsos, a dívida líquida no 2T07 teria sido de R$1.192,1 milhões, uma melhora de R$ 390,2 milhões em comparação ao 1T07.

Margem EBITDA: +4,5 p.p. De expansão no 2T07 vs 2T06 - em bases comparativas Contínua melhora do EBIT. Desembolsos sazonais: pagamento de dividendos e da taxa anual FISTEL - Em 30 de junho de 2007, a dívida da Companhia era de R$2,3 bilhões, representada principalmente por empréstimos e financiamentos junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e ao BNB (Banco do Nordeste do Brasil). As disponibilidades de caixa registradas eram de R$327,5 milhões, representadas por aplicações financeiras de liquidez imediata.

Imposto de Renda e Contribuição Social - O imposto de renda e a contribuição social são calculados com base nos resultados separados das subsidiárias, ajustados ao lucro real pelas adições e exclusões previstas na legislação fiscal. No 2T07, o imposto de renda e contribuição social totalizaram R$55,7 milhões, sendo R$12,6 milhões relativos a parcela da amortização do ágio pago na privatização.

Resultado Líquido - O lucro líquido no trimestre foi de R$34,0 milhões, representando uma reversão de R$272,7 milhões em relação ao prejuízo registrado no 2T06, demonstrando a melhoria do resultado operacional da Companhia.

Investimentos - Os investimentos relativos ao 2T07 foram de R$323,5 milhões (não incluindo o montante de R$2,7 milhões referente às obrigações decorrentes da descontinuidade de ativos (Assets Retirement Obligation – ARO) comparado com R$351,0 milhões no 2T06. Do total investido no trimestre, 56,9% foram direcionados à expansão e melhoria da capacidade e qualidade da rede GSM, 30,5% dos investimentos foram alocados para o desenvolvimento e melhorias nos sistemas de tecnologia da informação, 9,1% ao programa de comodato, componente da estratégia de expansão e fidelização do segmento corporativo e 3,5% relativo a ouros items.

Composição Acionária: Dividendos - Os dividendos aprovados na Assembléia Geral de Acionistas, que ocorreu em 12 de abril de 2007, referentes a realização de parte da Reserva para Expansão, no montante de R$450,8 milhões, foram disponibilizados aos acionistas a título de dividendos, equivalente a R$0,1935 por lote de 1.000 ações para as ações ordinárias e preferenciais e R$1,9348 por ADR (10.000 ações preferenciais), no dia 25 de junho de 2007.

Grupamento de ações - A Assembléia Geral de Acionistas, realizada em 30 de maio de 2007, aprovou o grupamento das ações na proporção de 1.000 (mil) ações existentes para 1 (uma) ação da respectiva espécie, passando o capital social a ser representado por 2.329.714.860 ações, sendo 793.544.277 ações ordinárias e 1.536.170.583 ações preferenciais.

Investimento de R$ 323,5 milhões no 2T07: Pagamento de dividendos no dia 25 de junho de 2007- A partir de 3 de julho de 2007, as ações representativas do capital social da Companhia passaram a ser negociadas grupadas e com cotação unitária. Os detentores de ADR passaram a ter seus títulos representativos de 10 (dez) ações preferenciais por recibo.

Perfil da TIM Participações S.A.- Por meio de suas controladas, a TIM Participações é a maior prestadora de serviços de telefonia móvel pessoal do Brasil, utilizando a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications). Através de suas controladas TIM Celular S.A. e TIM Nordeste S.A., é a única operando em todo o território nacional. Focada no crescimento sustentável e rentável, a Companhia concentra suas operações nos clientes de valor em todos os segmentos de atuação – seja do mercado corporativo, planos pós-pagos ou pré-pagos. Para isso, tem investido intensamente na qualidade e diferenciação dos produtos e serviços oferecidos, ao mesmo tempo em que busca desenvolver ofertas inovadoras e de baixo custo.

A TIM Participações é controlada pela TIM Brasil Serviços e Participações S.A., subsidiária do Grupo Telecom Italia. Desde o início de suas atividades no Brasil, o Grupo Telecom Italia tem focado fortemente em sua marca, que hoje é reconhecida nacionalmente, sendo sinônimo de inovação e primeira opção, principalmente para os clientes do segmento de negócios. A TIM Participações possui a mais extensa rede de transmissão de dados por celular no País, utilizando o GPRS (General Packet Radio Service)/ EDGE (Enhanced Data rates for Global Evolution) tecnologia que permite a conexão à Internet de qualquer dispositivo móvel (laptop, PDA - Personal Digital Assistants - ou celular) sem a necessidade de um modem, a qualquer hora e de qualquer lugar coberto pela Rede GSM da Companhia. As ações da TIM Participações são negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa: TCSL3 e TCSL4) e de Nova York (NYSE: TSU) |Site: www.timpartri.com.br

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