Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Prêmio Golfinho de Ouro

Em cerimônia a ser realizada no próximo dia 28 de novembro, a Secretaria de Estado de Cultura fará a entrega de três prêmios importantes para o estado: Golfinho de Ouro, Estácio de Sá e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Entre os contemplados, estão Leopoldo De Meis, cientista do Nosso Estado da FAPERJ, e a parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o Hospital Pró-Cardíaco, pelas pesquisas conjuntas com células-tronco.

No evento, que acontecerá no Teatro Villa-Lobos, os contemplados receberão troféus e diplomas além de uma premiação no valor de R$ 10 mil. O pesquisador Leopoldo De Meis ganhará o Golfinho de Ouro - cujo nome faz referência às armas do brasão do antigo estado da Guanabara - na área de Ciências, a ele concedido por unanimidade.

No início do mês (8 e 9 de novembro), o cientista também conquistou outras duas distinções em Brasília: o Prêmio Scopus 2006, por sua produção científica, e o Prêmio Anísio Teixeira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por sua contribuição em estudos na área de Ciências da Vida, e por seu trabalho de divulgação científica e de formação de jovens cientistas de baixa renda.

Os demais agraciados com o Golfinho de Ouro são Marília Pêra (Artes Cênicas); Mário Mendonça (Artes Plásticas); Oscar Niemeyer, por unanimidade (Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo); Léa Garcia, por unanimidade (Cinema); Wilson Figueiredo (Comunicação); Eduardo Portella (Educação); José Louzeiro (Literatura); Donato Aranda (Meio Ambiente); Carmem Costa, por unanimidade (Música); e Sérgio Costa e Silva (Preservação do Patrimônio Cultural).

Já o Prêmio Estácio de Sá, que distingue instituições com atuação destacada, terá entre seus contemplados a parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e o Pró-Cardíaco, que vêm desenvolvendo três linhas conjuntas de pesquisa, apoiadas pelo programa Rio Inovação, da FAPERJ. Duas delas estudam células-tronco: uma sobre a adaptação dessas células no colágeno para regeneração de tecidos; outra sobre a identificação dessas células no tecido adiposo em material lipoaspirado; e a terceira sobre o desenvolvimento de um filtro que detecte hemácias contaminadas pelo Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

Também receberão o Prêmio Estácio de Sá o Museu de Arte Moderna, Resende (Artes Plásticas); a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (Artes Cênicas); a Usina Termoelétrica do Norte Fluminense (Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo); a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (Cinema); Rádio MEC (Comunicação); a Escolinha de Arte do Brasil (Educação); a Biblioteca Rodolfo Garcia, da Academia Brasileira de Letras (Literatura); o Grupo Nima/ PUC-Rio (Meio Ambiente); o Instituto Martinho da Vila (Música); a Banda Centenária (Preservação do Patrimônio Cultural.

Por último o Prêmio Governo do Estado do Rio de Janeiro será concedido aos jornalistas Jânio de Freitas e Augusto Marzagão, e ao Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira