Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2011 - 11:30

Casa do Construtor visita feira em Las Vegas

Para trazer novidades na área de aluguel de equipamentos para a construção civil. Empresário brasileiro confere as novidades em equipamentos e soluções para o setor de construção civil e pode ser fonte para a imprensa que busca as novidades do setor.

São Paulo – O sócio-diretor da franqueadora Casa do Construtor, Expedito Arena, participou da 55º edição do The Rental Show, convenção anual da The Rental Association (ARA), associação americana das empresas de locação de equipamentos para construção. O evento, que conta com mais de 550 expositores, aconteceu no Mandala Bay Convention Center, em Las Vegas (EUA), de 27 de fevereiro a 2 de março, e é um dos mais importantes do setor. Ele conta, abaixo, o que mais o atraiu no evento e coloca-se à disposição da imprensa para falar das tendências do segmento de locação de equipamentos na construção civil: “Como uma rede com 80 lojas que oferecem o aluguel dos mais variados equipamentos, temos de nos manter atualizados para oferecer aos clientes tudo o que existe de mais moderno para facilitar o trabalho dos nossos clientes. Isso tem sido um diferencial de nossa empresa, que desde de 1998 visita feiras nacionais e internacionais, empresas concorrentes do ramo e outras que são referência em suas categorias para que possamos repassar aos nossos clientes o melhor.

Gostamos muito de visitar esta feira nos Estados Unidos, que a cada ano se realiza em uma cidade americana, pois no nosso ramo de locação de pequenas máquinas e equipamentos para construção é a que mais se aproxima da realidade brasileira, porém, com uma grande diferença: para cada produto existem pelos menos uns 30 fabricantes e uma diversidade muito grande de modelos. Apenas para citar um exemplo, na área de ferramentas elétricas, temos aqui, cinco ou seis fabricantes de primeira linha, enquanto lá esse número sobe para mais de 30.

Na feira deste ano, em Las Vegas, pudemos notar que o ‘clima’ já melhorou bastante com relação ao ano passado, quando o clima era de total desânimo em relação à construção civil. Todos os fabricantes com os quais conversamos ficaram muito interessados em conhecer um pouco mais sobre o mercado de locação de máquinas no Brasil. Bem diferente do mercado brasileiro, o americano tem alto índice de industrialização, isto é, as obras são quase que totalmente pré-fabricadas, e no local da obra se usam muitos equipamentos e pouca mão-de-obra, porém muito especializada. Esse é o quadro que começamos a viver por aqui.

Ainda sobre a feira, ela representa um segmento com mais de 80 mil pontos de venda, (locação), que vão desde pequenas empresas familiares que alugam equipamentos para festas, como mesas, cadeiras, tendas etc. a grandes empresas que alugam máquinas e equipamentos pequenos e grnades e possuem em suas redes mais de 700 lojas de um único grupo.

Tivemos uma reunião com o Gerente Executivo da ARA (American Rental Association), Ken Hunkes, que falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas empresas americanas nos últimos anos e como elas têm encontrado saídas para a crise. Também fizemos um convite para que ele venha nos visitar e, desta forma, fazermos um intercâmbio e troca de experiência. O mercado brasileiro tem muito a aprender com os americanos, pois estará aquecido nos próximos anos e teremos grandes obras pela frente.

Em janeiro, meu sócio, o engenheiro Altino Cristofoletti, participou da feira de varejo em Nova Iorque, outro importante evento para nossa rede. A quem se pergunta sobre o que aprendemos em eventos tão distintos, respondo: qualquer empresa moderna que queira se perenizar tem que estar atenta e participando do máximo de eventos possível, tendo sempre uma postura de ser um eterno aprendiz e possuir a visão clara de qualquer negócio mudará rapidamente, e que seremos comparados com as melhores empresas e produtos e cobrados por isso”.

Perfil: a Casa do Construtor – rede com 80 unidades que atua em oito estados brasileiros no ramo de locação de equipamentos para a construção civil – está no mercado há 17 anos. Para o franqueador Altino Cristofoletti Júnior, “é animador ver que a construção civil no Brasil está num bom momento. E, apesar de atendermos o varejo, esse crescimento se reflete em nossa rede”.

Numa unidade da Casa do Construtor, profissionais que atuam na construção civil, construtoras e pessoas comuns que estejam executando uma reforma em sua casa, por exemplo, podem locar equipamentos de pequeno e médio porte – ferramentas elétricas, rompedores; compactadores, betoneiras, painéis e acessórios para andaimes etc. “O grande diferencial, além de preço e comodidade, é que todos os equipamentos obedecem às normas de segurança e são adquiridos de fornecedores homologados. Oferecem segurança, economia e rapidez para quem os usa”, reforça o também franqueador, Expedito Arena. “Eles saem da loja revisados e o locatário recebe todas as instruções de como manuseá-los”.

O investimento médio para a abertura de uma unidade da Casa do Construtor é de R$ 450 mil (sem ponto comercial). Segundo o franqueador Altino Cristofoletti, que recomenda a abertura de franquias em localidades com mais de 100 mil habitantes, o negócio é bastante rentável, mas requer dedicação do franqueado. “E nós, da franqueadora, também fazemos muito investimento em prol da rede”.

Os franqueados contam com apoio e consultoria técnica da franqueadora; software de gerenciamento, Central de Compras e a Universidade Casa do Construtor – que, continuamente, elabora programas de treinamento para toda a rede, inclusive em parceria com fornecedores. “Mantemos, ainda, uma auditoria constante, feita pela Bureau Veritas, que checa como a rede caminha nos âmbitos da Qualidade, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Ambiental”, ilustra Cristofoletti. “Boas práticas administrativas e operacionais fazem parte dos nossos valores”, completa Arena.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira