Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2007 - 10:14

Manutenção dos filtros é fundamental para o bom funcionamento dos motores diesel

O sistema de filtros é de fundamental importância para o bom funcionamento e durabilidade dos motores diesel. Quando em bom estado de conservação, os filtros ajudam a reduzir o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes. Dessa forma, realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros, evita danos ao motor e garante a segurança.

Filtro de combustível diesel - Os filtros de combustível têm a função de reter as impurezas sólidas que o combustível possa conter, evitando que estas cheguem à bomba injetora. Dessa forma, proporcionam o funcionamento perfeito da bomba e dos bicos injetores. O papel filtrante pode ter eficiência de filtragem de até 99,9%, retendo estas partículas.

A água é um contaminante para o diesel e, aliada ao enxofre (elemento com característica lubrificante encontrado no diesel), pode provocar maior freqüência de manutenção, pela oxidação e corrosão, principalmente na bomba, nos bicos injetores, pistões e cilindros. Além disso, ainda pode ocorrer alteração da pressão do sistema e perda de potência. Dessa forma, é fundamental eliminar a água do sistema.

A drenagem dos filtros principais - que ficam localizados antes da bomba alimentadora - é uma tarefa simples que pode ser feita pelo próprio motorista. A Bosch ressalta ainda que há outras formas de evitar água no sistema, como abastecer em postos de confiança e, sempre que possível, pernoitar com o tanque cheio, o que evita a condensação de água dentro do tanque.

A troca deste tipo de filtro deve ser feita sempre seguindo as recomendações do manual do veículo, lembrando que, no uso rodoviário, é preciso levar em conta os quilômetros rodados. Já nos usos agrícola e estacionário, consideram-se as horas trabalhadas e o consumo do diesel.

Filtro de ar - O filtro de ar tem a função de reter as partículas sólidas, como poeira, contidas no ar aspirado pelo motor. O filtro em boas condições evita o desgaste prematuro das peças móveis do motor e o aumento do consumo de combustível.

A Bosch recomenda que a substituição seja realizada seguindo as orientações no manual do veículo. O período de troca pode sofrer alterações conforme o ambiente no qual o carro é utilizado. Em estradas de terra ou centros urbanos com alto índice de partículas sólidas no ar, por exemplo, deve-se fazer a manutenção antes do prazo sugerido pela montadora.

Filtro de óleo - Por estar em contato direto com partículas metálicas que se desprendem devido à fricção das peças, do óleo carbonizado e das partículas de fuligem derivadas da queima do combustível, o filtro de óleo deve ser substituído conforme intervalo indicado no manual do fabricante.

A utilização do filtro de óleo por um tempo maior do que o especificado traz várias conseqüências para o veículo como o desgaste excessivo das peças, perda de desempenho e aumento no consumo de combustível.

Novos filtros separadores e secadores da Bosch - A Bosch traz para o mercado de reposição de veículos pesados duas novidades na linha de filtros: os filtros separadores diesel e os filtros secadores do sistema de freio a ar. Com os novos produtos, a Bosch complementa sua linha de filtros com mais de 600 produtos, atendendo a 99% da frota brasileira.

A nova linha de filtros separadores diesel foi desenvolvida e produzida com componentes e matérias-primas da mais alta qualidade. Os filtros contam com um papel especial, fabricado com a tecnologia Aquabloc, que garante a eliminação de matérias sólidas e líquidas (substâncias que contaminam o combustível diesel), colaborando para o correto funcionamento da bomba e dos bicos injetores.

Os filtros Bosch ainda contam com copos transparentes fabricados com polímeros de alta resistência, que possibilitam a rápida visualização da água acumulada na separação, permitindo sua correta eliminação sem perda de combustível.

Instalados na linha de ar do freio de caminhões e ônibus, os filtros secadores do sistema de freios a ar, recém-lançados pela Bosch, retiram a umidade do ar que passa pela linha, além de partículas de sujeira e óleo existentes no interior dos reservatórios e dos sistemas condutores do ar comprimido. Dessa maneira, evitam o acúmulo de água no reservatório de ar, proporcionando maior segurança nas frenagens.

O Grupo Bosch em resumo - O Grupo Bosch é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2006, cerca de seus 260 mil colaboradores contribuíram para que fosse atingido o faturamento de 43.7 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de suas 300 subsidiárias e empresas regionais em mais de 50 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. A Bosch investe mais de 3 bilhões de euros a cada ano em pesquisa e desenvolvimento, o que resultou em 2006 em mais de 3000 patentes em todo o mundo. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica.

A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e a antecipação de importantes investimentos para garantir a segurança da empresa no futuro. Noventa e dois por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH (Fundação Robert Bosch), instituição sem fins lucrativos. A maioria dos direitos de votos pertence à Robert Bosch Industrietreuhand KG, responsável pela gestão empresarial do Grupo. As cotas remanescentes do capital pertencem à Família Bosch e à Robert Bosch GmbH. | Site www.bosch.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira