Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2007 - 10:14

Voith Turbo fornece retarders para novos caminhões AXOR da Mercedes-Benz

Novos Axor 4144 8X4 já rodam com o moderno retarder Voith VR 115 HV.

Em março, a Voith Turbo iniciou o fornecimento do retarder VR 115 HV para os novos caminhões da linha AXOR da Mercedes-Benz. Estes retarders equiparão inicialmente as versões “off-road” da família Axor, como, por exemplo, o modelo Axor 4144 8X4 e serão opção original de fábrica para toda a família Axor com motorização de 12 litros.

“Nesta parceria com a Mercedes-Benz, passamos a oferecer uma nova opção tecnológica no mercado de veículos comerciais pesados visando novos níveis operacionais de confiabilidade e segurança às empresas de transporte de carga”, comenta Rogério Pires, gerente da Divisão Automotiva da Voith Turbo.

Como um freio auxiliar de alto desempenho, o retarder hidrodinâmico Voith VR 115 HV é incorporado à caixa de transmissão Mercedes-Benz. Por meio de um par interno de engrenagens, o retarder está diretamente conectado ao eixo cardan do veículo através do qual o efeito de frenagem é transferido. A energia absorvida no processo de desaceleração é deslocada diretamente ao circuito de arrefecimento do veículo, o que proporciona elevado desempenho do equipamento mesmo em condições de frenagens prolongadas.

Este equipamento da Voith Turbo possui ainda função de manutenção da velocidade de descida definida pelo motorista, independentemente da variação da rampa.

Outras vantagens são o exclusivo sistema de afastamento do rotor quando o retarder não é utilizado, o que reduz significativamente as perdas em vazio e a completa integração do comando do equipamento com o sistema eletrônico do veículo. O objetivo é definir a demanda de frenagem em conjunto com os outros sistemas auxiliares, como o freio-motor.

A potência de frenagem do retarder Voith VR 115 HV pode chegar a mais de duas vezes a potência do motor do veículo. Sua utilização oferece mais segurança e conforto para o motorista já que os freios de serviço são utilizados somente em casos de emergência ou para a parada total do veículo. Para as empresas de transporte, o uso do equipamento na frota traz, além de significativo aumento de segurança operacional, vantagens econômicas como o aumento da velocidade média, maior disponibilidade do veículo, otimização do consumo de combustível e redução do desgaste e custos de manutenção dos freios de serviço, pois até 90% do trabalho de frenagem pode ser realizado pelo retarder.

Voith Turbo -A Voith Turbo é uma divisão do Grupo Voith, que desenvolve e fornece tecnologia de ponta em componentes, sistemas e serviços relacionados a acionamentos. Com atuação global nas áreas industrial, automotiva, ferroviária e naval, a Voith Turbo emprega mundialmente mais de 4.000 funcionários e faturou € 894 milhões no ano fiscal 2005/2006.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira