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18/03/2011 - 10:49

Grupo Energisa comemora os excelentes resultados do trabalho de combate às perdas nas distribuidoras

Com uma gestão de excelência, companhia investe cerca de R$ 30 milhões por ano em tecnologias e iniciativas de racionalização, permitindo um consumo mais consciente da energia elétrica.

O Grupo Energisa registrou um aumento de 9,6% de seu mercado cativo em 2010, sendo que a maior Distribuidora do Grupo, a Energisa Paraíba, cresceu 13,9% no ano. O Grupo também atingiu excelentes resultados na estratégia de diminuição das perdas de energia elétrica, iniciada há cinco anos. “Reduzimos em 2,4 pontos percentuais as perdas totais, comparando os números de 2010 com 2005, o que representa uma economia de energia suficiente para iluminar 25 mil residências durante um ano. Isso só foi possível a partir da implantação de uma moderna gestão de processos, com ferramentas inteligentes e eficazes para diminuir as perdas durante a distribuição e no próprio consumo da energia,” comemora o Vice-Presidente de Operações do Grupo Energisa, Ricardo Botelho.

A Energisa destina cerca de R$ 30 milhões por ano em ações de redução das Perdas Totais de energia e, para o próximo triênio, prevê a aplicação de recursos no montante de R$ 95 milhões. A meta é sair do atual patamar de 12,49% para o nível de 11%. “Esse processo de melhoria contínua contribui de forma direta para a modicidade das tarifas e para a eficiência energética, evitando que sejam construídas, desnecessariamente, novas usinas e reduzindo possíveis impactos ambientais,” afirma Ricardo Botelho.

Um aliado contra o desperdício de energia é o projeto Energisa Comunidades, realizado nos estados da Paraíba e de Sergipe, que incentiva medidas de racionalização do consumo, com vistas a ajustar a capacidade de pagamento dos consumidores para as contas de energia após a regularização das medições.

Desde a implantação do projeto, 74.580 famílias de baixa renda foram atendidas. A Energisa trocou mais de 168.148 lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, reformou instalações elétricas em 6.902 residências, uma vez que a fiação em mau estado aumenta o consumo e também pode danificar os eletrodomésticos. Além disso, a companhia recolheu 5.722 geladeiras antigas, cujo consumo de energia é muito alto. As novas geladeiras com capacidade para 270 litros consomem apenas 23 kilowatts/hora por mês. As geladeiras em mau estado são responsáveis por 70% do consumo dos consumidores de baixa renda.

A tecnologia é outra parceira na estratégia de redução das perdas de energia do Grupo Energisa. Para as unidades consumidoras monofásicas, atendidas na baixa tensão, a empresa criou o dispositivo de Lacre do Compartimento de Bornes do Medidor (DLCB), que tem fácil instalação e custo reduzido, mantendo o medidor sob a custódia do consumidor e evitando o desvio de energia. A companhia também vem adotando a instalação de telemetria e de telesupervisão online, com o apoio da rede de celular GPRS, nos consumidores da alta tensão.

Para as unidades consumidoras da área rural, foi disponibilizada a tarifa de irrigação, com a blindagem da rede secundária desde os bornes do transformador até a medição. Já nos quadros coletivos em prédios de múltipla habitação foi adotada a blindagem geral da caixa de medição com dispositivos especiais para o corte e religação individuais, quando necessário.

Todas essas ações são dirigidas com base em medições de controle que fazem o balanço energético dos circuitos e por sistemas que identificam irregularidades nas medições, permitindo a seleção das melhores ações com base no custo e beneficio previamente conhecidos.

O grupo Energisa conta com 340 colaboradores nos Departamentos de Combate às Perdas Não Técnicas das distribuidoras e nos setores da Diretoria Comercial Corporativa, responsável pela Inteligência no Combate às Perdas, pela Engenharia de Medição e pela Operação das Medições. A equipe tem a tarefa exclusiva de tornar a companhia uma referência bem sucedida na área de gestão de Perdas.

O gráfico a seguir mostra a evolução do indicador da Perda Total, assim como do indicador utilizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para estabelecer os limites admissíveis nas tarifas para a Perda Não Técnica, que é a sua relação com o mercado faturado na Baixa Tensão, em base anual de 2005 a 2010.

As trajetórias regulatórias de redução das Perdas Não Técnicas do Grupo Energisa, estabelecidos pela ANEEL, foram plenamente cumpridos no período, com a aplicação de recursos de forma eficiente.

Perfil-O Grupo Energisa tem mais de 105 anos de experiência em geração e distribuição de energia elétrica, sendo esta sua principal base de seu negócio. Com cinco distribuidoras no Brasil, das quais três na região Nordeste (Energisa Sergipe - Distribuidora de Energia S/A nova denominação de Energipe, no Estado de Sergipe, Energisa Paraíba - Distribuidora de Energia S/A nova denominação de Saelpa e Energisa Borborema - Distribuidora de Energia S/A nova denominação de CELB na Paraíba), uma na Zona da Mata de Minas Gerais (Energisa Minas Gerais - Distribuidora de Energia S/A nova denominação de CFLCL) e uma em Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro (Energisa Nova Friburgo - Distribuidora de Energia S/A nova denominação de CENF), abrange 91.180 Km² de área coberta. Ao todo, são aproximadamente 2,3 milhões de consumidores e uma população atendida de 6,5 milhões de habitantes em 352 municípios. Atualmente, mais de 5,0 mil colaboradores diretos e indiretos fazem parte das suas empresas.

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