Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2011 - 10:49

Construção civil se fortalece, sendo o controle de acesso indispensável para administrar canteiro de obras

Inforcomp desenvolve produtos inteligentes que otimizam resultados na Construção Civil.

A estabilização da economia, o acesso ao crédito e o crescimento da renda do trabalhador foram importantes para o crescimento da Construção Civil em 2010. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o crescimento do setor para 2011 deve ficar em torno de 6%, um pouco abaixo do registrado em 2010, que ficou em mais de 10%.

O crescimento da Construção Civil, desde a implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de incentivos como a redução do IPI para materiais de construção, o setor é um dos que mais vem crescendo e se fortalecendo em todo o país. A construção Civil foi responsável pela geração de 333.776 empregos até novembro de 2010, sendo o quarto setor que mais gerou empregos no país.

A tecnologia, em especial a área de softwares que administram a informação e suas aplicações, tem sido uma das grandes aliadas da Construção Civil, explica José Roberto Stagliório, que comanda há 28 anos a Inforcomp, empresa que desenvolve produtos inteligentes voltados a otimização de resultados na construção civil, como Relógio e Software de Ponto. A Inforcomp possui muitos clientes na Construção Civil, vivendo uma fase promissora devido ao mercado aquecido, implantando o Controle de Acesso em Obras.

O controle de acesso permite saber quem está na obra em cada momento. Informa quantos operários, de cada especialidade, por empreiteira, estão presentes", conta José Roberto. Além disso, o sistema integra dados relativos à gestão dos funcionários, como treinamentos e retirada dos EPIs (equipamentos de proteção individual). "Vamos a cada canteiro instalar o sistema e as catracas, podemos também fechar parcerias com empresas locais para prestar suporte", explica Stagliório.

Segundo Alexandre Ienna, Encarregado Administrativo, da Obra Mund, da Construtora Inpar, inicialmente é feito um cadastro do funcionário no sistema. É entregue um crachá para o empregado com foto, de uso obrigatório para liberar a catraca. Algumas informações permitem ou bloqueiam a entrada na obra, por exemplo, validade do atestado de saúde, se estiver vencido, a catraca acusa e impede o acesso. "Esse sistema proporciona maior controle na documentação e entrada e saída dos funcionários", afirma Alexandre.

Vale lembrar que na década de 80, a Indústria da Construção Civil foi campeã em processos trabalhistas, enfrentando dificuldades de administrar grande quantidade de pessoas partiu para a Terceirização. O que parecia ser um grande "achado" causou um outro transtorno, pois as Construtoras desvencilharam-se dos problemas trabalhistas transferindo-os para as empreiteiras, um processo que parecia estar solucionado gerou outro: a "Culpa Solidária", em processos contra a empreiteira arrolando junto as Construtoras como "Co-responsáveis".

Numa re-análise de Stagliório, as Construtoras entenderam então que deveriam selecionar melhor suas empreiteiras, cuidando para que elas trabalhassem corretamente, de acordo com a legislação trabalhista. Assim, os departamentos de Recursos Humanos das Construtoras criaram mecanismos de fiscalização e auditoria nas empreiteiras. Esta solução gerou resultados positivos, expurgando as de má fé e diminuindo processos trabalhistas.

A solução Inforcomp, única no mercado nacional específica para Obra, caminhou a passos largos nestes anos, conquistou Construtoras grandes, médias e pequenas, como Gafisa, Even, Schahin, Cyrela, Mac, Matec e tantas outras, detendo hoje uma fatia considerável do mercado, com cerca de 50 construtoras e 480 Obras em todo o Brasil.[www.inforcomp].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira