Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2011 - 11:13

Primeiro dia do RioContentMarket traz produtores internacionais


Criador de "House", David Shore, e especialista transmídia, Jeff Gomez, fazem palestra no Rio de Janeiro.

O primeiro dia do RioContentMarket, evento internacional sobre produção de conteúdo multiplataforma organizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), foi marcado pela presença de dois grandes nomes do audiovisual internacional: David Shore e Jeff Gomez. O RCM acontece até o dia 18 de março, no Rio de Janeiro, e é aberto a toda a indústria de televisão, cinema e mídias digitais.

O canadense David Shore, criador e produtor da série "House", abriu o RCM com painel "Narrativas para Séries de TV". Com muito bom humor, o produtor contou a história de sua vida para o auditório e falou um pouco sobre o processo de criação do programa. O sucesso da palestra chegou a colocar 'David Shore' entre os Trending Topics brasileiros no Twitter ontem.

Shore deu dicas para os produtores - "Escreva sobre o que você gosta e encontrará um público fiel. Escreva pensando em encontrar um público fiel e você não o encontrará" - e falou sobre sua preferência sobre redigir para a TV, já que acredita que, nos Estados Unidos, "os escritores têm o controle da criação na TV, enquanto no cinema, o controle é dos diretores". Ele também falou da dificuldade em vender o programa para a FOX. "Canais americanos gostam de personagens bonzinhos. Mas não foi difícil os fazer gostar de 'House'. E um dos motivos foi termos encontrado o intérprete perfeito", disse, elogiando o ator Hugh Laurie.

Após a palestra, a programação seguiu com o painel "Conteúdo e Narrativas Transmídia", com a presença de Jeff Gomez, 'papa do transmedia storytelling' e CEO da Starlight Runner, Mark Warsaw, da The Alchemists, e Mauricio Motta, também da empresa, mediando o debate. Recentemente, a Starlight Runner Entertainment foi selecionada pela Fast Company como uma das dez empresas de mídia mais inovadoras.

Para Jeff Gomez, que trabalhou em grandes sucessos como "Avatar" e "Piratas do Caribe", o mercado de conteúdo está se tornando cada vez mais relevante no mundo. "A transmídia nos apresenta não só uma nova forma de se comunicar com o público, mas também um novo e eficiente canal para se vender produtos e gerar receita", disse. Gomez acredita que as pessoas se afastaram um pouco da televisão e migraram para a internet, celulares, tablets e consoles de videogame. Portanto, o mercado de produção tem que acompanhar esse movimento, conquistando e fidelizando novos fãs em outras plataformas que não só a tela do cinema ou da TV. Não é a toa que a transmídia já está fortemente presente na Walt Disney, Nickelodeon, TV Globo e Televisa.

Mark Warshaw complementou dizendo que esta nova forma de se relacionar com o público é o grande salto da narrativa transmídia. "Os fãs participam, são ouvidos, sugerem mudanças e permanecem fiéis, influenciando o sucesso e a continuidade da narrativa e aumentando, significativamente, os índices de audiência", explicou.

À tarde, o debate sobre o setor audiovisual internacional prosseguiu com o painel "Canais de TV da América Latina". Mediado por Silvio Da-Rin, Gerente Executivo de Articulação Internacional e Licenciamento da TV Brasil, o debate foi conduzido por Gabriel Rodriguez, da Tele Sur, Cristian Villarroel, da TV Nacional de Chile, e Patricia Boero, da Latin Public Broadcasting.

Os palestrantes debateram os desafios na produção televisiva na América Latina e a importância das redes sociais. "Enquanto a TV digital não avança, as redes sociais estão propiciando uma condição de interatividade surpreendente", afirmou Da-Rin. Para Villarroel, as redes sociais foram de extrema importância na cobertura de eventos recentes acontecidos no Chile, como o terremoto de 2010 e o resgate dos mineiros, e permitiram uma cobertura ininterrupta e a transmissão para todo o mundo em tempo real.

Já Patricia Boero, diretora executiva da associação que reúne mais de 300 canais e redes locais nos EUA, afirmou que existe hoje pouquíssimo conteúdo latino-americano sendo veiculado na TV pública norte-americana e disse que a associação está aberta a coproduzir documentários latino-americanos para promover uma maior integração com esses países.

O RioContentMarket acontece até o dia 18 de março de 2011 (sexta-feira), das 8h30 às 18h30, no Hotel Windsor Barra (Avenida Lucio Costa 2.630, Barra da Tijuca). .[Programação completa no www.riocontentmarket.com.br ].

Patrocínio: Oi, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Lei Estadual de Incentivo à Cultura nº 1.954/92, Rio Film Commission, RioFilme. Parceria: EBC - TV Brasil, ApexBrasil, BNDES e Secretaria do Audiovisual. Apoio: TV Globo, Multishow, GNT, Canal Brasil, Universal Channel, Esporte Interativo, Sesc TV, TV Câmara, Oi TV, Oi Futuro, Content House, Agência Ginga, BANFF, Next Media, Consulado do Canadá, Cinema do Brasil, 4º Forum de Cooperação Brasil Canadá, Consulado da França, Firjan, Ancine, Ministério das Relações Exteriores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira