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24/07/2007 - 12:05

Companhia Siderúrgica Nacional adquire a Companhia de Fomento Mineral por US$ 440 milhões


E consolida sua posição no mercado de minério de ferro.

São Paulo - A Nacional Minérios S.A (Namisa), subsidiária integral de mineração da CSN, informa que adquiriu em 20 de julho de 2007 a Companhia de Fomento Mineral (CFM), localizada no Estado de Minas Gerais e com instalações próximas à Mina de Casa de Pedra, principal ativo de mineração da CSN.

O valor da aquisição é de até US$ 440 milhões, dos quais US$ 100 milhões foram pagos no ato da assinatura do contrato de compra e venda e US$ 250 milhões serão pagos no dia 1º de agosto de 2007. Os US$ 90 milhões restantes poderão ser pagos em 4 parcelas, em um prazo de 2 anos, desde que satisfeitas determinadas condições previstas no contrato de compra e venda. A aquisição será 100% financiada com recursos captados no mercado financeiro.

A CFM explora diversas minas de minério de ferro e também possui instalações de processamento de minério em operação no Estado de Minas Gerais. Em 2006 a CFM comercializou aproximadamente 3,6 milhões de toneladas de minério de ferro e no primeiro semestre de 2007 aproximadamente 2,7 milhões de toneladas. A empresa está expandindo a capacidade de produção de suas instalações e estima-se que no ano de 2008 as vendas da CFM atinjam 8 milhões de toneladas de minério de ferro. A previsão de produção da CFM para 2010 se amplia para 12 milhões de toneladas anuais.

Com essa aquisição, a Namisa consolida a sua posição nos mercados nacional e internacional de minério de ferro, com uma capacidade de vendas de até 10 milhões de toneladas previstas para 2008 e de até 15 milhões de toneladas, em 2009.

O diretor executivo de Mineração da CSN, Juarez Saliba, ao comentar a conclusão bem sucedida desse importante investimento disse que: “Essa aquisição está em perfeita sintonia com a estratégia já amplamente divulgada pela CSN ao Mercado, e transforma a Namisa - já em 2008 - numa empresa de porte internacional no seu setor”. | * http://www.csn.com.br/ri | Por: PR Newswire.

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