Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2011 - 11:50

Fundação PepsiCo anuncia doação de 5 milhões de dólares para o AquaFund do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Financiamento fornecerá acesso à água potável e saneamento para aproximadamente 500 mil pessoas na América Latina até o final de 2015.

Purchase, NY, EUA e Guayaquil, Equador - A Fundação PepsiCo anuncia hoje uma doação de US$ 5 milhões para o AquaFund, um fundo lançado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para facilitar o investimento em abastecimento de água e saneamento, recursos hídricos e manejo de resíduos sólidos e tratamento de águas residuais. A Fundação PepsiCo é a primeira doadora do setor privado a contribuir com o AquaFund.

O resultado da parceria público-privada iniciada no mês passado pode ser comprovado pelo benefício direto a aproximadamente 500 mil pessoas na América Latina até o final de 2015. O montante investido vai financiar uma série de projetos, incluindo empréstimos de microcrédito para água potável e projetos de saneamento na região.

O acordo AquaFund foi assinado hoje por Luis Montoya, presidente da divisão de Bebidas da PepsiCo para a América Latina, e Luis Alberto Moreno, presidente do BID, no Encontro Internacional do Meio Ambiente (CIMA), realizado em Guayaquil, Equador. O primeiro projeto AquaFund apoiado pela Fundação PepsiCo será lançado no Peru, enquanto outros projetos provavelmente serão implementados na Argentina, no Brasil, na Colômbia, na República Dominicana, em El Salvador, na Guatemala, no Haiti, em Honduras e no México.

"A PepsiCo e a Fundação PepsiCo estão profundamente comprometidos em respeitar o direito humano à água e anunciaram publicamente um objetivo global para fornecer acesso à água potável para três milhões de pessoas em países em desenvolvimento até 2015; esta parceria com o BID é um passo crucial para a realização desse objetivo", disse Indra Nooyi, presidente e CEO da PepsiCo e presidente da Fundação PepsiCo. "Com base na dinâmica da parceria público-privada com o BID que anunciamos em fevereiro, nossa contribuição para o AquaFund ajudará a impulsionar o desenvolvimento econômico e social em toda a América Latina".

"Na América Latina, mais de 20% da população rural não tem acesso a água potável e 45% não têm saneamento adequado", disse Luis Alberto Moreno, presidente do BID. "A PepsiCo é a primeira organização do setor privado a participar dos nossos inovadores fundos fiduciários regionais para atividades de desenvolvimento, e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto para expandir significativamente a iniciativa AquaFund, que abordará a crescente demanda por água potável e serviços de saneamento na região".

O anúncio de hoje marca também a expansão do microfinanciamento no setor de oferta de água, construindo uma iniciativa inovadora do setor privado que facilita empréstimos de microcrédito para água e saneamento, lançado na Índia com o apoio da Fundação PepsiCo e da Water.org, uma organização norte-americana sem fins lucrativos comprometida com o fornecimento de água potável e saneamento. A Fundação PepsiCo fez uma doação de 4,1 milhões para a Water.org em 2008. Em março de 2011, mais de 165 mil pessoas na Índia haviam recebido água e saneamento de melhor qualidade e mais de 50.000 instalações domésticas de água e saneamento tinham sido feitas como resultado desse programa.

O gerenciamento do uso da água é uma parte central da estratégia Performance com Propósito – missão da PepsiCo de oferecer crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e o planeta – e se baseia na história da PepsiCo e da Fundação de apoiar projetos focados em água potável e saneamento em países em desenvolvimento.

A parceria começou com uma iniciativa agrícola no México, que criou um mercado sustentável para girassóis fornecendo empréstimos e uma fonte de renda para cerca de 850 agricultores mexicanos e suas famílias. Os girassóis, aliás, são uma fonte de óleo de girassol alto oléico (HOSO) saudável para o coração para os produtos da PepsiCo produzidos no México com os nomes das marcas Sabritas e Gamesa-Quaker.

Através dessa parceria, a PepsiCo irá alavancar os pontos fortes financeiros e técnicos do BID para maximizar o impacto do programa e ganhar escala, enquanto o BID irá alavancar recursos da Fundação PepsiCo em nome da sua agenda de desenvolvimento para a América Latina e o Caribe.

Perfil-A PepsiCo oferece a maior carteira do mundo de marcas de bebidas e alimentos em bilhões de dólares, incluindo 19 diferentes linhas de produtos que geram mais de $ 1 bilhão em vendas de varejo anuais cada. Nossos negócios principais – Quaker, Tropicana, Gatorade, Frito-Lay e Pepsi Cola – também fazem centenas de outros alimentos saudáveis ??e nutritivos ??e bebidas com nomes respeitados em todo o mundo. Com uma receita líquida de aproximadamente $ 60 bilhões, os funcionários da PepsiCo estão unidos pelo nosso compromisso exclusivo com o crescimento sustentável, investindo em um futuro mais saudável para as pessoas e o nosso planeta, o que também significa um futuro mais bem-sucedido para a PepsiCo. Chamamos esse compromisso de Performance com Propósito: é a promessa da PepsiCo de fornecer uma ampla gama de alimentos e bebidas para o gosto local, de encontrar formas inovadoras para minimizar o impacto sobre o meio ambiente, inclusive mediante a conservação de energia e o uso da água, e a redução do volume de embalagens, de proporcionar um ótimo local de trabalho para os nossos associados; e de respeitar, apoiar e investir nas comunidades locais onde atuamos. [www.pepsico.com].

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - O BID é a principal fonte de financiamento multilateral e conhecimentos para o desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental na América Latina e no Caribe. As prioridades do BID são a redução da pobreza e da desigualdade; garantir o desenvolvimento sustentável; abordar a energia sustentável e as mudanças climáticas; abordar as necessidades especiais dos países mais pobres, promovendo a integração regional; e fomentar o desenvolvimento através do setor privado. O BID oferece oportunidades excepcionais de parceria em áreas de alto impacto social, alavancando a sua força financeira única como a maior fonte de financiamento do desenvolvimento para a América Latina e o Caribe. [ http://www.iadb.org/en/topics/public-private-partnerships/outreach-partnerships/outreach-partnerships, 1716.html].

A Iniciativa Oportunidades BID para a Maioria promove e financia modelos de negócios sustentáveis e baseados no mercado ??que envolvem empresas do setor privado, governos e comunidades locais no desenvolvimento e na oferta de produtos e serviços de qualidade para a maioria da população da América Latina e do Caribe. Sua finalidade é melhorar a qualidade de vida das comunidades de baixa renda.[http://www.iadb.org/en/topics/opportunities-for-the-majority/opportunities-for-the-majority, 1377.html].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira