Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2011 - 06:53

Assespro assina convênio com CompTIA em evento de posse da nova diretoria

Com a parceria, a entidade internacional entra no país para estimular o uso da certificação de profissionais e empresas de TI, contribuindo com a profissionalização do setor.

A nova Diretoria da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro) tomou posse na terça-feira, 15, em cerimônia realizada no Congresso Nacional. Luís Mário Luchetta assumiu como Presidente eleito e representará a instituição no período entre 2011 – 2012.

Durante o evento, a Assespro assinou convênio com a Associação da Indústria da Tecnologia da Computação (CompTIA), entidade sem fins lucrativos com mais de 25 anos de mercado e presente em 10 países. O acordo visa estimular o desenvolvimento de profissionais e empresas do setor de TI, incluindo fabricantes, distribuidores, revendedores e instituições educacionais, por meio de certificações independentes de fornecedores.

A CompTIA é conhecida mundialmente como a maior provedora de certificações de TI, independente de fornecedores, e comprova a aptidão dos profissionais em diversas áreas, como segurança, administração de rede, manutenção de computadores e administração de servidores. A Associação tem alcance internacional e a partir da aliança com a ASSESPRO passará a atuar também no mercado brasileiro, além da Austrália, Canadá, China, Alemanha, Índia, Japão, África do Sul, Coréia do Sul, Reino Unido e os Estados Unidos.

Além da assinatura do convênio, a cerimônia debateu pontos importantes referentes ao setor de TIC: contratação de fornecedores de TI pela Administração Pública Federal e o investimento em inovação tecnológica por parte das micro e pequenas empresas de software brasileiras.

Para palestrarem sobre os temas estiveram presentes Cristiano Rocha Heckert, Diretor de Serviços de Rede da Secretaria de Logística de Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério de Planejamento, e Silvio Lemos Meira, Cientista Chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

Heckert apresentou a recente Instrução Normativa (IN) 4/2010, que foi publicada no intuito de orientar os 216 órgãos (autarquias, secretarias especiais e fundações) que integram o Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (Sisp). A nova IN 4/2010 cria equipes que serão responsáveis pelas etapas de planejamento, contratação e gerenciamento do contrato de licitação do Governo junto aos fornecedores de TI.

Em sua palestra, o Diretor do SLTI ressaltou a importância de estar presente no evento da ASSESPRO. “Consideramos essencial dentro do Ministério do Planejamento manter o diálogo com o setor privado para sabermos o que está acontecendo no mercado, como forma de atualização. Encontros como este abrem canais para que o Governo consiga especificar melhor as diretrizes para as contratações futuras de fornecedores de TI. Temos também como meta fomentar o desenvolvimento tecnológico no país”.

Já para Meira as empresas de software precisam se preocupar com a inovação para não desaparecerem em dez anos. “Nesta década o SaaS e o Cloud Computing vão acabar com metade das micro e pequenas de software no Brasil se elas não pensarem em inovar tecnologicamente ou até em movimentos de fusão”, alertou.

Luchetta, da Assespro, ressaltou inclusive que o setor de TIC representa 7% do PIB do Brasil e pode crescer 50% nos próximos dez anos, caso haja preocupação com inovação e uma atenção especial do Governo para a desoneração do setor. “O software não pode ser tratado pelas leis tradicionais. Se ficarmos esperando, estaremos condenados a estagnação e perda de competitividade”, frisou.

Ao tomar posse oficialmente no dia 15 de março, o Presidente da ASSESPRO confirmou que manterá o compromisso da Associação no processo de desenvolvimento tecnológico no país, assim como de manter a visibilidade do setor junto à sociedade. ”Vamos atuar ativamente nas questões públicas que envolvem o uso de TIC em benefício da sociedade”, explica o Presidente.

A nova Diretoria da Associação para o período 2011-2012 agora é composta por: Luis Mario Luchetta – presidente; Ruben Delgado – vice-presidente de Articulação Política; Roberto Carlos Mayer – vice-presidente de Relações Públicas; Marcio Miorelli – vice-presidente de Planejamento e Governança; Paul Colcher – vice-presidente de Finanças e Sustentabilidade.

Assespro - Fundada em 1976, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, a Assespro está entre as entidades empresariais mais antigas do mundo no setor de TI. A Associação congrega mais de 1400 empresas do setor de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), e atua como legítima representante do setor na interlocução com o mercado e as autoridades constituídas[ www.assespro.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira