Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2011 - 07:01

MXM recebe certificação da SOFTEX

Após ter seus processos de desenvolvimento de software avaliados, a MXM Sistemas e Serviços de Informática recebeu certificação nível F – Gerenciado, do Modelo de Referência (MR – MPS), do programa mobilizador MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro). Esse programa tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da FINEP e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. No Brasil o projeto é desenvolvido pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, Softex, interagindo com as universidades e com o Governo Federal. A avaliação foi realizada em dezembro de 2010, pela FUMSOFT – Sociedade Mineira de Software, na Fábrica de Desenvolvimento, no Rio de Janeiro (RJ).

O programa MPS.BR, existente desde 2003, está fundamentado nas normas internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504, e é compatível com o modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration). Seu objetivo é estimular nas pequenas e médias empresas brasileiras a melhorias dos processos de software.

Para Guilherme Carrullo, vice-presidente da MXM, os benefícios da avaliação já podem ser observados: “As principais características comportamentais da nossa empresa são o excelente relacionamento entre os colaboradores e clima organizacional. Quando iniciamos o projeto, tínhamos o receio destes pontos se perderem em função da mudança cultural e de procedimentos. Ao final da avaliação, o que constatamos foi a plena participação da equipe de desenvolvimento em busca do objetivo final, com uma dedicação muito grande à melhoria do processo de software. Com o envolvimento de 96 profissionais, observamos que mudanças já ocorreram em nossos processos, trazendo um beneficio muito grande, não só para o controle interno dos projetos na empresa, mas, também, com visível reflexo na melhoria da qualidade junto aos clientes. Por tudo isso, nosso objetivo daqui para frente é amadurecer ainda mais nossos processo internos em busca dos próximos níveis de controle e avaliação”, afirmou.

De acordo com Adriana Roza da Silva Lima Santana, uma das representantes da empresa na equipe de avaliação, o bom resultado é fruto do trabalho em equipe. “A implementação do nível F do MPS.BR na MXM Sistemas foi um ótimo desafio para todos, do qual tenho orgulho em ter participado. Com o processo implantado podemos ver o enorme benefício em trabalhar com padrão, o que facilitou o acompanhamento dos projetos. Gostaria de agradecer a participação de toda a equipe que alcançou o sucesso desse projeto. Sabemos que não foi fácil, mas com toda certeza valeu a pena. Vamos continuar nessa caminhada, pois a busca pela melhoria é contínua”, disse declarou Adriana Roza da Silva Lima Santana, representante da MXM na equipe de avaliação.

Já para o avaliador líder, Andriele Ferreira Ribeiro, representante da MPS, a certificação é consequência de uma evolução da empresa: “A MXM está de parabéns pelo resultado conseguido. A avaliação apenas coroou um processo de amadurecimento e melhoria que ocorreu ao longo de vários meses. Além do cumprimento dos aspectos técnicos referentes ao modelo, a empresa demonstrou também ter uma equipe unida e um ambiente de trabalho bastante favorável”, parabenizou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira