Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2011 - 07:08

Ayrton Senna 50 anos: homenagens se encerram com ápice no Conjunto Nacional, dia 21


Diretoria do Instituto Ayrton Senna recebe escultura do designer Paulo Soláriz como última celebração ao cinqüentenário do ídolo. Palco da solenidade será a 2ª Semana Cultural da Velocidade, na data em que o piloto completaria 51 anos.

O dia 21 de março (segunda-feira), marca uma data importante para o automobilismo brasileiro, já que neste dia, em 1960, nascia o piloto Ayrton Senna. Em 2010 as homenagens ao cinquentenário do tricampeão mundial foram fartas e retratam a adoração do povo brasileiro ao nosso grande ídolo. Ao longo de todo o ano, o Instituto Ayrton Senna prestou tributo à memória do piloto, e agora mais uma reverência será realizada para encerrar o ciclo de homenagens.

O artista plástico e designer Paulo Soláriz, conhecido por criar obras que têm como principais temas o automobilismo e a velocidade, idealizou uma escultura que será doada ao Instituto Ayrton Senna na próxima segunda-feira, dia 21 de março, durante a 2ª Semana Cultural da Velocidade, exposição que tem curadoria de Soláriz. Em comemoração àquele que seria o 51º aniversário de Senna, e também fechando o ano de seu cinqüentenário, o designer oferece a belíssima e emocionante obra “Ayrton Senna 50 Anos”.

Com formas fluidas e clean, a peça é cheia de significados especiais, a exemplo do símbolo em representação do infinito localizado em seu centro. A escultura segue exposta até a data em que o evento se encerra e, posteriormente, será entregue pessoalmente por Soláriz a Viviane Senna, irmã de Ayrton e fundadora do Instituto Ayrton Senna, na sede da entidade.

A 2ª Semana Cultural da Velocidade, idealizada por Paulo Soláriz, está aberta ao público desde 15 de março e se estende até 2 de abril, no Espaço Cultural do Conjunto Nacional, em São Paulo. Lá, além de aproximadamente 15 carros que marcaram história nas competições brasileiras, estão expostas obras de arte, painéis fotográficos e objetos pessoais de pilotos, com destaque para os capacetes utilizados por Senna em algumas de suas glórias na Fórmula 1.

.[2ª Semana Cultural da Velocidade – Velocult, de 15 de março a 02 abril, no Espaço Cultural do Conjunto Nacional: Avenida Paulista, 2.073, São Paulo, SP> | www.velocult.com.br ].

Perfil-Paulo Soláriz atua no ramo artístico profissional há mais de 30 anos. Amante da velocidade e do automobilismo, o artista compõe esculturas contemporâneas com linhas fluídas e cleans. Já teve obras arrematadas pelo “chefão” da Formula 1, Bernie Ecclestone, além de ter elaborado o troféu da SP Indy 300 de 2010.

Iniciou sua carreira como projetista aeronáutico, passando por proprietário de academia de ginástica até se dedicar totalmente à arte. Com quatro anos de idade começou a desenhar, mas somente aos 35 anos passou a atuar profissionalmente com arte. Seu contato com o automobilismo começou na mesma época, quando o pai o levou a primeira edição das Mil Milhas Brasileiras, em 1956. O gosto pela velocidade o levou a ser piloto de motociclismo, nos anos 70, e até a fazer um curso de pilotagem de avião.

O artista segue o conceito da “arte pela arte”, abordando temas como o drama humano, o cotidiano, e, em especial, a emoção do momento, seja ele qual for. Paulo está à parte do tradicional e arroja ao utilizar uma nova forma de expressão, usando a velocidade como meio para mostrar o sentimento que surge da união entre energia, velocidade, cenário e cores. Em resumo, a plasticidade e emoção que somente um grande prêmio de Fórmula 1 tem. | www.paulosolaris.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira