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19/03/2011 - 07:23

ABDI promove capacitação tributária para o setor de cosméticos

Seminário ajudará empresários do Rio de Janeiro a entenderem as peculiaridades da tributação do setor.

Brasíli – Os brasileiros gastaram R$ 43 bilhões em produtos de higiene e cuidados pessoais em 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo na indústria da beleza e possui, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 1659 empresas de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), destas 146 no Rio de Janeiro. Para atender a uma demanda do empresariado, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promove o Seminário de Capacitação Tributária.

O curso será oferecido na próxima segunda-feira, 21 de março, no Rio de Janeiro (RJ) para esclarecer dúvidas sobre tributos federais, regionais e sobre substituição tributária para o segmento, além de orientar as empresas a fazerem planejamentos financeiros e fiscais. Voltado para empresários e contadores, a Capacitação integra o Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, executado em conjunto pela ABDI, Abihpec e Sebrae, que tem como meta atingir cerca de 250 empresas nacionais.

“A tributação é um gargalo até para as médias empresas, pois o setor tem um sistema de tarifação específico”, explica a líder de projeto de HPPC da ABDI, Junia Motta. Ela explica ainda que o curso é fruto de uma capacitação realizada em Brasília no final do ano passado e que envolveu advogados tributários, contadores e pessoas que lidam com impostos com o objetivo de formar multiplicadores.

Esse curso preparatório contou com 10 Estados que reproduzirão essa capacitação. O Rio Grande do Sul foi o primeiro a realizar o treinamento, que aconteceu em Porto Alegre, em fevereiro desse ano. Após o Rio de Janeiro já estão marcadas seminários em Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Belém (PA).

A palestrante do Seminário no Rio de Janeiro será a consultora do Sebrae/RJ, Helenita Lima, e o evento também contará com a participação do diretor executivo da Abihpec, Manoel Simões.

PDP- O setor de HPPC está inserido na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada pelo Governo Federal em 2008 e da qual a ABDI atua como Secretaria Executiva ao lado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos ministérios da Fazenda e Ciência e Tecnologia. A cadeia produtiva integra os Programas para fortalecer a Competitividade da PDP. Os Planos de Desenvolvimento Setorial, executados pela ABDI e parceiros entre 2005 e 2011, beneficiaram 675 empresas.

Entre as atividades foram criados manuais técnicos sobre Qualidade e Produção, Qualificação de Fornecedores, manual de Boas Práticas de Fabricação e de Laboratórios, Controle de Qualidade, entre outros. Outra iniciativa foi a criação de um grupo de entidades parceiras para mapeamento de laboratórios de HPPC e formação de rede para atender a demandas do setor. Entre as publicações foram lançados o Estudo Prospectivo 2008 – 2009 com mapa estratégico e mapa tecnológico com foco nos segmentos de cabelo e pele e ainda o Caderno de Tendências para orientar o planejamento das empresas. Além disso, foi produzido um vídeo sobre o Projeto Nacional de Regularização e Adequação Sanitária das Indústrias de HPPC. .[´Seminário de Capacitação Tributária, dia 21 de março de 2011 (segunda-feira), às 19h, na Rua Santa Luzia, nº. 685, 9º. Andar, Sala Bento Ribeiro Dantas – Centro, Rio de Janeiro/ RJ].

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