Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2011 - 07:55

José Padilha enriquece debate no RioContentMarket


Diretor de Tropa de Elite e Tropa de Elite 2 propõe novo modelo de distribuição para o cinema nacional .

A necessidade de evolução do mercado de produção cinematográfica brasileira foi o foco da palestra de José Padilha durante o segundo dia do RioContentMarket, que reuniu no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, autoridades, produtores e representantes da indústria audiovisual brasileira e internacional. O evento, que acontece até esta sexta-feira, já teve mais de 800 participantes e rodadas de negócios envolvendo cerca de 450 empresas, entre elas produtoras de conteúdo, canais de televisão, distribuidoras de conteúdo audiovisual, portais e empresas de telecomunicação.

Em sua palestra, o diretor dos sucessos Tropa de Elite e Tropa de Elite 2 falou sobre conteúdo independente e deu destaque a uma questão que há décadas é debatida: produção x distribuição. "Sou um produtor independente (Zazen produções) e, por isso tenho dois desafios. O primeiro deles é como fazer um conteúdo bem feito, e o segundo e como disponibilizá-lo. É preciso habilidades diferentes para lidar com cada um deles", disse, propondo medidas inovadoras.

Padilha relatou sua experiência para explicar à plateia como solucionar essas duas questões. Ele comparou os mercados americano e brasileiro. "Lá, os produtores procuram os distribuidores, que financiam os projetos. No Brasil, o produtor de conteúdo vai à busca de leis de incentivo, empréstimos, e, apesar dessa diferença, quando vai assinar o contrato, é igual ao que ocorre nos Estados Unidos. Nosso mercado é injusto, pois aqui a pessoa corre o risco e ainda não tem retorno", afirmou.

O diretor lembrou o fato ocorrido com Tropa de Elite, que vazou antes mesmo de estar finalizado, e foi pirateado e assistido por mais de 11 milhões de brasileiros. "Aprendi que o conteúdo, sozinho, pode funcionar. Mas aprendi também que ele vale muito se você for o dono", brincou. Diante de tal experiência, Padilha se muniu de todas as estratégias possíveis para fazer, produzir e lançar a continuação da história do Capitão Nascimento. Com uma estrutura de apenas cinco pessoas, montou sua distribuidora e, com isso, Tropa de Elite 2 faturou R$ 70 milhões. "Fiz as contas e, se tivesse assinado um contrato padrão com um distribuidor, muito mais de 50% da receita ficaria com ele", disse.

Diante dessa insatisfação com o modelo de cinema brasileiro, Padilha revelou que ele e outros profissionais já se mobilizam ao redor da ideia de os produtores de conteúdo fazerem sua própria distribuidora. "Hoje, todo o dinheiro arrecadado pelos exibidores é depositado na conta do distribuidor". Ao mesmo tempo, questionou porque a classe não se mobiliza contra isso. "Pedimos coisas erradas ao governo. Deveríamos pedir para que se mantenha as leis de incentivo e que o fundo setorial seja utilizado para financiar o PNA. Assim, aos poucos, o governo pode começar a mensurar os resultados enquanto diminui os incentivos. Alongo prazo, acredito que a distribuição ficará mais barata e os produtores não serão mais tão dependentes de verbas públicas", concluiu.

O RioContentMarket aconteceu até o dia 18 de março de 2011 (sexta-feira), no Hotel Windsor Barra (Avenida Lucio Costa 2.630, Barra da Tijuca). Programação completa no www.riocontentmarket.com.br Patrocínio: Oi, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Lei Estadual de Incentivo à Cultura nº 1.954/92, Rio Film Commission, RioFilme. Parceria: EBC - TV Brasil, ApexBrasil, BNDES e Secretaria do Audiovisual. Apoio: TV Globo, Multishow, GNT, Canal Brasil, Universal Channel, Esporte Interativo, Sesc TV, TV Câmara, Oi TV, Oi Futuro, Content House, Agência Ginga, BANFF, Next Media, Consulado do Canadá, Cinema do Brasil, 4º Forum de Cooperação Brasil Canadá, Consulado da França, Firjan, Ancine, Ministério das Relações Exteriores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira