Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2011 - 08:16

Empresário continua otimista, mas confiança cai ao menor nível desde 2009

Brasília – Embora ainda otimistas sobre o comportamento da economia e o desempenho das suas empresas, os empresários da indústria registraram neste mês de março o menor nível de expectativa desde outubro de 2009, revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), que atingiu 60,5 pontos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (18.03) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O ICEI varia de zero a cem. Valores acima de 50 indicam empresários confiantes.

O ICEI decresceu 1,3 ponto sobre fevereiro, quando atingira 61,8 pontos, e 7,2 pontos sobre março de 2010, ocasião em que chegou a 67,7 pontos. Segundo a CNI, “o otimismo é menos disseminado neste início de ano”. Tal situação, diz a pesquisa, “sinaliza que os empresários esperam um cenário menos otimista para seus negócios”.

O gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, afirma que o indicador vem mostrando ajustes desde o início do ano passado. “Apesar disso, o fato do ICEI se manter em um nível acima de 60 pontos significa que os empresários ainda estão otimistas e que, na expectativa deles, a economia deve se manter crescendo nos próximos seis meses”, analisa ele.

De acordo com Castelo Branco, o resultado é reflexo da desaceleração do crescimento da economia. “Esse ajuste vem acompanhando uma gradual ascendência da diminuição do ritmo de crescimento da economia, principalmente relacionado às atividades correntes, cujo desempenho tem sido mais moderado”, enfatiza.

A pesquisa da CNI revela que a queda no otimismo do empresariado em março ocorreu em todos os portes de empresa. Nas pequenas empresas ocorreu o maior declínio, com menos dois pontos ante fevereiro.

Por setores, o de limpeza e perfumaria foi um dos poucos com crescimento do ICEI em março, de 6,1pontos sobre o mês anterior. Em oposição, os setores com maior queda são os de equipamentos de transporte (menos 7,5 pontos), e o de material eletrônico e de comunicação (menos 6,9 pontos).

A região Norte é a única que apresenta crescimento do ICEI em relação a fevereiro, passando de 62,3 para 64,2 pontos. A principal queda ocorre na região Centro-Oeste, de 65,9, a pontuação cai para 63,4.

A pesquisa foi realizada entre 28 de fevereiro e 15 de março, com 1.728 empresas, das quais 950 pequenas, 533 médias e 245 grandes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira