Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2011 - 08:16

Mausa inaugura oficialmente instalações de seu novo complexo fabril


O novo parque fabril da Mausa, uma das principais fornecedoras de bens de capital sob encomenda do Brasil, localizada em Piracicaba (a 165 quilômetros de São Paulo), está em pleno funcionamento e já com índices positivos: ampliação de mercados, inovações por meio de modernas tecnologias e estrutura comparável às principais empresas do setor metal mecânico. O evento oficial de inauguração está marcado para o dia 23 de março (quarta-feira),com a participação de autoridades, fornecedores, parceiros e convidados. A programação contempla o hasteamento das bandeiras e uma visita técnica pelo complexo industrial. Com a fábrica e os departamentos em funcionamento nas novas instalações desde o dia 10 de novembro do ano passado, o balanço destes primeiros cinco meses é promissor, tomando-se por base um aumento expressivo no volume de exportações.

Numa área de 172 mil metros quadrados no Distrito Industrial Unileste (Piracicaba/SP), a nova fábrica da Mausa tem mais de 30 mil metros quadrados de área construída e demandou investimento na ordem de R$ 65 milhões. As previsões iniciais se confirmaram com o aumento da produção e a diversificação do mix de atuação. Essa estrutura possibilitou um grande e importante passo para a Mausa: a fabricação de mandrilhadoras fresadoras, equipamentos de grande porte e avançada tecnologia, utilizados em indústrias de manufatura mecânica.

A modernização do maquinário com a aquisição de centros de usinagem, de torneamento, entre outros, estão contribuindo, expressivamente, para o atendimento a essa demanda que pode ser ampliada em 30% devida à nova capacidade fabril. Para se ter uma ideia, o prédio que concentra a produção tem 25 mil metros quadrados, sendo que cada setor possui características específicas de iluminação, ventilação e layout de maquinário. Em mais outros 25 mil metros quadrados estão distribuídos pátios e vias internas. A área administrativa soma seis mil metros quadrados de modernas instalações.

Com sistemas integrados de segurança, recursos tecnológicos, gerenciamento central e, principalmente, instalações adequadas para cada tipo de atividade (fábrica, escritórios, logística, expedição, laboratórios entre outras) a nova Mausa abre oficialmente suas portas com foco na produção de bens de capital sob encomenda do Brasil com excelência, preços competitivos, padrão internacional e equipes altamente especializadas.

Fundada em 1948, a Mausa iniciou suas atividades fabricando e reformando equipamentos para a indústria açucareira. Atualmente atende aos setores sucroalcooleiro, químico e petroquímico, de papel e celulose, minerador, metalúrgico, hidrelétrico, siderúrgico e alimentício.

No mercado interno, exerce papel de destacada liderança, que se completa com exportações para vários países, tais como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México e Nigéria.

Sua linha de fabricação é composta, principalmente, por centrífugas automáticas, contínuas, filtradoras, decantadoras e pusher; escamadores resfriadores; filtros rotativos a vácuo e de pressão; auto-filtros e filtros prensa; pontes e pórticos rolantes; secadores rotativos; bombas de vácuo e evaporadores, e agora, mandrilhadoras fresadoras. Recentemente, a empresa foi recertificada pelo Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008.

O projeto- A planta do novo parque fabril da Mausa traz o que existe de mais moderno em termos de grandes construções, principalmente quanto aos aspectos de preservação ambiental. Um telhado duplo, confeccionado com telhas especiais, a iluminação zenital composta de placas prismáticas fornece iluminação natural e possibilita o isolamento do calor. A sensação de conforto térmico elimina a necessidade de ventilação adicional.

Ainda sobre a ventilação, as paredes com aberturas laterais permitem a circulação do ar no interior da produção, formando uma exaustão natural. Em outros pontos, como nos setores de usinagem e montagem, o ar circula em pressão positiva, inclusive passando por um filtro antes de entrar na fábrica.

A preocupação ambiental começou já no canteiro das obras, confeccionado com material reciclado e madeira de reflorestamento. Esse cuidado se manteve na aquisição de todo o mobiliário da empresa, que seguiu os mesmos padrões de sustentabilidade (madeira certificada ou de florestas reflorestadas).

Um lago com capacidade para dez milhões de litros recebe a água da chuva captada no telhado das instalações da fábrica para reuso posterior em diversas finalidades. Os excedentes líquidos da produção são direcionados para um compartimento específico, no qual recebem tratamento para seguirem corretamente às próximas etapas de descarte (sem danos e atendendo à legislação). Esse procedimento se repete com os materiais sólidos, que contam com um pavimento apropriado para a estocagem, de onde são retirados por empresas especializadas no recolhimento de resíduos industriais.

As áreas que necessitaram de iluminação artificial, como os escritórios, foram abastecidos com sistemas “inteligentes”, compostos por lâmpadas de alta capacidade e baixo consumo energético. Também a iluminação natural foi aproveitada com a instalação de janelas predominantemente de vidro com proteção contra raios ultravioleta.

As pessoas- Desde sua fundação, uma das características da empresa é a preocupação com o bem-estar de seus funcionários. E não foi diferente na definição dos detalhes desta nova planta. Na nova Mausa, os funcionários têm condições de desenvolverem suas funções em instalações adequadas, onde o layout privilegia a ergonomia e a qualidade de vida dos mesmos. Entre os exemplos estão refeitórios com ar-condicionado, biblioteca equipada com computadores de última geração, área de descanso/lazer ao ar livre e internas (com opções de jogos e entretenimento), vestiários e estacionamentos com monitoramento de segurança.

Raio x da Nova Mausa: Área total - 172 mil m2 | Área construída- 30.700 mil m2 |Prédio da Produção- 25 mil m2| Prédio-Administrativo | 5.700 mil m2. Pátios e vias internas de 25 mil m2.

.O Novo parque fabril da Mausa fica no Distrito Industrial Unileste - Av. Comendador Leopoldo Dedini, 500.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira