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Produtos biológicos complementam o manejo de pragas e doenças

MSc. Fabrizio Carbone Romano, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Biológicos da BASF para América Latina.

Com ação distinta da exercida pelos produtos químicos, os produtos biológicos se destacam pela atuação no manejo integrado de pragas e doenças. Os produtos desse seguimento podem ser posicionados em programas de controle, principalmente para o manejo de resistência de populações e resíduos em pré ou pós-colheitas. Em geral, os produtos biológicos são específicos ou mais seletivos, contribuindo para maior preservação do controle natural em agroecossistemas.

Os produtos biológicos agem de distintas maneiras. O controle de pragas e doenças pode ser feito utilizando inimigos naturais, feromônios sexuais, fungos, bactérias, vírus e extratos ou óleos vegetais. Dentre essa larga gama, destacamos os benefícios dos feromônios e dos biofungicidas para a fruticultura.

Dentre os diversos tipos de feromônios, os hormônios sexuais são utilizados para o monitoramento e controle de pragas. A técnica utilizada para controle é conhecida como confusão sexual de machos. O uso no campo ocorre da seguinte maneira: primeiramente alocando (armadilhas contendo o feromônio sexual) nas áreas de produção com o propósito de atrair insetos do sexo masculino de determinada espécie. Com a observação periódica, os técnicos são capazes de reunirem dados como: surgimento da praga, densidade populacional ao longo da safra e identificação de áreas com maiores e menores infestações. Após a pulverização com inseticidas convencionais para diminuir a população da espécie, são colocados a campo em torno de 500 "dispensers" ou liberadores com maior concentração do feromônio sexual. Em resumo, os machos ficam confusos, já que são incapazes de localizar a fonte de feromônio produzida pela fêmea. Esse processo evita a cópula, e consequentemente, a perpetuação da espécie na área.

A grande vantagem desta tecnologia é a redução da densidade populacional da praga para índices inferiores ao de tomada de decisão de controle. Esse sistema de supressão populacional também possui uma ação de controle duradoura (até 180 dias). Portanto, a tecnologia, é importante ferramenta no manejo de pragas visando o controle da espécie. A técnica de confusão sexual dos machos já é utilizada em diversas partes do mundo com destaque para a cultura da maçã.

Outros produtos importantes para a fruticultura são os fungicidas. Os bio fungicidas também podem ser utilizados visando a melhor eficiência do manejo de determinadas doenças em fruticultura, além da pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas, a introdução de biofungicidas em programas de manejo é uma grande estratégia aliada à fitotecnia em fruticultura. Um exemplo é o composto desenvolvido a partir da bactéria gran-positiva Bacillus subtilis (QST 713). Trata-se de um agente biológico não patogênico, comum no solo e na água. O produto age como uma ferramenta de proteção e tem como característica principal inibir o desenvolvimento de outros agentes biológicos, além de possuir lipopeptídeos, os quais atuam em sítios de ação completamente distintos das moléculas dos demais fungicidas utilizados no manejo de algumas doenças.

Com isso, os fruticultores têm mais uma solução ou ferramenta para suas atuais necessidades dentro da cadeia de valor da produção de alimentos. Agindo de maneira eficaz, o biofungicida pode ser aplicado próximo à colheita objetivando o manejo de resíduos. Desta maneira, os produtores passam a ter acesso aos mercados de alto valor como grandes varejistas e exportadores que apresentam rigorosas restrições a resíduos. Cabe salientar que o biofungicida está isento dos limites de tolerância de resíduos (LMR), razão pela qual, vem sendo empregado em muitos países da Europa, Américas do Norte, Central e Latina.

De acordo com dados consolidados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Clima Temperado), o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com 42 milhões de toneladas produzidas de um total de 340 milhões de toneladas colhidas em todo o mundo anualmente. Apesar dos números expressivos em produção, o país ocupa a 12ª posição na exportação de frutas. Os números demonstram o potencial brasileiro para a fruticultura e indicam que o país tem a oportunidade de acessar novos mercados. Por esta razão, a indústria deve investir em tecnologia e inovação para disponibilizar aos fruticultores produtos e soluções que auxiliem no manejo de resistência de doenças e pragas e agreguem valor ao campo, permitindo a abertura de novos mercados.

Divisão de Proteção de Cultivos da BASF - Com vendas de € 3.646 milhões em 2009, dos quais € 838 milhões são da América Latina, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é uma das líderes em defensivos agrícolas e uma forte parceira da agroindústria ao fornecer fungicidas, inseticidas e herbicidas altamente estabelecidos e inovadores. Os agricultores usam os produtos e serviços da BASF para melhorar a rentabilidade e a qualidade de suas colheitas. Os produtos da BASF também são usados em saúde pública, controle de pragas estruturais/urbanas, plantas ornamentais e gramados, controle de vegetação e silvicultura. A BASF tem por objetivo transformar conhecimento em sucesso imediato. A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF visa ser a empresa líder em inovações, otimizando a produção agrícola, melhorando a nutrição e, desta forma, aumentando a qualidade de vida da população mundial em constante crescimento. [www.agro.basf.com.br.]

Perfil da BASF - A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 50 bilhões de euros em 2009 e contava, aproximadamente, com 105.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). [www.basf.com].

- As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €2.92 bilhões de euros em 2009 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 5.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2009.

BASF. A caminho dos 100 anos de Brasil em 2011. Transformando a Química da Vida.

Esta temática foi definida após pesquisa com a liderança da empresa, com o objetivo de reforçar a responsabilidade histórica da companhia, e está alinhada com a sua estratégia de atuação. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é gerar vida. Com base neste conceito, funcionários, clientes, comunidade e todos os públicos com os quais a empresa interage irão compreender esse importante marco na trajetória da organização.

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