Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2007 - 08:38

Hospital Costa Cavalcanti traz para Foz técnica cardíaca de ponta

Uma nova tecnologia vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes com insuficiência cardíaca grave. Trata-se de um marca-passo denominado multissítio, também chamado de ressincronizador. O dispositivo é implantado dentro do coração para ajudar o órgão a bombear o sangue com maior eficiência.

Um homem de 58 anos foi o primeiro paciente a receber o implante em Foz do Iguaçu. A cirurgia foi comandada pelos cirurgiões cardíacos Glauco Pina e Carlos Passerino, da equipe de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Ministro Costa Cavalcanti. “O eletrocardiograma dele estava bastante alterado e teve uma melhora tão significativa que ele teve alta no terceiro dia após o implante”, explica Glauco Pina.

Avanço – A ineficácia no tratamento com remédios é uma das indicações do implante. A técnica traz várias vantagens para os pacientes, entre elas, a redução do número de medicamentos e a melhora da qualidade de vida, permitindo em alguns casos, que eles retornem à atividades antes limitadas como caminhadas ou exercícios de médio esforço.

Esse avanço tecnológico, já utilizado em outros centros, está inicialmente disponível para particulares e planos de saúde. “Esse marca-passo traz uma nova esperança para pacientes portadores de insuficiência cardíaca e comprova a seriedade do trabalho iniciado há cinco anos no hospital”, destaca Glauco. Nesse período já foram realizados mais de 700 procedimentos cardíacos. A Unidade de Cirurgia Cardiovascular é atualmente um dos serviços de referência do Costa Cavalcanti e atende usuários de Foz, Argentina, Paraguai e cidades do Oeste do Paraná.

O que é insuficiência cardíaca? A doença atinge cerca de 2,5 milhões de brasileiros. O coração é um músculo formado por duas metades, a direita e a esquerda. Quando uma dessas cavidades falha como bomba, não sendo capaz de enviar adiante todo o sangue que recebe, falamos que há insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca não é uma doença do coração por si só. É uma incapacidade do coração efetuar as suas funções de forma adequada como conseqüência de outras doenças, do próprio coração ou de outros órgãos. Segundo os médicos, ela ocorre devido a vários problemas, entre lesões nas válvulas ou artérias coronárias, hipertensão arterial, alterações congênitas no coração, febre reumática e problemas do próprio músculo cardíaco.

A insuficiência cardíaca é a fase final comum de todos os problemas do coração e representa a terceira maior causa de internações nos hospitais, atrás somente das internações por parto e das doenças mentais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira