Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2011 - 09:52

Catolicismo Midiático


A intelectual guatemalteca e atual professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) Brenda Carranza desenvolve o interessante estudo que todos que acessam a WEB e ligam a televisão se deparam de uma forma ou de outra. O novo site e participação papal de programas TV, os Show-Missas do Pe Marcelo Rossi o uso de blogs entre outros.

O texto é fruto da tese de doutorado realizada durante seis anos na UNICAMP (Universidade de Campinas). O original consta de 600 páginas. Esse texto foi uma versão revisada para a publicação de um livro comercial, com linguagem mais simples e menos fontes bibliográficas, depoimentos e notas de rodapé e tornando mais acessível ao público. A autora conta sobre a nova estratégia da igreja católica:

“Se compreendemos que a identidade é uma matriz flexível que busca estratégias para sobreviver às mudanças, evidentemente, que o “ser católico” se refaz a cada época, mudando segundo os tempos. Isto é, a realidade histórica não deixa ilesos os processos institucionais e a maneira como as igrejas dialogam com a sociedade. Por isso, o uso da mídia não só modifica determinados setores da Igreja, mas muda as próprias concepções que o cristianismo tem de si mesmo, portanto, as novas formas de comunicação afetam o campo religioso como um todo”.

Toda a sociedade está criando uma nova forma de se relacionar com a absorção de cultura, de consumo e mesmo as relações interpessoais com a grande permanência das famílias reunidas em volta da televisão ou de forma mais ‘solitária’ criando verdadeiras vidas virtuais, principalmente em centros urbanos. Isso também tem afetado a vida e a forma religiosa com que as pessoas lidam com sua espiritualidade:

“Talvez, a prática religiosa das novas gerações esteja sofrendo uma transformação, isso inclui os ritos religiosos, como eucaristias (missas) e cultos, mas não acredito que a única causa seja a mídia. Penso que existem outros fatores como: a multiplicação de inúmeras ofertas que preenchem de sentido a vida do homem e mulher urbanos. A urbe se converte num imenso potencial de entretenimento e de socialização”.

A ‘grande mídia’, principalmente a Rede Globo que historicamente tem profunda entrada nos lares das famílias brasileiras e outros canais que possuem forte programação religiosa, tem criado, como a tendência mundial da criação de celebridades em que vertentes da igreja católica também usa destas técnicas para levar sua mensagem ao grande público:

“Com o apoio incondicional da mídia comercial (vide Rede Globo) e um eco magnífico na mídia católica, padre Marcelo ajudará consolidar uma presença católica perante a sociedade brasileira. Mas esse quadro tem mudado nos últimos anos com a ascensão do Pe. Fabio de Melo que vem contando com o mesmo apoio e investimento estratégico mercadológico. Entretanto, tudo indica que mais que concorrentes comerciais eles têm complementado um nicho de mercado em formação, que é a mídia religiosa católica. O meu livro aborda essa interação e assinala como esse mercado é reforçado quando muitos padres, leigos, diáconos, jovens, bandas e religiosos/as acompanham essa ascensão midiática, embora não tenham o mesmo potencial comercial” afirma Brenda Carranza.

Autora: Brenda Carranza, originária da Guatemala, residente no Brasil desde 1990. Formada Teologia/PUC-Campinas e em Ciências Sociais/ UNICAMP; Mestre em sociologia e doutora Ciências Sociais/UNICAMP. Atuação profissional: Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Área de concentração Antropologia Teológica.

Últimas publicações: Novas Comunidades Católicas. Editora Idéias & Letras, 2009; Catolicismo midiático, Editora Idéias & Letras, 2011.

Coordenação editorial: Coleção: Sujeitos & Sociedades, Editora Idéias & Letras Assessoria permanente e esporádica: Instituto Nacional de Pastoral INP/CNBB; Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB); Consejo Episcopal Latinoamericano (CELAM) Linhas de pesquisa: Catolicismo, pentecostalismo, fundamentalismo, cultura midiática, cultura urbana, juventude, subjetividades, novas gerações.

Grupos e Projetos de pesquisa em andamento: Projecto de investigación: Catolicismo popular e religiões afrocubanas. Profª. Brenda Carranza (responsável). Financiado por la Arquidiocese de Santiago de Cuba;

Projeto internacional Center for the Study of Latin American Pentecostalism. Prof. Paul Freston (responsável). Financiado pela Pentecostal and Charismatic Research Initiative (PCRI) da University of Southern California (directed by Prof. Donald);Projecto de Investigación internacional e Interdisciplinar de Pastoral Urbana en América Latina. Profª. Margit Eckholt (diretora do proyecto), locado na Universität Osnabrück/Alemania.

.[360 Páginas | Edição: 1ª| Ano: 2011 | Coleção: Sujeitos e Sociedade (Coordenada por Brenda Carranza) | ISBN: 978-85-7698-078-0 | Formato: 16 cm x 23 cm | Valor: R$ 40,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira