Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2007 - 08:43

Compromisso com meio ambiente marca participação da Celulose Irani na Fipan 2007


A Celulose Irani, uma das principais empresas brasileiras de papel e embalagens, participa pela terceira vez consecutiva da Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos - Fipan. Produtora de celulose, papel Kraft, chapas e caixas de papelão ondulado, móveis e resinas, a IRANI tem em sua missão o compromisso de ofertar produtos com absoluto respeito ao meio ambiente, garantindo a sustentabilidade de seus negócios.

Entre as ações que priorizam o meio ambiente, está o alto investimento em equipamentos que utilizam energia limpa e aproveitam a biomassa gerada na produção de celulose e papel. Foi essa estratégia que rendeu à empresa o título de primeira no setor de papel e embalagem a comercializar créditos de carbono pelo Protocolo de Kyoto, por meio da instalação de uma usina de co-geração de energia de biomassa que gera, em média, 9,43 MW de energia elétrica, além da redução potencial da emissão na atmosfera de 3.702.046 mil toneladas de carbono (CO2) equivalente, em 21 anos.

Além disso, no ano passado, a Irani inaugurou uma planta de recuperação de produtos químicos que permite a reciclagem de 88% dos resíduos químicos e aumenta em 30% a produção de celulose. A Unidade Florestal, do mesmo modo, está pautada na política ambiental da empresa, desenvolvendo projetos que buscam diminuir os impactos ambientais em suas atividades, conservando os recursos naturais e contribuindo para a preservação da biodiversidade, como o fato de abolir a utilização do fogo no preparo de solo na silvicultura e a mecanização da colheita florestal feita com máquinas que causam menos impactos no solo.

A empresa acaba de divulgar o Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2006, que oferece o balanço ambiental. Entre os dados mais relevantes, merece destaque o consumo de energia proveniente de recursos naturais renováveis, utilizando resíduos florestais que antes, eram depositados em aterros. Hoje, os resíduos são reutilizados na Usina de Co-geração, reduzindo as implicações ambientais. A IRANI também reutiliza as aparas na produção de papel misto.

Celulose Irani está entre as 5 maiores empresas de papel e investe 110 milhões no aumento da produção - Fundado em 1941, a Celulose Irani produz papéis, chapas e embalagens de papelão ondulado, móveis de pinus e resinas, está entre os 10 maiores produtores de papel do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel – Bracelpa; e é a 5ª no segmento de papéis para embalagens.

A IRANI é líder no mercado nacional de papel Kraft pardo de 100% fibra virgem de baixa gramatura. Durante o ano de 2006, segundo o Relatório de Sustentabilidade divulgado recentemente, aumentou a produção de papéis para 172.204 toneladas e alcançou um faturamento que corresponde a 41,41% de sua receita. Para a produção de chapas e caixas de papelão ondulado, segundo Sérgio Ribas, diretor de marketing e vendas da Celulose Irani, a empresa aumentará a produção de papelão ondulado, considerado como o termômetro da economia, em 65%, nos dois próximos anos, com um investimento de cerca de R$ 110 milhões nessa produção.

Na linha de produtos de papéis da Empresa estão o papel Kraft Pardo e Branco de 30 a 200 g/m² nas linhas FineKraft, FlashKraft, FlatKraft, FlexiKraft e FancyKraft. Para a produção de chapas e caixas de papelão ondulado, a empresa produz os tradicionais Kraft Liner, Test Liner, Miolo e Capinha. Além disso, papéis Kraft especiais podem ser produzidos com características diferenciadas como: resistência à umidade, pH neutro, entre outras.

Para se manter como líder, a Irani faz constantes investimentos em tecnologia, máquinas, equipamentos, laboratórios de controle de qualidade e formação profissional para a geração de valor para os clientes.

Irani investe na qualidade e segurança das suas embalagens

Preocupada em atender as necessidades de seus clientes e garantir a segurança do consumidor final, a empresa criou o Selo Irani de Qualidade, atestando que o estabelecimento comercial utiliza papel certificado para embalar produtos que entram em contato direto com alimentos. A IRANI emprega produtos com 100% fibra virgem.

O papel IRANI tem certificação Adolfo Lutz e CETEA para contato direito com alimentos. | Foto: Usina de Co-geração da Celulose Irani

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira