Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2011 - 10:03

O Brasil descobre o aperitivo gostoso e saudável


Nas capitais que lançam moda e tendência como Nova York, o edamame já figura entre as entradas ou aperitivos em cardápios de restaurantes badalados, como é o caso do Nobu, em uptown Manhattan. No Japão é servido como acompanhamento perfeito para a cerveja e o saquê. Agora, a soja na vagem – edamame – chega também ao Brasil, depois de conquistar vários aficionados no mundo das celebridades e ser recomendado por Oprah Winfrey.

Um dos diferenciais que tem mantido o burburinho ao redor do produto é o fato dele ser um aperitivo ao mesmo tempo saudável, de baixa caloria – uma porção de 150 gramas tem aproximadamente 90 calorias (parte comestível) – e muito saboroso. Prepará-lo é muito simples: basta água quente e sal. Mas degustá-lo pode tornar-se um gostoso ritual entre amigos.

Edamame reduz o mau colesterol - “No brasil, com o popular hábito de tomar umdhopinho, ter o edamame como acompanhamento pode se constituir num hábito alimentar saudável”, afirma Mercedes Concórdia Carrão Panizzi, coordenadora do Núcleo Temático de Utilização Pós-Colheita e Segurança Alimentar da Embrapa Soja.

O edamame é produto não-transgênico. Segundo a especialista, ele reduz o mau colesterol (LDL) e eleva o bom (HDL). É rico em proteínas (13%), contém reduzido teor de óleo (5,7%) e gordura hidrogenada, além de apresentar teores razoáveis de minerais, fósforo (!%* m/100g), cálcio (78mg/100g), vitaminas B1 (0,4mg/100g) e B2 (0,17 mg/100g). Possui ainda isoflavonas – compostos bioativos benéficos para a saúde humana -, vitamina C e pró-vitamina A. Seu teor de açúcares é relativamente baixo comparado com outros feijões, além de ser boa fonte de fibra e possuir alto poder de saciedade.

O produto é importado com exclusividade pela empresa nacional Kalena [www.kalenafoods.com.br], recém-chegada ao mercado, e comercializado sob a marca Veggie – própria da empresa – em pacotes congelados de 300 gramas para supermercados e de um quilo para o food service.

Possui certificação dos órgãos FDA (Food and Drug Administration), HACCP (hazard analysis and Critical control Point) e Kosher, com processo de produção auditado pela SGS (Systems & Services Certification).

Modo de preparo: Em casa – 1) Cozinhe o edamame em água fervente por 3 minutos. 2) Escorra as vagens, polvilhe com sal e sirva-as quentes ou frias.

Em escritórios e redações – 1) Coloque o edamame em um recipiente. Acrescente árua fervente e aguarde 4 minutos. 2) Escorra as vagens, polvilhe com sal e sirva-as quentes ou frias.

Como consumir: Leve o alimento à boca, puxe os grãos com os dentes. Não consuma a vagem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira