Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2011 - 09:58

Visita de Obama movimenta as redes sociais


O líder dos Estados Unidos virou um dos principais assuntos entre os internautas no último fim de semana.

Na sexta-feira, dia anterior e nos dois dias seguintes [sábado e domingo], a presença de Obama nas redes sociais chegou perto das 150 mil menções, de acordo com o Buzzmetrics, ferramenta de análise das redes do IBOPE Nielsen Online.

Em dias normais, as menções ao nome do presidente norte-americano no Brasil não chegam a mil. Com a visita, no entanto, foi detectado um crescimento bem acentuado na segunda-feira que precedia a chegada de Obama, onde seu nome fora citado quase 4.500 vezes. O pico foi no sábado, com mais de 65 mil citações, seguido pelas 56 mil menções do domingo e pelas 28 mil na sexta.

Evolução das mensagens com Obama de 10/mar a 21/mar:

No domingo, houve mais de 5,4 mil menções ao discurso de Obama no Twitter, a rede que nesta segunda completou 5 anos de existência.

As mensagens sobre Barack Obama, de um modo geral, tinham um tom amigável, sobressaltando a sua capacidade de oratória e a sua humildade. No entanto, o presidente não foi o único destaque nas discussões. Os internautas também rasgaram elogios à primeira dama Michelle Obama, principalmente devido à sua elegância e à sua simplicidade.

Lula foi outro nome bastante presente nas mensagens que citavam Obama. Durante o período da visita, muitos internautas compararam o carisma de Obama ao do ex-presidente brasileiro. Mas o teor das mensagens não foi apenas amistoso. Muitas menções indagavam e especulavam o real motivo pelo qual Lula não teria ido ao almoço com o líder norte-americano.

Nuvem de palavras das mensagens com Obama de18/mar 20/mar: .Fonte: IBOPE Nielsen Online, Buzz Metrics

Buzzmetrics- Atualmente, a cobertura na língua portuguesa do BuzzMetrics é de mais de 4,5 milhões de blogs, 70.000 fóruns e 50 milhões de comentários. Por meio de uma palavra-chave é possível identificar quantas vezes empresas, marcas, produtos, campanhas ou eventos foram citados em redes sociais, blogs, microblogs, fóruns, vídeos e conteúdo online de mídias tradicionais.

A ferramenta não só permite o entendimento das percepções dos consumidores online, como também seu poder de influência: quanto se fala, quem fala e quem escuta, como e onde se fala, do que se fala e o sentimento que prevalece em cada comentário.

Perfil-O IBOPE Nielsen Online é uma joint-venture entre o IBOPE Media - unidade de negócios do Grupo IBOPE especializada em pesquisa de mídia - e a americana The Nielsen Company. Líder mundial em mensuração do comportamento dos usuários da internet, a Nielsen Online está presente em dez países e conta com o maior painel de internautas do mercado - mais de 200 mil indivíduos monitorados. O IBOPE Nielsen Online, por meio de uma tecnologia proprietária, mede as atividades dos usuários na web, o movimento publicitário online e fornece dados sobre a internet no Brasil e no mundo.

IBOPE - Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina e fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, internet, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. Seus principais negócios estão concentrados nas empresas IBOPE Media e IBOPE Inteligência. |* Twitter: @grupoibope

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira