Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2011 - 10:07

Mais de 1,6 mil empresas utilizam a rede de laboratórios do SENAI/SC por ano

Aumento de serviços laboratoriais prestados nos 13 laboratórios da instituição em 2010 foi 23% maior que no ano anterior.

Um número cada vez maior de empresas está descobrindo a importância de assegurar a qualidade de seus produtos, seja por iniciativa própria ou para atender exigências legais e de mercado. Só no ano de 2010, mais de 1,6 mil empresas do Brasil e do exterior utilizaram os serviços laboratoriais do SENAI/SC. Ao todo, mais de 177 mil ensaios foram realizados nos 13 laboratórios que compõem a rede, 33 mil a mais que no ano anterior. E para este ano a expectativa de crescimento de 20% do resultado em relação a 2010.

"Está no planejamento do SENAI ampliar o número de ensaios e aprimorar os procedimentos de logística para melhorar a coleta de amostras em condições específicas para os ensaios. Estamos sempre trabalhando para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros", afirma Sérgio Roberto Arruda, diretor regional do SENAI Santa Catarina.

Os serviços laboratoriais podem ser utilizados pelas empresa com o objetivo de que o relatório técnico sugira melhorias no produto. Também serve para que indústrias exportadoras possam ter seus materiais avaliados por um laboratório acreditado por um órgão internacional, uma exigência adotada em diversos países. Com a averiguação, as mercadorias são certificadas e as empresas recebem laudos técnicos emitidos na língua do país importador.

Por meio dos serviços de metrologia da rede de laboratórios do SENAI/SC, as indústrias podem avaliar a conformidade de seus produtos com normas técnicas e padrões internacionais. Na Buettner, indústria têxtil de Brusque, os ensaios são realizados em toda a cadeia produtiva - desde o algodão até a aplicação de cores. As análises são realizadas nos laboratórios de Ensaios Físicos e Químicos de Brusque. "Chegamos a enviar 2 mil amostras por fardo para que o laboratório faça o controle de qualidade e certifique a matéria-prima e o produto acabado", conta Sérgio Gamba, gerente de qualidade da Buettner.

Em Santa Catarina, são oferecidos ensaios para o controle de qualidade de águas e efluentes, alimentação, construção civil, emissões atmosféricas, madeira e mobiliário, metal-mecânica, polímeros, têxtil e vestuário. A qualidade e a segurança dos ensaios são acreditados por órgãos oficiais, como o Inmetro. Os serviços podem ser pagos com o cartão BNDES. [www.fiescnet.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira