Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2011 - 10:22

Armazenamento de células-tronco, o verdadeiro seguro de vida

Cada vez mais valorizado, o armazenamento do cordão umbilical vem se tornando opção válida para garantir o futuro das crianças .

Recuperação de pacientes que tenham sofrido queimaduras graves, tratamento da cirrose avançada em estado terminal e busca do aumento da eficiência no tratamento de doenças de difícil regeneração. Estes são apenas alguns exemplos das aplicações das chamadas células-tronco que a medicina tem feito na busca do tratamento e mesmo cura de diversas enfermidades.

Uma grande fonte de células-tronco no corpo humano é o cordão umbilical. E, diferentemente das células-tronco da medula óssea, as do sangue umbilical e da placenta possuem menor reatividade do sistema imunológico, permitindo o uso em transplantes não-aparentados idênticos ou parcialmente idênticos com menos complicações.

Nos países desenvolvidos, o número de transplantes de medula óssea por milhão de habitantes é, em média, três ou quatro vezes maior do que os realizados no Brasil. Mas, a cada ano, essa diferença vem tendo uma considerável diminuição, pois os brasileiros estão mais conscientes da importância do armazenamento das células tronco.

Diversos fatores provocam essas mudanças. Entre eles, a informação difundida através dos meios de comunicação e o exemplo dado por pessoas públicas como Eriberto Leão, Letícia Spiller e Juliana Paes, que fizeram o armazenamento de células-troco dos seus filhos e são personalidades que possuem forte apelo popular. Isso faz com que as pessoas confiem no procedimento e passem a considerá-lo como uma opção válida e viável, além de estimular o interesse pelo assunto.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há uma demanda de aproximadamente 1,5 mil pacientes com indicação de transplante de medula que não encontram doador compatível. Este é mais um fator de aumento da demanda para armazenamento de células-tronco. As células do sangue do cordão umbilical são o novo caminho que vem sendo percorrido pela medicina moderna regenerativa, uma vez que, ao se dividirem, podem se transformar em qualquer um dos tipos de células que compõem o corpo humano.

Isso faz com que as células-tronco do cordão umbilical sejam uma grande promessa de cura para várias doenças, como leucemia linfóide aguda, leucemia mielóide crônica, neuroblastoma, síndromes de falência da medula óssea e diversos tipos de anemias como a aplástica, a de Fanconi, a falciforme e a talassemia. Se houver necessidade de transplante, essas células do cordão umbilical, quando coletadas, ficam imediatamente disponíveis e não há necessidade de localizar um doador compatível.

Cordcell – A CordCell (www.cordcell.com.br) é o único serviço de congelamento de células-tronco que está inserido em um Centro de Terapia Celular e presta serviços de criogenia de células-tronco do cordão umbilical e placentário contando com laboratórios próprios de alta complexidade. Eles realizam testes elaborados de avaliação do material coletado. Além disso, executam procedimentos de isolamento e cultivo celular em laboratórios especiais (salas biolimpas) para serem utilizados em protocolos inovadores de tratamento e pesquisa em terapia celular.

A CordCell também é a única empresa que disponibiliza, sem custo adicional, um convênio médico que garante o acompanhamento clínico com especialistas (hematologistas, oncologistas e oncopediatras) nos casos em que for necessário utilizar as células-tronco. Com sede em São Paulo, o laboratório possui escritórios no Recife, em Brasília e no Rio de Janeiro. |www.cordcell.com.br | Central de Atendimento: 0800-7722200 .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira