Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2011 - 10:22

São Paulo é sede de Congresso Internacional que discute a Marca Brasil

Maior evento de comunicação global já feito no país espera cerca de 900 convidados e reúne, no palco, 155 líderes de comunicação empresarial, digital, branding, publicidade, marketing, relações públicas e jornalismo

São Paulo – Depois de dez meses de trabalho, iniciados em maio de 2010, com anotações no bloco de notas de um aparelho celular, o presidente do CILIC (Congresso Internacional para Líderes da Comunicação) anunciou no dia 22 de mar;o (ter;a-ffeira), os 155 nomes que irão compor os painéis desse que será o maior encontro de comunicação global já feito no país, voltado somente para profissionais do setor.

As inscrições foram abertas simultaneamente ao anúncio e já podem ser feitas pelo site: www.cilic.com.br. Cerca de 900 profissionais são esperados para o encontro de dois dias, entre 9 e 10 de maio de 2011, no Teatro Alfa e nas salas do Hotel Transamérica São Paulo. Os principais patrocinadores são Heineken, Tetra Pak e Embraer.

Entre painelistas, debatedores e mediadores, nomes como Roberto Duailibi, presidente da DPZ, Mário Moyses, presidente da Embratur, Abel Reis, presidente da Agência Click e Rodrigo Baena Soares, porta-voz da Presidência da República e líder de imprensa internacional para a Secretaria de Comunicação Social (Secom), encabeçam uma lista de líderes empresariais, de comunicação empresarial, digital, branding, publicidade, marketing, relações públicas e jornalismo.

“O CILIC, como batizamos o congresso, discutirá pela primeira vez, em um evento de comunicação global, a responsabilidade que os gestores das mais diversas áreas têm hoje com a marca mais importante do país, que se chama Brasil. Como queremos, afinal, compor nossa identidade aqui e para o mundo?”, pergunta o presidente do congresso, Josafá Vilarouca, acrescentando à sua fala um período de oportunidades que acontecerá nos próximos dez anos, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Para abrir o evento que tem o subtítulo “Marca Brasil e os Desafios da Realidade”, a organização convidou um dos mais respeitados e requisitados designers brasileiros da atualidade, Kiko Farkas, criador para a Embratur da “Marca Brasil”. Na sequência, sobe ao palco do Teatro Alfa o primeiro convidado internacional, Jim Tsokanos, considerado um dos papas da comunicação mundial e presidente da MSLGroup para as Américas (grupo Publicis).

Entre os líderes empresariais que discutem os avanços da Marca Brasil e de suas respectivas áreas nos primeiros dez anos do século 21, estão Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak (sustentabilidade), Mário Moyses, presidente da Embratur (turismo), Luiz Barreto, ex-ministro e atual presidente do Sebrae (micro e pequeno empreendedorismo), Nivaldo Marcusso, superintendente da Fundação Bradesco (responsabilidade social), Fabio Bruggioni, vice-presidente da Telefonica (telecomunicações), Alexander Triebnigg, presidente da Novartis (indústria), Carlos Tilkian, presidente da Estrela (varejo), Philippe Delleur, presidente da Alstom (infraestrutura) e Abaetê de Azevedo, presidente da Rapp Brasil e América Latina (comunicação). As mediações ficam com Andrew Greenlees, vice-presidente do Grupo CDN e Salles Neto, presidente do Meio & Mensagem.

A área de relações públicas e comunicação integrada será representada por presidentes e sócios das 20 das maiores agências nacionais e internacionais. Entre elas estão CDN, FSB, In Press Porter Noveli, Máquina da Notícia, Edelman, Hill&Knowlton, Burson-Marsteller, Ketchum, Llorente & Cuenca e Feishman-Hillard. As agências patrocinadoras, que participarão respectivamente dos painéis de ética e Mercosul, são Fundamento e Andreoli MSL Brasil.

O CILIC tem apoio institucional da ABAP (Associação Brasileira das Agências de Propaganda) e ABEDesign (Associação Brasileira das Agências de Design). Nessas duas áreas, a começar pela publicidade, o presidente do CILIC receberá líderes da Young&Rubicam (a maior agência de publicidade brasileira), DPZ e Africa, do Grupo ABC. Essa última, considerada uma das agências mais admiradas do Brasil, fará a única master-class do congresso sobre “a nova cara da publicidade brasileira”, sob o comando do co-presidente da agência, Marcio Santoro, e com comentários de Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência (que edita as revistas Marketing e Propaganda e o jornal Propaganda & Marketing).

Luciano Deos, recém-eleito presidente do júri de Design em Cannes de 2011 e presidente da ABEDesign, encabeça o grupo de branding e abre o painel “Brand Equity – o valor de uma marca”, com a presença dos presidentes do Grupo Troiano de Branding, Asia Branding, BrandAnalytics e Millward Brawn Optimor. A mediação será feita por Ruth Roysen, presidente da Roysen Branding.

“O próximo grupo, de líderes da comunicação digital, é muito esperado no CILIC, justamente porque representa uma das áreas mais promissoras na geração de novos negócios atualmente no Brasil. Os gestores da comunicação já investem nessa área, mas nem todos entendem a razão de seus investimentos”, analisa Vilarouca. “Além disso, é o meio digital que mais propaga a Marca Brasil e as nossas marcas empresariais pelo mundo. Mas nem tudo que vai para a Internet é positivo”.

O congresso reunirá, nesse setor, um time exemplar, líderes de marcas nacionais e estrangeiras, algumas recém chegadas ao país, como a Razorfish. O grupo de comunicação digital divide-se em três áreas, formado por núcleos que provêm da área de relações públicas e comunicação integrada, outro da publicidade e, por fim, as empresas mais independentes.

No campo das lideranças da comunicação empresarial e do marketing estarão presentes os diretores e porta-vozes de empresas nacionais e internacionais. Entre as brasileiras estão companhias bilionárias, que criam forte impacto na Marca Brasil, começando pela Vale e passando por Alcoa, Gerdau, Camargo Corrêa, AmBev, Bunge, CPFL Energia, Embraer, Suzano, Hering, CVC, Braskem, BM&FBovespa, Gol Linhas Aéreas, TAM, Grupo Pão de Açúcar e Petrobras Distribuidora.

Para representar as internacionais com forte atuação no Brasil, foram convidados os líderes de comunicação e marketing de empresas como Unilever, Basf, General Eletric, Tetra Pak, Walmart, JP Morgan, Toyota, Phillip Morris, Mercedes-Benz, Nike, Microsoft, Pirelli, Santander, Novartis, Alstom e Bayer CropScience. |www.cilic.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira