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23/03/2011 - 11:35

Programa de Educação Ambiental cresce sete vezes em 2011 e beneficia 65 mil estudantes do sistema público

O programa de educação ambiental Escolas Sustentáveis cresceu de 30 para 200 escolas participantes no seu segundo ano. Criado por Fernando Monteiro, doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo, o programa foi desenvolvido para o ensino fundamental I e II e tem como objetivos: . Promover mudança de comportamento e promoção de atitudes e práticas sustentáveis entre professores, alunos e comunidade escolar. |. Promover melhoria dos indicadores de sustentabilidade da escola como consumo de água, consumo de energia, minimização de resíduos sólidos, melhoria do ambiente e da biodiversidade na escola. |. Contribuir para o desenvolvimento profissional dos educadores.

O apoio da iniciativa privada garante a viabilização do projeto, que custa entre R$ 3 e R$ 6 por aluno por ano.

Em 2010 o grupo Camargo Correa apoiou 30 escolas em Curitiba. Neste ano o projeto ampliou sua abrangência para 200 escolas em dezesseis cidades. A multinacional do setor químico Rhodia apoia 20 escolas em 4 cidades paulistas, a gigante do setor alimentício Kraft Foods, apoia 100 escolas em cinco municípios e a empresa Essencis apoia 80 escolas em oito municípios. No total são 850 professores e 114 mil alunos beneficiados.

“Em cada escola, realizamos um diagnóstico ambiental ligado às necessidades da comunidade, capacitamos os professores para uma educação ambiental participativa, fornecemos os materiais didáticos e paradidáticos, e acompanhamos os projetos realizados pelos alunos”, explica Monteiro.

Além dos debates em torno do conteúdo e do projeto prático, os alunos têm acesso a materiais educativos. O projeto conta com uma rede social própria, que permite a troca de experiências entre professores participantes. [http://escolasustentaveis.ning.com].

O caminho: Evoluir, Educação e Sustentabilidade - O projeto é realizado pela empresa de Monteiro, a Evoluir, Educação e Sustentabilidade que nasceu como editora de livros infantis em 1996 e hoje atua em três áreas: Responsabilidade Social e Investimento Social Privado, Programas e treinamentos corporativos em Educação para Sustentabilidade e Edição de livros, jogos e materiais educativos.

Depois do doutorado e sua experiência na Inglaterra, trabalhando com gestão para sustentabilidade, para o organismo internacional Lead (www.lead.org), entre 2007 a 2009, a empresa lançou o projeto Escolas Sustentáveis.

“Acredito que o foco de todas as questões ligadas à sustentabilidade deve estar na educação, em um processo que leva as pessoas a sentirem, refletirem e agirem sobre determinado problema”, diz Monteiro.

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