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23/03/2011 - 11:35

Kroton Educacional encerra o ano de 2010 com 75% de crescimento da receita líquida, totalizando R$ 599,7 mi

Ebitda recorrente pro forma alcança R$ 63,4 milhões e integração com IUNI está finalizada.

A Kroton Educacional S.A (BM&FBovespa: KROT11) apresenta os resultados financeiros e operacionais do quarto trimestre de 2010 e de 2010 (4T10 e 2010). A Companhia finalizou o ano atingindo uma receita líquida de R$ 599,7 milhões, 75,8% superior a de 2009, sendo que o Ensino Superior respondeu por 80% dessa receita e a Educação Básica com os outros 20%. A principal razão para o crescimento foi a aquisição do IUNI ocorrida em março. No 4T10, a receita foi 116,3% superior ao mesmo período do ano passado.

O lucro bruto somou R$ 202,0 milhões em 2010, 63,4% superior ao ano anterior. Na análise trimestral, o lucro bruto aumentou 212,5% com relação ao 4T09, registrando R$ 41,5 milhões.

“Nosso objetivo central para 2010 foi o de concluir a integração da Kroton e do IUNI. Ainda no terceiro trimestre do ano, colocamos em operação de forma estável os principais projetos de integração, incluindo o novo Modelo Pedagógico para o Ensino Superior, a nova estrutura organizacional, os sistemas de gestão financeiros e acadêmicos unificados, o Centro de Serviços Compartilhados (shared services) e o processo de planejamento e controle orçamentário integrado”, destaca Rodrigo Galindo, presidente da Kroton Educacional.

Com isso, o desempenho da Companhia em 2010 foi caracterizado por dois períodos distintos: pré-integração do IUNI (janeiro a julho de 2010) e pós-integração do IUNI (agosto a dezembro de 2010). Em suma, a principal consequência da integração foi um aumento significativo da margem do Ensino Superior (de 0,5% de janeiro a julho de 2010, para 21,3% de agosto a dezembro de 2010), confirmando o turnaroud dos resultados desse segmento.

Entre as linhas que sofreram os efeitos da integração, destacam-se:. o aumento da receita líquida, demonstrando que as mudanças estruturais não comprometeram a condução normal do negócio;

. a diminuição no percentual da receita líquida consumido com despesas com professores e quadro técnico, refletindo a redução do quadro de professores com a mudança do Modelo Acadêmico;

.a expressiva redução no percentual da receita líquida consumido com serviços de terceiros para o Ensino Superior, decorrente da rígida gestão de custos implementada em todas as unidades da Companhia.

.a redução no percentual da receita líquida consumido com aluguéis para o Ensino Superior, devido ao início do processo de renegociações de contratos em curso na Companhia.

.a redução no percentual da receita líquida consumido com SG&A para o Ensino Superior, reforçando a eficiente gestão de despesas adotada pela Companhia.

Além desses impactos, outra importante conquista foi a redução das despesas corporativas entre janeiro a julho de 2010, em comparação com o período pós-integração de 29,3%, evidenciando os ganhos de sinergia obtidos.

“Durante o 4T10, a Companhia monitorou toda a operação, visando garantir que a plataforma de negócios do Ensino Superior e as estruturas corporativas estavam estabilizadas. Finalizada a integração, observamos uma Companhia estável, com uma estrutura organizacional mais dinâmica e processos corporativos mais robustos e eficientes”, finaliza Galindo.

Desempenho Financeiro 2010 (excluem custos e despesas não recorrentes – R$ 4,8 milhões no 4T10 e R$ 36,7 milhões em 2010 - e consideram a consolidação do IUNI somente a partir de março de 2010).

Em 2010, o Ebitda foi de R$ 52,1 milhões, atingindo margem Ebitda de 8,7%. Considerando os dois primeiros meses do IUNI, o Ebitda pro forma de 2010 alcançaria R$ 63,1 milhões (margem de 9.8%). No 4T10, O Ebitda situou-se em R$ 4,1 milhões, mesmo considerando os efeitos de sazonalidade do negócio. Conforme descrito anteriormente, houve uma evolução consistente dos resultados após agosto de 2010, a qual é resultante do processo de integração e turnaround realizado que impactaram especialmente o segmento de Ensino Superior e os gastos Corporativos.

O prejuízo líquido da Companhia no 4T10 foi de R$ 7,3 milhões com margem negativa de 4,9%, revertendo o lucro do trimestre anterior. No acumulado do ano, o lucro líquido da Kroton ficou em R$ 8,3 milhões.

Desempenho Operacional- O número final de alunos do Ensino Superior da Companhia ao final de 2010 foi de 85.367 alunos, se mantendo relativamente estável em comparação com o 3T10. Deste número 76.253 alunos nos cursos de graduação e 9.114 nos cursos de pós-graduação.

O número de alunos de graduação evadidos entre o 3T10 e o 4T10, de 1.036 alunos, é inferior ao registrado nos trimestres anteriores à integração Kroton/IUNI, o que indica que não houve impactos em evasão, decorrentes da implantação do novo Modelo Acadêmico do Ensino Superior.

Desde o início do Novo FIES – Financiamento Estudantil, a Companhia vem investindo numa estrutura de apoio aos estudantes para lhes facilitar o acesso, inclusive durante os processos de vestibular. Até 18 de março de 2011, 7.008 alunos já tinham contratos assinados do novo FIES e cerca de 2.257 alunos tinham seus processos de aprovação em trâmite.

Segundo informações do MEC, do total de 72 mil contratos de Novo FIES assinados no país até janeiro de 2011, a Kroton detinha aproximadamente 8% e o market share da Companhia em alunos de Ensino Superior é de aproximadamente 2%. Esse número demonstra a execução diferenciada que a Kroton tem realizado no contexto do FIES.

No segmento da Educação Básica, a Kroton encerrou 2010 contando com 720 Escolas Associadas à suas redes de ensino em todo o território nacional. Na área privada, a Rede Pitágoras está presente em todos os Estados do país. Na área pública, a Companhia atua por meio da marca Projecta, que tem o objetivo de levar Educação de qualidade aos municípios brasileiros por meio de programas de gestão, de materiais didáticos e de avaliações educacionais.

Em novembro de 2010, foi iniciada a operação da Rede Cristã de Educação, direcionada para as escolas evangélicas de todo o país. Em dezembro, a Rede Pitagóras assinou uma nova parceria internacional com o College Saint-Gérald em Montreal no Canadá, para oferecer material didático para crianças brasileiras que lá estudam.

Durante o início de 2011, entrou em funcionamento o “Canal Rede Pitágoras” - novo elo de comunicação entre a Kroton e as Escolas Associadas. A partir dele, é disponibilizado um canal via satélite exclusivo e gratuito para as escolas, contribuindo com o desenvolvimento técnico da equipe acadêmica, por meio de uma grade completa de programas planejados com cursos telepresenciais, ministrados por profissionais da Rede Pitágoras e de renome nacional.

Kroton Educacional - A Kroton é uma das maiores organizações educacionais privadas, com fins lucrativos, do Brasil, com atuação no setor educacional brasileiro há mais de 40 anos, tendo início em 1966. A Companhia tem um modelo de negócio abrangente e diferenciado que atende o Ensino Superior e Sistemas de Ensino para Educação Básica, que representaram cerca de 80% e 20%, respectivamente, da Receita Líquida em 31 de dezembro de 2010. No Ensino Superior, são oferecidos cursos de graduação e de pós-graduação nos formatos presencial e à distância. Na Educação Básica são fornecidos, às Escolas Associadas, Sistemas de Ensino, que compreendem material didático, serviços de treinamento, avaliação e tecnologia educacional, suportados por um robusto modelo pedagógico eficiente.

A Kroton tem uma presença nacional, contando com 37 campi no Ensino Superior, localizados em 10 Estados do Brasil e em 27 municípios. Em 31 de dezembro de 2010, atendia 85.367 alunos no Ensino Superior, e cerca de 265 mil alunos na Educação Básica por meio de uma rede de 720 Escolas Associadas em todos os Estados do Brasil.

Como investimento social, a Companhia mantém a Fundação Pitágoras, uma organização sem fins lucrativos, que viabiliza projetos educacionais em instituições públicas e privadas. O objetivo é transferir tecnologia de gestão e capacitar os profissionais para melhorar o desempenho dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Grandes números: 85 mil alunos de ensino superior e pós-graduação | 265 mil alunos considerando o ensino básico | 720 escolas associadas no Brasil, além de seis no Japão e uma no Canadá | 23 faculdades com a marca Pitágoras (sendo 1 SUESC)| faculdades com a marca UNIC | Três faculdades com a marca UNIME | Uma faculdade com a marca FAMA. [www.kroton.com.br].

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