Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2011 - 11:58

Controle da temperatura e da pressão dos pneus garante economia com manutenção da frota de veículos

O desgaste prematuro e perda dos pneus, além do gasto excessivo de combustível podem estar associados a uma simples falha: calibragem incorreta dos pneus. O uso de sensores de pressão e temperatura pode ajudar a corrigir esse problema e evitar desperdícios;.

Somente 15% das paradas provocadas por pneus são oriundas de avarias imprevistas. As restantes 85% das paradas começam com pequenos vazamentos. Os motoristas normalmente percebem tarde demais esta perda gradual de ar e como conseqüência surgem problemas mais sérios.

A cada dia os veículos de carga e transporte de passageiros recebem mais investimentos em tecnologia. Mas um item que ainda continua com sua manutenção precária e sem o uso de recursos mais tecnológicos são os pneus. "Sou motorista de ônibus de turismo há nove anos e sempre me senti inseguro em relação aos pneus do veículo, isto porque não era possível controlá-los durante toda viagem", conta Ademir Silveira, que trabalha para Spazzini Turismo.

De acordo com Bruno Pinho Lucas, engenheiro mecânico da Comil Ônibus, os benefícios de controlar tanto a pressão como a temperatura do pneu são vários. "Saber em tempo real a calibragem dos pneus pode trazer para os frotistas benefícios reais, como a maior economia de combustível e o aumento da durabilidade dos pneus. Além disso, a segurança da viagem também é redobrada, já que a inspeção desse importante componente passa a ser feita a todos os momentos tanto por parte motorista quanto pelo gerente de frota caso o equipamento e o veículo estejam interligados ao um rastreador. ", explica Lucas.

Em cima do lance- Tanto os profissionais da Spazzini Tur como da Comil testaram em primeira-mão o sistema de TPMS (Sensores de Pressão e Temperatura de Pneus para veículos pesados), trazido para o país pela Toigo Importadora. O equipamento, portátil, permite que os próprios motoristas dos veículos possam acompanhar o estado real dos pneus durante sua viagem. "Com este novo equipamento, procedimentos arcaicos, como o bater com um martelo no pneu na tentativa de adivinhar seu estado, serão deixados de lado e o transportador ganhará mais economia. É um produto focado ao transportador que almeja obter reduções no desgaste de pneus, perda de pneus por baixa pressão e reduções no consumo de combustível e reduzindo emissões de CO² na atmosfera.Além de programar a manutenção dos pneus da frota quando realmente for necessário", diz Frederico Toigo, diretor da Toigo Importadora.

Para o motorista da Spazzini, que rodou mais de 5.000 km munido do novo sensor, o sistema agregou mais segurança às viagens. "Os sensores que testamos foram instalados em um ônibus com chassis Scania 380 com carroceria da Comil e seu painel de indicador me deixou mais seguro para fazer curvas e até mesmo sentir as diferenças de estabilidade do próprio veículo", explica Silveira.

Além da segurança, Silveira reforçou a praticidade do equipamento. "Todos os dias podia visualizar pelo monitor pequenos vazamentos em cada pneu e corrigi-los antes de começar a rodar, o que trás até economia de combustível para viagem", afirma.

Monitor decontrole e sensor da pressão e temperatura do pneu: como funciona? O equipamento é formado por um conjunto de sensores que são instalados nas válvulas em todos os pneus . O aparelho ainda possui um visor colorido de LCD , que é instalado no painel de instrumentos do veículo. Através dele é possível visualizar de maneira bastante simples o estado dos pneus. Luz verde mostra que está tudo bem. Já a vermelha indica alerta o motorista de que é preciso checar os pneus ou veículo.

A instalação do sistema também é bastante fácil e rápida, garante o engenheiro mecânico da Comil, Bruno Pinho de Lucas, que já testou o TPMS no Ônibus Campione HD: "Os sensores, que são instalados internamente aos pneus, podem ser feitos em oficinas especializadas em pneus", comenta.

No Brasil, o equipamento possuí um ano de garantia, conta com supervisão exclusiva da Toigo Importadora.

Vantagens para os frotistas- Pneus calibrados e com a temperatura correta podem proporcionar uma redução no consumo de combustível de até 2%, além disso, podem retardar o desgaste em até 16% e perda de pneus em até 25%, além permitir que o frotista faça todas as recapagens no pneu pois a calibragem ideal preserva a da carcaça do pneu em bom estado.

A utilização de um sensor de pneu também oferece mais segurança aos motoristas e passageiros dos veículos, pois diminui o risco de explosão de pneus e consequentemente de acidentes, além de indicar possíveis superaquecimentos nos pneus senso estes oriundos do sistema de freios preservando assim o talão do pneu e auxiliando a evitar acidentes.

Para o frotista, os sensores auxiliam no controle da manutenção do veículo por parte do motorista e do gerente de frota (se ele possuir um sistema de rastreamento integrado ao equipamento).

O ônibus da Comil feito para Spazzini Tour testou os sensores de pressão de pneus em uma viagem de mais de 5.000 km.: o equipamento:Equipamento: .Indica o nível de bateria dos sensores dos pneus |.Indica temperatura individual dos pneus |.Indica pressão individual dos pneus |.Indica o nível de bateria do veículo |.Indica a intensidade do sinal dos sensores dos pneus |.Atende qualquer tipo de veículo até 27 pneus . Disponível para pressão nominal de 28 a 188 psi |.Possibilidade de monitoramento do pneu estepe |.Vida útil dos sensores de 5 a 7 anos de acordo com o ambiente |.Monitora sensores em até 45 metros de distância do visor |.Utiliza válvulas de pneus comum disponível em qualquer loja do ramo |. Garantia de um ano contra defeitos de fabricação |. Possibilidade de integração com sistema de rastreamento de frota (saída RS-232) |. Pode ser utilizado com nitrogênio |.Usa sistema sem-fio (wireless) para transmitir os dados do pneu.

DPaschoal afirma a importância do controle da pressão dos pneus- De acordo com Antonio Carlos Soares, coordenador de Frotas da DPaschoal, a pressão de inflação é o fator de maior importância para a durabilidade e o desempenho dos pneus. "Se a pressão não estiver correta, ocorrerão diversos problemas nos pneus como: desgaste irregular, fadiga da carcaça, trincas circunferências na área do talão, sobrecarga e até mesmo a quebra da carcaça".

Ainda segundo o coordenador, quando um veículo está corretamente alinhado, balanceado, e calibrado é possível conseguir uma economizar até 2% de combustível.

Além disso, o custo por quilômetro de um pneu está diretamente relacionado com o controle da pressão de inflação. Testes realizados indicam que uma redução de 20% na pressão de inflação, reduz em até 16% a vida útil do pneu.

Para conscientizar ainda mais frotistas sobre a importância dos pneus, a DPaschoal tem um serviço chamado SAF (Serviços de Atendimento a Frotas), que tem como objetivo apresentar para os frotistas as últimas inovações tecnológicas em pneus e fornecer apoio aos clientes na linha de veículos pesados, agrícola e fora-de-estrada, acompanhando o desempenho dos pneus da frota e oferecendo treinamentos técnicos para a capacitação de sua equipe , sempre com foco em orientação e economia. "Com atitudes preventivas é possível aumentar em até 25% a vida útil dos pneus, fazendo com que eles sejam trocados somente quando necessário, aumentando a economia do frotista e diminuindo o descarte deste material no meio ambiente", finaliza Soares.

Toigo Importadora- Com sede em Caxias do Sul, RS, a Toigo Importadora está no mercado de transporte desde 2008, e conta com a experiência do engenheiro mecânico, Frederico Toigo, que trabalhou por mais de quatro anos como engenheiro nas principais categorias do automobilismo brasileiro e atualmente, a empresa importa equipamentos com tecnologia de ponta para beneficiar o segmento de transportes rodoviários nacional, como as balanças embarcadas e de solo. A empresa atual no Brasil, Argentina e Uruguai.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira