Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2011 - 07:45

Intermodal South America cresce com o fim da crise

1. Mesmo com o aumento da taxa de juros, o acesso ao crédito é inquestionavelmente mais atraente para o consumidor, o que pressiona toda a cadeia de produção. A necessidade por sistemas/soluções de distribuição que atendam à essa demanda de consumo é um dos grandes desafios das empresas.

2. Essas empresas têm que se preocupar com o seu próprio core business, o que coloca em destaque a figura do operador logístico, seja o especializado em cargas específicas ou o de carga geral.

3. Segundo dados preliminares, a economia brasileira ultrapassou a da França e do Reino Unido em paridade de poder de compra e é agora a 7ª maior economia mundial.

4. Balança: As exportações de US$ 16,733 bilhões registradas em fevereiro de 2011 foram recorde para o mês na série histórica. O mesmo ocorreu com as importações, que chegaram a US$ 15,534 bilhões, e, portanto, com a corrente de comércio (a soma das exportações e importações), que foi de US$ 32,267 bilhões.

5. Os recordes também se repetiram na análise do primeiro bimestre do ano (exportações de US$ 31,947 bilhões, importações de US$ 30,325 bilhões e corrente de comércio de US$ 62,272 bilhões). O superávit bimestral (US$ 1,622 bilhão) também foi o melhor dos últimos três anos, (US$ 210 milhões em 2010 e US$ 1,231 bilhão em 2009).

6. O comércio internacional está em franca recuperação. Alguns especialistas do transporte dizem até que a recuperação é rápida demais e pouco sustentável, mas essa é uma outra história. Praticamente todos os setores da economia apontam crescimento, de commodities agrícolas e minerais a bens de consumo, para tudo há demanda. A questão (uma delas) é que hoje existe mais concorrência no mundo. A geografia do comércio mudou e quem só consumia passou a exportar (caso dos EUA) e quem exportava passou a também importar (caso do Brasil). A logística entra como fator decisivo nesse contexto, é quem pode fazer a diferença no preço final de um produto no mercado de destino. E a intermodal reúne estes atores.

7. Outro tema é que o comércio internacional está se tornando cada vez mais sofisticado e exigente. Certificações de origem, rastreamento de cargas, atestados... a carga passou a ter passado, presente e futuro. Os exportadores precisam de assessoramento nesse sentido.

8. Processo de internacionalização das empresas brasileiras é inexorável, entretanto, apenas 19.278 empresas exportam hoje em dia, sendo que apenas 250 exportam valores acima de US$ 100 milhões. Como base exportadora é pífia para um país como o Brasil. É o dilema do custo Brasil: carga tributária altíssima que encarece a produção e um sistema logístico de transporte ineficaz e custoso, que faz com que o produto brasileiro chegue ao mercado internacional muito mais caro...

9. Uma logística eficiente pode compensar essa fragilidade.

10. Importação: dólar fraco, grande volume de importação... é um processo muito mais complexo do ponto de vista documental. A burocracia brasileira é conhecida e, em associação com a pouca eficiência dos órgãos controladores (ANvisa, Receita, Polícia federal, Etc...) , o que deveria ser fácil pode tornar-se um pesadelo. Os despachantes aduaneiros (que estão em peso na Intermodal) são especialistas nesses processos. As empresas precisam desses profissionais, caso contrário, se perdem no emaranhado fiscal e documental.

11. A infraestrutura é a sua limitação já é tema conhecido... o interessante é saber como essas empresas de logísticas driblam essas dificuldades, quais soluções, que tipo de inteligência, de equipamentos estão sendo empregados nas soluções em curso hoje.

12. E, a bola da vez, que são as grandes obras de engenharia que estão em curso ou em planejamento. Sem logística simplesmente não se inviabilizará.

Intermodal - Mais importante encontro de negócios dos setores de logística, transporte de carga e de comércio internacional, a Intermodal South America, que acontece de 05 a 07 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo-SP, em 2011 terá entre seus destaques a realização da conferência JOC Infraportos, com palestrantes renomados, temas atuais e cases internacionais.

A 17ª edição da Intermodal já conta com 550 empresas expositoras confirmadas, de 18 países. O evento teve sua área de exposição ampliada, passando a ocupar 35 mil metros quadrados, divididos em cinco pavilhões, além da área externa do Transamérica, que será utilizada para a exposição de equipamentos. A expectativa da UBM Brazil, organizadora do evento, é receber por volta de 43 mil profissionais visitantes.

Perfil da UBM e UBM Brazil: a UBM - United Business Media é a líder global em mídia de negócios para diversos mercados. Sediada em Londres, conta com 6,5 mil funcionários distribuídos em mais de 30 países. Tem como foco aproximar compradores e fornecedores em todo o mundo por meio de eventos especializados e de mídias impressas e eletrônicas. A UBM concentra-se em atender comunidades comerciais profissionais, desde médicos a desenvolvedores de jogos, de jornalistas a comerciantes de jóias, de fazendeiros a farmacêuticos em todo o mundo. No Brasil, a UBM organiza feiras como ConcreteShow e Intermodal e é a terceira maior organizadora internacional de eventos no país, com mais de 14 feiras de negócios em seu portfólio em 2011.

.[Intermodal South America 2011, de 5 a 7 de abril - 13 às 21 horas, Transamerica Expo Center, São Paulo - SP - Brasil |www.intermodal.com.br |.Eventos simultâneos:JOC Infraportos, de 5 e 6 de abril. Intermodal Connections, de 5, 6 e 7 de abril. Intermodal Solutions Forum, dias 5, 6 e 7 de abril. Transamérica Expo Center, São Paulo - SP - Brasil .Mídias Socias Twitter:@intermodal_news | Facebook: Intermodal South America].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira