Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/07/2007 - 09:17

Congresso Moveleiro discutirá os caminhos para o desenvolvimento setorial

Consultores, especialistas, jornalistas, entidades e empresários se reúnem para debater sobre as perspectivas e estratégias da indústria moveleira.

O 2° Congresso Nacional Moveleiro, promovido pela Associação Brasileira do Mobiliário (Abimóvel) e pelo Sebrae Nacional, acontecerá no Novotel - em paralelo à 25ª Feira Internacional de Vendas e Exportação de Móveis (Fenavem), a ocorrer no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo -, entre os dias 7 e 8 de agosto próximo, discutirá o que fazer para elevar o crescimento do setor moveleiro e suas estratégias de desenvolvimento. “Esse é o principal evento anual do setor e neste ano discutiremos questões estratégicas para a indústria e o comércio moveleiros e as alternativas existentes no mercado para incentivar o crescimento do país nesse segmento, que tem faturamento global de mais de R$ 14 bilhões e exporta quase US$ 1 bilhão por ano”, adianta José Luiz Fernandez, presidente da Abimóvel. A abertura do evento terá também palestra do presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamoto.

Os debates abordarão as Estratégias de crescimento (O que fazer para se desenvolver, A participação do Sebrae no setor moveleiro, Empresas gerenciadas para crescer), como as necessidades do cliente, incluindo o que o consumidor busca no PDV; a Sustentabilidade do setor; o Design pensado como estratégia competitiva; os Caminhos para o desenvolvimento e a inovação tecnológica; o Mercado brasileiro – Para quem vender mais e melhor, com as estratégias para transformar pesquisa, criatividade, informação e gestão em competitividade, visando ao consumidor final e os Principais nichos de mercados e, ainda, os Novos caminhos para o desenvolvimento e a inovação tecnológica.

Empresas gerenciadas para crescer - O especialista em gestão estratégica das empresas Arão Sapiro mostrará o caminho das pedras para quem quer se destacar no competitivo mercado atual, respondendo a algumas questões cruciais e comuns aos empresários do setor moveleiro. A diferenciação pode estar no diálogo entre os diversos atores da cadeia produtiva, incluindo desde fornecedores da matéria-prima, lojistas e representantes de venda, até o estabelecimento de novas formas de comercialização – franquia e internet são algumas das melhores opções, ainda pouco usadas pelo setor, diz Sapiro.

Os novos públicos-alvo dos fabricantes de móveis estão nos pólos opostos da pirâmide – os de baixa renda e os compradores de alto luxo – e exigem estratégias específicas, muito além do binômio preço/brilho. Como atingir esses públicos sem perder de vista os consumidores tradicionais será um dos temas que os interessados em crescer com consistência terão na palestra inaugural do 2º Congresso Moveleiro Abimóvel.

Sustentabilidade: conceitos e caso exemplar - Como as empresas do setor moveleiro podem e devem utilizar o conceito de sustentabilidade em suas empresas, preservando o negócio e melhorando o meio ambiente. Em síntese, esta é a palestra a ser promovida pelo engenheiro agrônomo Marcos Fujihara, diretor do Instituto Totum e da Key Associados e um dos maiores especialistas brasileiros nesse tema. Ele explicará aos presentes ao Congresso Moveleiro porque a sustentabilidade não deve ser encarada apenas como conceito relacionado ao meio ambiente, mas sim como fator fundamental para a estratégia de negócios da empresa e que ajuda a criar valor no longo prazo. A sustentabilidade do negócio, revela Fujihara, adiciona aos vetores básicos do conceito – econômicos, ambientais e sociais – outros instrumentos de gestão, tais como a governança corporativa, ética e cultura, gestão de riscos, indicadores e fatores críticos de sustentabilidade. Na seqüência, o empresário Hélio Seibel, da Leo Madeiras, mostrará porque criou um Grupo de Sustentabilidade em sua empresa, visando fidelizar consumidores antigos e conquistar novos clientes.

O design criando valor: pesquisa revelará importância do design -Os presentes à palestra sobre design no Congresso Moveleiro terão a rara oportunidade de conhecer em primeira mão os detalhes da pesquisa, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, sobre o real impacto do design no faturamento dos fabricantes de móveis. Quanto e como o design agrega valor ao mobiliário desenvolvido pelas empresas brasileiras dos mais diversos portes – pequeno, médio e grande – será a discussão a ser promovida nesse painel, moderado por Roberta Cosulich, da Associação de Designers de Produto (ADP) e que terá ainda a participação de designers reconhecidos, como Fernando Jaeger e João Baroneza, que geralmente atuam em pólos opostos em relação à faixa de renda. Jaeger concebe principalmente móveis voltado para um público mais sofisticado enquanto Baroneza trabalha com o segmento mais popular. Da mesma forma, tanto os resultados a serem apresentados e debatidos da pesquisa da FGV/ADP como os designers e mesmo os lojistas palestrantes no painel refletirá uma gama bastante ampla do espectro moveleiro brasileiro – do popular à alta renda. Ademir Bueno, da Tok & Stok, apresentará seus cases, juntamente com representantes do varejo orientado para a baixa renda.

O Congresso Moveleiro - O congresso acontece anualmente em paralelo às principais feiras nacionais do setor e é organizado pela Abimóvel em parceria com o Sebrae Nacional. A Fenavem, promovida pela Messe Frankfurt Feiras, ocorre de 6 a 10 de agosto e deverá receber visitantes nacionais e internacionais com a promessa de repetir o sucesso da edição anterior. Os organizadores reservaram, este ano, uma grande novidade para o Congresso: os associados da Abimóvel não pagarão pela inscrição e os Grupos de Empresários (caravanas) terão direito a valor especial para se inscrever.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira