Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2011 - 07:45

BRITE 2011: o mais completo evento de turismo receptivo da América Latina

Evento reunirá Bolsa de Negócios entre buyers e suppliers, Feira Brasileira de Turismo, Fórum do Conhecimento e Espaço Empreendedorismo.

Promover o turismo no Brasil, propor ações específicas para atender ao mercado receptivo internacional, fortalecer os destinos nacionais e elevar em 20% o número de turistas no Brasil a partir de 2012, dois anos antes da Copa do Mundo. Esses são os objetivos do Brite 2011 (Brazil Internacional Tourism Exchange), que atrairá os olhares dos mais importantes operadores do mundo para os principais atrativos turísticos do Brasil. O evento acontece entre os dias 15 e 17 de abril, nos armazéns 2, 3 e 4 do Cais do Porto, no Rio de Janeiro, e será uma oportunidade de otimizar o desenvolvimento do turismo nos estados a partir da geração de negócios e a comercialização de pacotes.

“O setor turístico responde por 8% das empresas e 5% dos empregos no Brasil. Os dados são positivos, mas acreditamos que o país tem potencial para atrair mais turistas, oportunidades de negócios e novos empregos. Com o Brite 2011, a expectativa é de que sejam gerados negócios em torno de US$ 250 milhões”, afirma o superintendente geral da Fecomércio-RJ, Kleber Meira.

O Brite 2011 está direcionado em duas frentes de atuação (internacional e nacional) e proporcionará ações inovadoras para o trade, trazendo cerca de 500 convidados, entre operadores de turismo, executivos do mercado coorporativo e de congressos de 34 países dos cinco continentes, além de jornalistas, investidores e empreendedores internacionais. O evento terá ainda uma feira de turismo voltada para o mercado interno, um fórum de capacitação profissional e rodadas de negócios com investidores internacionais. A expectativa é de que 50 mil pessoas visitem o Brite 2011.

“O calendário do Brite 2011 é mais extenso do que os três dias no Cais do Porto. São ao todo dez dias. Na semana anterior ao evento, nos chamados pré-tours, os operadores internacionais terão a oportunidade de conhecer destinos de negócios, praia e ecoturismo. Depois, poderão fechar negócios com fornecedores nacionais”, diz o diretor-executivo do Brite 2011, Jerônimo Vargas

O Brite 2011 é uma realização do Sistema Fecomércio-RJ (Fecomércio-RJ, Sesc Rio e Senac Rio) e Escala Eventos.

Mercado internacional - Entre as principais ações voltadas para a área internacional estão os pré-tours, que são divididos em duas categorias: Praia/Ecoturismo e Negócios. Nos pré-tours, operadores selecionados de todo o mundo terão a oportunidade de escolher um programa de 03 a 07 dias, dependendo do seu segmento de mercado, conhecimento do Brasil e disponibilidade de tempo, e visitar destinos turísticos de interesse no país.

Considerados uma das novidades do Brite, os Meeting Planners, voltados para os destinos de negócios, contarão com programação específica para os operadores e são dirigidos somente para Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Nessas cidades, será possível conhecer equipamentos de congressos e convenções. Após essa etapa, todos se encontrarão no Rio para iniciar a Rodada de Negócios (Business to Business Meeting) e participar de eventos sociais como forma de fortalecer o networking entre os operadores.

O encontro de negócios - que será realizado no armazém 2 do Cais do Porto e fechado ao grande público - reunirá operadores internacionais e profissionais do mercado receptivo internacional, como operadores, hotéis, resorts, companhias aéreas, organizadores de eventos, conventions, secretarias estaduais e entidades de classe na promoção de destinos ou serviços em rodadas de negócios do tipo business to business (compra e venda).

Outra grande novidade é o segmento dos agentes de viagens, com programação específica voltada só para o Estado do Rio. A importância desta fase é familiarizá-los com os destinos próximos ao Rio como extensão de viagem entre os jogos na Copa 2014. Seminários e workshops de temas específicos, sob enfoque comercial, acontecerão em paralelo à realização da Bolsa de Negócios com o objetivo de fortalecer ainda mais o conhecimento dos destinos previamente visitados durante os 15 pré-tours selecionados.

Mercado nacional- No auditório, localizado na entrada do Cais do Porto, o destaque é o Espaço Empreendedorismo, que reunirá investidores internacionais cadastrados que têm interesse em investir no Brasil em negócios como hotéis, empregos, infraestrutura, serviços, entre outros, tornando-se sócios de empreendimentos já em operação ou na construção de novos empreendimentos.

Nos armazéns 3 e 4 - abertos ao público - os destaques são Fórum do Conhecimento e a Feira Brasileira de Turismo. O Fórum do Conhecimento vai trazer profissionais do setor para uma série de palestras e debates. O objetivo é discutir temas relevantes para o segmento turístico e apresentar aos novos profissionais e estudantes as tendências do mercado de trabalho para os próximos anos a fim de que eles estejam preparados para atender ao turista até os Jogos Olímpicos de 2016.

Já a Feira Brasileira de Turismo é uma estratégia do Brite para mobilizar, promover e comercializar os destinos turísticos para os turistas brasileiros. Na feira, governos estaduais e municipais, agências de viagens, operadores nacionais, companhias aéreas, entre outros apresentarão aos visitantes roteiros turísticos das 27 unidades da federação.

No local, os visitantes também poderão adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos para visitá-los nas próximas viagens. A feira está dividida em cinco regiões brasileiras e abrigará uma grande exposição sobre os estados, mostrando a cultura, as belezas, o folclore, o artesanato e as particularidades de cada região.

A feira contará também com uma exposição de produtos regionais que contribuem para evidenciar a singularidade dos diversos destinos brasileiros. O objetivo é conscientizar o público visitante, assim como o trade, da importância de inserir e valorizar os produtos que são associados em viagens e empreendimentos, além de incentivar novos canais de comercialização para estes produtos.

História do Brite - O Brite foi criado em 1999 com o objetivo de fomentar o turismo receptivo internacional, envolvendo todo o trade turístico brasileiro e operadores estrangeiros, possibilitando o conhecimento prévio de destinos brasileiros, unindo os interesses de buyers (operadores) e suppliers (expositores) e desenvolvendo o potencial turístico de todos os estados.

Nas outras edições realizadas, o Brite movimentou aproximadamente US$ 1 bilhão em negócios em mais de 40 mil reuniões realzadas entre as 800 empresas brasileiras expositoras e os três mil operadores internacionais visitantes. Com o Brite, o Brasil passou a ocupar posição de destaque entre os destinos na América do Sul e aumentou o fluxo de turistas em todas as estações do ano pelos quatro cantos do país.

.[Brite 2011, de15 a 17 de abril de 2011, de 14h às 22h, no Cais do Porto – Armazéns 2, 3 e 4 – Av. Rodrigues Alves, s/nº - Rio de Janeiro – RJ. Ingressos: R$ 5 | Informações: (21)3799-0300 | Manobrista no local].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira