Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2011 - 08:47

Farmanguinhos/Fiocruz mobiliza a população contra a tuberculose

O Instituto promove ação social para combater a doença na Cidade de Deus.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose acontece no dia 24 de março (quinta-feira), das 8h às 16h, Farmanguinhos/Fiocruz promove ação de mobilização social na Cidade de Deus, comunidade com cerca de 80 mil habitantes. Na Praça Padre Júlio Grooten (em frente à UPA), será montada uma tenda para esclarecimentos à população sobre a doença, que afeta 72 mil brasileiros e tem o Rio de Janeiro como recordista de casos. Além disso, o público presente poderá passar por uma triagem feita por profissionais da área de saúde. Em caso de suspeita de tuberculose, a pessoa será orientada para fazer exames de escarro e raio x no posto de saúde Hamilton Landes, próximo ao local. Se o diagnóstico for positivo, será encaminhada para tratamento.

Os profissionais vão orientar os moradores sobre as formas de contágio, tratamentos e outras ações para reduzir o índice de infecção da doença. Serão distribuídos materiais informativos, como a cartilha Educando o cidadão sobre a tuberculose, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/Fiocruz. Paralelamente, haverá apresentação teatral sobre o assunto, vídeo informativo, oficina interativa e distribuição de cataventos e bolas de gás temáticas para as crianças da comunidade. A ação contará com a presença do diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, e faz parte de uma iniciativa conjunta entre Farmanguinhos/Fiocruz, Ministério da Saúde, Fundo Global de Tuberculose, secretarias de saúde e organizações não governamentais.

Sempre voltado para a questão das doenças negligenciadas, Farmanguinhos assinou contrato de transferência de tecnologia para desenvolvimento e produção de um medicamento inovador contra a tuberculose. O 4 em 1 é uma combinação de medicamentos – Isoniazida + Rifampicina + Etambutol + Pirazinamida – que, além de ampliar a adesão ao tratamento e diminuir as taxas de abandono, um dos principais problemas na terapia contra a doença, vai gerar uma economia aos cofres públicos. Anualmente, o Brasil gasta cerca de R$ 11 milhões com a tuberculose.

O Comitê Comunitário da Cidade de Deus divulgou um diagnóstico sobre saúde e promoção social na comunidade. Segundo o documento, as informações sobre as condições de saúde da população e da oferta de serviços são insuficientes e inconsistentes. Além disso, as ações e serviços de saúde não são planejados na comunidade. Boa parte dos moradores vive em moradias subumanas nas áreas ribeirinhas. O levantamento revela ainda que idosos não têm atendimento específico e não se integram à vida na comunidade. Outro dado negativo é a falta de informação adequada sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde. A comunidade tem alto índice de gravidez precoce e desnutrição infantil.

.[Ação contra a tuberculose na Cidade de Deus , no dia 24 de março (quinta-feira) , das 8h às 16h, na Praça Padre Júlio Grooten, Avenida Edgard Werneck].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira