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24/03/2011 - 09:17

Empresas brasileiras buscam mercado no Panamá na maior delegação já organizada para a Expocomer

Expectativa é conquistar novos negócios na América Central e Caribe.

Expandir os negócios para a América Central e Caribe através do Panamá. Essa é a expectativa de 60 empresas brasileiras que se expõem a partir até domingo (27/03), na Expocomer 2011 – a principal feira internacional e multisetorial da América Central. A edição deste ano conta com o dobro de participantes do Brasil em relação ao ano passado: são empresas de máquinas e equipamentos, materiais de construção, móveis, moda, confecções, alimentos, tecnologia e artigos para casa e decoração. A expectativa é a de alcançar US$ 15 milhões em novos negócios na feira.

Bauducco, Cargill, Chocolates Garoto, Bombril, Velho Barreiro, Itelbras, Lorenzetti, Fame, Embreex – Equipamentos para Exercícios Físicos, Dorma estão entre os expositores. A feira também permite introduzir novidades e tendências, avaliar a reação dos potenciais consumidores e utilizar a Zona Livre de Colón, no Panamá, como ponte para a reexportação de produtos para o Caribe, América Central e América do Sul.

O Pavilhão Brasil é organizado pela Conceito Brazil, empresa especializada na promoção para exportadores, e promovido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Conceito Brazil - “A Expocomer é uma excelente oportunidade de novos negócios. Atualmente o Panamá é um hub (centro de integração e distribuição comercial) para a América Latina. Possui um sistema de transporte intermodal e é a maior zona de livre comércio do mundo, depois de Hong Kong”, afirma Tatiana Rodrigues, diretora comercial da Conceito Brazil.

Lançamentos na Expocomer - Além de apresentar na feira telefones sem fio com tecnologia Dect de baixo custo, a Intelbras quer identificar potenciais parceiros para desenvolvimento de mercado na Região América Central e Caribe. Já a Lorenzetti lança na Expocomer a ducha Advanced adaptável de acordo com as condições climáticas de cada região e a Maxi Ducha 4T ideal para maior fluxo de água, compatível com aquecimento solar. Já a trade Deholog comparece à Expocomer com a expectativa de comercializar US$ 80 mil em acessórios femininos como bolsas em peles de jacarés, pítons, avestruz e semi jóias brasileiras.

Governo do Panamá - O governo panamenho destinou investimentos de US$ 5 bilhões para modernizar o Canal do Panamá e atender à globalização, dobrar sua capacidade e atrair milhares de novas embarcações, especialmente às da geração de navios de grande porte. As obras devem estar finalizadas até 2014 para facilitar a aproximação comercial entre as nações e expandir o Panamá como importante polo turístico.

Relação Comercial Brasil-Panamá - A relação comercial entre Brasil e Panamá vem se intensificando nos últimos anos. A corrente de comércio (exportações mais importações) entre os dois países somou US$ 382 milhões em 2010, um incremento de 75% em relação a 2009. O Brasil é o 11º país no ranking dos principais fornecedores para o Panamá, sendo que as importações totais panamenhas, em 2009, somaram US$ 7,8 bilhões.

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