Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2011 - 08:44

Fundação Fritz Müller debate sucessão familiar com presidentes de empresas

A continuidade das empresas familiares por três ou mais gerações é um desafio de quebra de paradigmas. Em dezenas de países existem frases muito parecidas com a brasileira de “pai rico, filho nobre, neto pobre”. No México é comum ouvir: “pai comerciante, filho playboy, neto mendigo”. Na Alemanha se conhece um trocadilho bem pesado: “Erwerben, vererben, verderben”, o que significa: “a primeira geração desenvolve, a segunda herda e a terceira destrói”. Outra frase universal conhecida diz: “pai na coluna empresarial, filho na coluna social e neto na coluna policial”. Se olharmos países, estados e reinados, esse paradigma tem as suas razões. Por outro lado, se conhece dezenas de empresas familiares bem sucedidas na terceira, quarta e até 13ª geração. Pelas dificuldades inerentes ao assunto é que tem sido debatido com frequência pelo empresariado. Para auxiliar neste processo, a Fundação Fritz Müller promove, no dia 29, próxima terça-feira, o “Encontro de Presidentes” com a palestra “Desafios da Sucessão Familiar”, proferida pela professora da Fundação Dom Cabral, Elismar Álvares da Silva Campo.

Cerca de 100 presidentes, diretores ou herdeiros devem participar do encontro, que tem por objetivo esclarecer várias dúvidas que fazem parte do processo de sucessão familiar. A experiência tem mostrado que, quanto mais cedo os herdeiros forem preparados, mais simples será o processo sucessório. Além disso, é importante estabelecer os parâmetros de como será a sucessão dos herdeiros. Tanto que não há muitos exemplos de empresas familiares de sucesso, mas há alguns que merecem respeito do mercado pela forma como conduziram o processo. Entre essas empresas pode-se citar a SC Johnson, Oetker que está na quinta geração e a Kikkoman, na 13ª geração. Em Santa Catarina, um bom exemplo é a Cia Hering. Entre as empresas que estão preparando seus herdeiros podemos citar a Altenburg.

O encontro está sendo preparado para os dirigentes de empresas que fazem parte do programa PAEX (Parceiros por Excelência), desenvolvido pela FFM em parceria com a Fundação Dom Cabral. No entanto, desde que seja o dirigente da empresa, outros empresários podem participar do evento. Entre as empresas confirmadas podemos citar Lunelli, de Corupá, Malharia Princesa, de Joinville e Gruber de São Bento do Sul.

PAEX - Integrada por mais de 330 empresas de médio porte organizadas entre grupos regionais no Brasil, Paraguai, Chile e Portugal, a parceria PAEX tem como principal objetivo a busca por resultados de médio e longo prazo a partir da construção gradativa de conhecimento. Participam do PAEX grupos de empresas de médio porte, reunidos em uma mesma região, não concorrentes em si - preferencialmente, em processo contínuo de desenvolvimento, com o mesmo nível de complexidade da gestão.

Palestrante- Elismar Álvares da Silva Campos é professora, pesquisadora e coordenadora do Núcleo CCR de Governança Corporativa da Fundação Dom Cabral. É especialista em Administração de Recursos Humanos pelo IPEAD e graduada em Psicologia pela UFMG. Além disso, fez diversos cursos nas áreas de Planejamento de Carreira nas Organizações e participou do Programa de Liderança na Empresa Familiar, na Suíça. Elismar é a organizadora e co-autora do livro “Governando a Empresa Familiar” e autora do livro “Governança Corporativa - Um modelo brasileiro”.

.[Encontro de Presidentes com a palestra “Desafios da Sucessão Familiar”, de Elismar Álvares da Silva Campo, dia 29 de março (terça-feira), das 9h às 12h, na Fundação Fritz Müller, Rua Iguaçu, 151, Itoupava Seca. Informações: (47) 3340-0566].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira