Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2011 - 08:54

“Segurança alimentar e os problemas dos melhoradores de desempenho e substâncias químicas na produção animal”


Tema de palestra da Korin na Mostra de Sustentabilidade da Fistur, no dia 28 de março (segunda-feira).

São Paulo – No dia 28 de março (segunda-feira), começa na capital paulista a Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo (FITUR) – com uma série de ações sustentáveis e foco em alimentação saudável. A Fistur criou neste ano a I Mostra de Sustentabilidade para Hotéis, Restaurantes e Turismo com palestras, ações gastronômicas e exposições. A Korin – que está entre as maiores produtoras de orgânicos e produtos saudáveis do país – abre o primeiro dia de palestra com o tema “Segurança Alimentar e os Problemas que envolvem o uso de Melhoradores de Desempenho na Produção Animal”, proferida por Reginaldo Morikawa, no dia 28 às 14 horas. A entrada é franca, e aberta ao grande público.

.[As inscrições podem ser feitas por todos no próprio site do evento: www.fistur.com.br].

“É possível oferecer ao mercado 8 milhões de quilos de frangos criados sem melhoradores de desempenho e substâncias químicas. Com sustentabilidade, o frango da Korin é uma alternativa à população que busca carne natural e segura”, explica Reginaldo Morikawa, diretor da Korin.

Reginaldo explicará na palestra a importância da alimentação saudável sem resíduos químicos para a saúde humana, e mostrará que é possível a produção em larga escala e os benefícios ambientais e sociais da produção natural. “Existem vários fatores causados no âmbito industrial que estão contribuindo para o surgimento de bactérias resistentes a antibióticos de uso humano e veterinário. Na Europa todos os melhoradores de desempenho tiveram seu uso proibido na utilização em rações animais como preventivos de enfermidades. No Brasil, essas químicas ainda têm o uso permitido, sobretudo em frangos e suínos. Em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou um estudo preliminar que apontava baixa incidência desse problema nos frangos. A pesquisa não chegou a conclusões científicas, mas desde então, considerou que os resultados eram preocupantes por representar risco à saúde pública e resolveu ampliar o monitoramento com o intuito de evitar que a administração de melhoradores de desempenho na produção animal complique o problema das bactérias super resistentes”, explica Reginaldo Morikawa, da Korin.

Existem relatos e evidências de que os melhoradores de desempenho administrados na criação animal não são favoráveis a saúde humana, e a Korin mostrará na palestra os esforços tecnológicos para a produção totalmente livre de resíduos químicos, as diferenças dos modelos produtivos adotados pela Korin em relação ao modelo convencional, e apresentará a nova linha de produtos voltada para o abastecimento do segmento de food service: os vegetais orgânicos cozidos no vapor e congelados individualmente, a sopa com frango orgânico e os cortes de frangos naturais livres de antibióticos, já grelhados e congelados individualmente.

I Mostra de Sustentabilidade para Hotéis, Restaurantes e Turismo, Clube da Cozinha Verde e Green Chiken- Destaque em todas as ações de “alimentação verde” do evento, a Korin é patrocinadora oficial do Clube da Cozinha Verde e do Green Chiken. Voltado aos empresários do setor de hotelaria, gastronomia e profissionais da área, o Clube da Cozinha Verde nasceu para reuní-los e criar uma série de ações para a disseminação e informação da alimentação natural no país, como o primeiro Guia da Cozinha Verde em São Paulo.

Idealizado pela Orgânicos & Funcionais, o Green Chicken chega com o propósito de popularizar a alimentação orgânica, usando como meio o tradicional frango com polenta, porém nas versões orgânicas. A Korin, maior produtora de frangos naturais, é parceira do projeto. Apresentará no evento o cardápio com saladas, cremes de milho espinafres orgânicos, polenta mole e assada orgânica e frango natural. Em ação promocional, o cardápio será vendido ao visitante por R$ 20,00, em sistema self service. Para contemplar e atingir uma maior escala de consumidores o Projeto Green Chicken está formatado para operar como franquias em todo Brasil, com sistema de serviço a La carte e ticket médio do restaurante previsto para R$ 30,00.

Além dos frangos livres de melhoradores de desempenho, dos frangos orgânicos, das frutas, verduras e legumes in natura e os ovos livres de substâncias químicas, a Korin estará apresentando várias novidades no evento: a linha de vegetais cozidos e congelados, prontos para o consumo, os frangos congelados individualmente e em sacos ziplock, o Frango Caipira sem melhoradores de desempenho e substâncias químicas; e o pré-lançamento de uma linha de cortes de frango temperados, cozidos e congelados, pronto para consumo; a linha de sopas instantâneas com frango orgânico Korin.

Agricultura Natural – A forma de cultivo orgânico que veio do Japão - Formas de cultivo que visam respeitar as leis da natureza surgiram nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Em 1930, o filósofo e espiritualista japonês Mokiti Okada elaborou trabalhos nas áreas de agricultura, artes, medicina, religião e educação. Deixou muitos legados e liderou o movimento da agricultura orgânica no Oriente. A Korin produz alimentos nos moldes da Agricultura Natural de Mokiti Okada, sem agrotóxicos, aonde resgatar a pureza do solo e dos alimentos, preservar a diversidade e o equilíbrio biológico e contribuir para a elevação da qualidade da vida humana, são preceitos fundamentais. Mokiti Okada alertou para a necessidade de uma avaliação cuidadosa sobre os "bons resultados" obtidos pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, que têm caráter passageiro e acarretam graves conseqüências ao meio ambiente.

Em 1930 ele já alertava a população sobre a impregnação de resíduos químicos nos alimentos, a alteração do verdadeiro sabor dos mesmos, o comprometimento da saúde do lavrador, que manipula tais produtos, e do consumidor, além da contaminação de mananciais, leitos de rios, lençóis freáticos, enfim da ampla degradação ambiental que afeta toda a cadeia alimentar. A Agricultura Natural busca o equilíbrio das propriedades do solo, da planta, do animal e do meio ambiente. Os frangos da Korin podem ser encontrados nas principais redes varejistas. A Korin tem em torno de 40 produtos orgânicos - frutas, hortaliças e legumes, e ovos. [www.korin.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira