Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2011 - 10:43

Meu Bolso em Dia ensina a evitar ter sua declaração de IR enroscada

São Paulo – Acabar retido na temida “malha fina” não é uma punição nem quer dizer que sua declaração de Imposto de Renda tenha irregularidades. O Meu Bolso em Dia [www.meubolsoemdia.com.br], serviço de educação financeira da Febraban, elaborou um conteúdo dedicado a sanar as dúvidas da população brasileira sobre as principais razões que levam a Receita Federal a convocar os contribuintes para a reapresentação de dados, a chamada malha fina.

Um dos aspectos importantes na hora de preparar sua declaração, diz Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Febraban, é a exatidão das informações apresentadas à Receita. “Atualmente, a sofisticação dos sistemas da Receita, que cruza dados do empregador e do contribuinte, pede muita atenção com a correção das informações”, afirma Moraes. “Toda renda de atividades extras, como eventuais aulas em faculdades, deve ser declarada.”

Outro ponto importante e motivo de muitas dores de cabeça para as declarações de pessoas físicas é a apresentação de despesas médicas. “Neste ano, a Receita estará ainda mais rigorosa com relação aos gastos de saúde”, diz Moraes. “Por isso, a atenção com eles deve ser redobrada.”

Além disso, o Meu Bolso em Dia está disponibilizando uma lista de outras falhas recorrentes que provocam a retenção da declaração. Algumas delas, diz Fábio, como deixar de informar rendimentos recebidos durante o ano, esquecer o rendimento de dependentes, ou omitir a receita obtida com um imóvel alugado, repetem-se todos os anos. “Vale muito mais a pena não deixar de declarar nada porque depois a Receita cobra todos os valores sonegados com multas, juros e ainda aplica correção monetária”, diz Moraes. “Às vezes, acaba saindo mais do que o dobro do que seria pago se a declaração fosse elaborada com todas as informações.” |www.meubolsoemdia.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira