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26/03/2011 - 11:30

Varejo espera fechar março com crescimento real de 7,9%

De acordo com o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), as vendas dos maiores varejistas cresceram 7,4%, em termos reais, em fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2010, e a expectativa para março é superar este índice.

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado todos os meses pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) com seus associados, revela que o mês de fevereiro teve crescimento real de 7,4% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. Os motivos para esta alta se ancoram no aumento de renda da população, na prorrogação do feriado de Carnaval para março e no aumento da temporada de liquidações. Para março, a expectativa é que o volume de vendas aponte alta de 7,9% sobre mesmo mês do ano passado. Em abril e maio, o crescimento esperado é de 7,6% e 8,5%, respectivamente.

O segmento de bens duráveis, como móveis, eletrodomésticos e materiais de construção, sinaliza forte ritmo de crescimento, com taxas de dois dígitos em abril (14,5%) e maio (15,3%).

Os bens não-duráveis, composto de super e hipermercados, farmácias, drogarias, perfumarias e alimentação fora do lar, aposta no aumento a partir de março, com crescimento de 6,8% em comparação com o mesmo mês de 2010.

O varejo de bens semiduráveis, como vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, também prevê crescimento nos próximos meses, com taxa de 6,2% em março, 6,7% em abril e 8,7% em maio.

IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)- Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.

Perfil-O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 35 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

As empresas associadas: Bob´s, C&A, C&C Casa e Construção, Casa Show, Decathlon, DPaschoal, Drogasil, Droga Raia, Fnac, Fototica, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, mmartan, O Boticário, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Ráscal, Telhanorte, Tok&Stok, Walmart e GS&MD- Gouvêa de Souza.

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