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26/03/2011 - 11:40

Super Rio Expofood se consolida e fecha negócios no valor de R$ 128 milhões


Público nos três dias de evento, no Pavilhão 4 do Riocentro, chega a 40.000 visitantes.

A Super Rio Expofood terminou no dia 24 de março (quinta-feira), às 22 horas após três dias de negócios entre 300 empresas expositoras, que somaram R$ 128 milhões e um público aproximado de 40.000 visitantes. Para o presidente da Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj), Aylton Fornari, o resultado comprova a crescente consolidação da feira no Rio, que vive um momento econômico ímpar, com aumento da massa salarial e da autoestima da população.

O setor supermercadista do Rio de Janeiro registrou um aumento real de 4,2% no faturamento em 2010 e espera novo crescimento de até 5% nas vendas este ano. O evento contou ciclo de palestras especializadas para a 23ª Convenção Supermercadista, para o 12º Seminário Nacional de Panificação & Confeitaria e o 15º Gourmet Rio, que aconteceram paralelamente.

O Comércio Brasil, programa do Sebrae nacional, contou com a participação de 103 empresas, das quais 86 micro e pequenos produtores de 15 estados brasileiros e 17 grandes empresas e redes de supermercado, panificação, hotelaria, bares e restaurantes interessadas nos produtos oferecidos. Foram promovidos 216 encontros e negociados R$ 5 milhões. Entre as atrações da Super Rio Expoffod, o Gourmet Show ofereceu oficinas e demonstrações de culinária como escultura em frutas e legumes e degustações de pizzas napolitanas, cupcake, bebidas etc.

Para o diretor de produto da GlobalBev, Rogério Botelho, o resultado da feira foi “ótimo”. Todas as metas foram alcançadas, desde a conquista de novos distribuidores ao fechamento de novos negócios com supermercados, interessados tanto nas marcas que a empresa representa como as batatas Pringles, a vodka Stolichnaya, os energéticos Monster e Flyng Horse e as marcas próprias, entre elas o Fast Fruit, suco 100% natural, agora em diversos sabores, o isotônico e a água de coco Marathon e o lançamento Amazoo, suco de açaí cremoso em embalagem tetra pack que chega ao mercado semana que vem. “O Rio tem tudo para recuperar seu papel na economia e na cultura do país, não só pelas ações de segurança como pela realização dos jogos olímpicos e da Copa do Mundo”, disse Botelho.

A Yoki, que faturou R$ 1,1 bilhão em 2010 com as marcas Yoki, Kitano, Yokitos e Mais Vita (sucos e alimentos saudáveis), participou para feira com objetivo claro: fechar negócios. E segundo Willian Linhares, responsável pela logística no Rio de Janeiro, a marca tanto conquistou novos clientes – entre 40 e 50, de pequeno a grande porte – quanto reconquistou cerca de 30 antigos clientes.

“Foi um resultado muito acima das expectativas”, segundo o gerente de marketing do Grupo Mil, Josimar Salles, que lançou a Ice Cola a primeira cópia ‘perfeita’ da secretíssima receita da marca líder, segundo os próprios consumidores. O refrigerante, fabricado em Três Rios (RJ), passará a ser vendido pelos supermercados Princesa, Mundial, Walmart, Pão de Açúcar e pela Rede Economia. “Também fomos visitados por funcionários de supermercados, que deram seu testemunho sobre a aceitação da Ice Cola. O gerente do Prezunic, por exemplo, nos garantiu que o produto está fazendo o maior sucesso”, comemora Salles.

A Cerveja Cerpa, do Pará, apresentou sua nova marca: a pielsen Tijuca, que segundo Marcelo Maia, gerente comercial da marca, fez o maior sucesso. Maia contou que foi procurado pelos representantes do Pólo Gastronômico da Tijuca (bairro da Zona Norte do Rio), que adotará a cerveja como um dos símbolos do pólo. A cervejaria também conquistou cerca de cinco novos distribuidores em todo o Estado.

Altimo Caputo, presidente do Molino Caputo, moinho de Nápoles (Itália), que veio pessoalmente lançar sua ‘farinha gourmet’ no Brasil durante a Expofood, estima que, a partir dos contatos feitos na feira, em três meses a marca vai ganhar cerca de 100 novos clientes no Brasil afora. Mais do que isso, Caputo ficou feliz pela parceria feita com a Associação de Pizzaiolos de Nápoles, cujos membros ensinaram os visitantes a confeccionar a ‘vera pizza napolitana’, na qual não pode faltar a farinha Molino Caputo. “Senti um grande interesse pela pizza gourmet, pela forma artesanal como ela é confeccionada pelos napolitanos. Há muita gente disposta a fazer um movimento gastronômico italiano no Rio de Janeiro”, elogiou Altimo, surpreso com o movimento que manteve lotado o Espaço Gourmet, onde instalou seu estande.

O que mais chamou a atenção para quem passava pelo estande da Prática – fabricante de fornos e equipamentos inteligentes - foi a permanente multidão aglomerada para observar os cozinheiros em ação. “Não ficou vazio um segundo”, festejou o gerente Mauro Bolonhez. Para ele, o maior diferencial em relação ao ano passado foi o público qualificado. “Dá para perceber o quanto o mercado está aquecido”, resumiu.

Os workshops fazem mesmo sucesso na Super Rio Expofood. E foi uma solução encontrada pela Saudável, distribuidora de itens gourmet, para promover seus produtos. Segundo Paulo Uchoa, diretor da empresa, foram iniciadas negociações com as redes de hotéis Windsor e Promenade e com o tradicional restaurante Plataforma. A empresa trouxe o chef Fred Tibau para preparar menus completos com os tipos de arroz especiais Tio João (preto, selvagem, sete grãos e sete grão com soja), os azeites espanhóis La Rambla (Special Coupage, Orgânico, Picual, Cornicabra e Arbequina), produzidos numa pequena empresa espanhola que está desembarcando no Brasil; os vinhos e espumantes da Vinícola Perini, como Frisante Perini Tropicale; a água e o leite de coco Coco do Vale e as barrinhas de cereais Nutri. Enquanto Fred Tibau preparava delícias como o caviar de uva com creme inglês preparado com espumante e a sobremesa com barrinha de cereal torrada, chocolate e azeite picual, Douglas Bartolo compartilhava com os interessados sua expertise em azeites, que inspirou seu primeiro livro, já no prelo. [www.superrio.com.br].

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