Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2011 - 11:49

TCS é a primeira empresa do mundo a conquistar novo padrão da certificação CMMI

Após três meses de auditoria em diversas subsidiárias do grupo, a consultoria indiana recebeu o grau máximo da norma internacional CMMI-SVC, que avalia o nível de maturidade na entrega de serviços de tecnologia.

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa de tecnologia da informação do Grupo Tata, acaba de conquistar o mais alto grau de maturidade (nível 5) em dois dos três modelos existentes da certificação internacional Capability Maturity Model Integration (CMMI), para as áreas de serviços (CMMI-SVC) e desenvolvimento de software (CMMI-DEV).

O processo de auditoria levou cerca de três meses e envolveu diversas filiais da TCS, entre elas as operações do México, Chile, Uruguai e do Brasil, que pela terceira vez participou da avaliação. Ao oficializar a dupla certificação CMMI em suas operações globais, espalhadas em 42 países, a companhia estabelece uma nova referência no padrão de qualidade dos serviços de TI.

A TCS é a primeira empresa do mundo da indústria de software a receber o nível 5 da certificação CMMI-SVC, demonstrando a maturidade de seus processos nos segmentos de Business Process Outsourcing (BPO) e serviços de infraestrutura, os quais se encontram em franca expansão.

A estratégia com foco em um modelo integrado de serviços permitiu uma avaliação em todas as linhas de negócios da companhia, validando o compromisso da TCS e sua capacidade em fornecer aos clientes um padrão mundial de entrega de serviços em qualquer parte do mundo, conhecido como Global Network Delivery Model (GNDM).

“A obtenção do nível 5 da certificação CMMi para serviços e desenvolvimento é um marco significativo na condução de nosso compromisso em relação à qualidade da experiência que proporcionamos aos nossos clientes”, diz N.Chandrasekaran, CEO mundial da TCS. “Nossa ênfase no aperfeiçoamento contínuo de processos e metodologias se traduz em maior eficiência operacional e excelência na entrega dos serviços a nossos clientes”, completa.

“A TCS demonstrou mais uma vez o seu compromisso em resultados e evolução das melhores práticas. Os dados revelaram ainda o valor agregado e a redução de custos trazidos aos clientes da companhia, uma vez que a empresa cumpre as mais rigorosas exigências e acordos de níveis de serviço”, comenta Ron Radice, líder do Instituto de Engenharia de Software, ligado à Universidade Carnegie Mellon e responsável pela avaliação.

Evidências claras na indústria de tecnologia dão conta de que o aperfeiçoamento de processos utilizando o padrão CMMI resulta em melhorias no tempo e custo de performance, assim como na qualidade do produto, retorno sobre o investimento (ROI) e outras medidas de desempenho de resultados. Mundialmente, a TCS conta com um departamento chamado Process Excellence Group, responsável por garantir que as práticas preestabelecidas pela norma CMMI sejam totalmente aplicadas nos projetos desenvolvidos pela empresa.

Criado pelo Instituto de Engenharia de Software (Software Engineering Institute – SEI) da Universidade Carnegie Mellon, a certificação Capability Maturity Model Integration (CMMI) é uma espécie de “Guia das Melhores Práticas” para o segmento de TI, sendo dividido em cinco níveis de maturidade (1 ao 5) e baseado em três modelos: Desenvolvimento (CMMI-DEV), Serviços (CMMI-SVC) e Aquisição (CMMI-ACQ). |http://sas.sei.cmu.edu/pars.

A Tata Consultancy Services (TCS) é a empresa de tecnologia da informação do Grupo Tata, que atua na entrega de serviços de TI, soluções de negócios e outsourcing. A TCS opera em 42 países e conta com mais de 186.500 profissionais. A companhia encerrou o ano fiscal 2009-2010 com faturamento de US$ 6,34 bilhões.

Perfil- A TCS América Latina é o braço de negócios da empresa indiana que opera em países como Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia e Equador. Mais de 7.200 consultores fornecem serviços de TI, outsourcing e BPO para mais de 150 clientes. Com operações no País desde 2002, a TCS Brasil conta com mais de 800 profissionais e cerca de 30 clientes, entre os quais estão as principais instituições financeiras do país, companhias de telecomunicações, manufatura e serviços. A companhia possui um Centro de Desenvolvimento no Brasil, localizado em Barueri (São Paulo), que conta com dupla certificação CMMi 5, para as áreas de serviços (CMMI-SVC) e desenvolvimento de software (CMMI-DEV). A empresa detém ainda as certificações máximas referentes à Segurança da Informação (ISO27001) e Gerenciamento de Serviços de TI (ISO20000). Website: www.tcs.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira